A paixão como projeção: quando esse sentimento aprisiona
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18705 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi realizar uma leitura crítica sobre o símbolo da Paixão, na perspectiva da Psicologia Analítica. Segundo Bauman (2004), os laços humanos estão extremamente frágeis e transitam entre os desejos conflitantes de estreitá-los e ao mesmo tempo de mantê-los frouxos. Diante da dificuldade dos indivíduos de manterem um relacionamento amoroso saudável na pós-modernidade, surgiu nesse trabalho uma busca de compreender o sentimento paixão enquanto projeção, com foco em seus aspectos negativos. Quando a projeção de conteúdos inconscientes se faz presente, o que ocorre é uma não relação , ou seja, o indivíduo acaba por manter uma relação ilusória com o outro. Esse tipo de relacionamento pode acarretar prejuízos à subjetividade, por gerar crises quando a realidade aos poucos se impõe. Para melhor compreensão do objeto, foram utilizadas falas do livro: Eu sei que vou te amar de Arnaldo Jabor, que apresentam símbolos coletivos e possibilitaram um aprofundamento e maior reflexão sobre o tema, a partir do que foi pesquisado na literatura. Foi concluído, a partir de uma revisão literária e das falas dos personagens do livro, que os indivíduos estão cada vez mais temerosos em aprofundar vínculos, pois através deles suas sombras e os Arquétipos da Anima e do Animus podem manifestar-se, fazendo com que se sintam à margem do modelo ditado pela sociedade contemporânea, que ainda preserva o ideal de relacionamento amoroso perfeito, onde não há espaço para as crises, entendida aqui como oportunidade de elaboração dos conteúdos inconscientes. Além disso, é cada vez maior a importância dada ao prazer individual e instantâneo a qualquer custo, o que pode tornar as vivências vazias e sem sentido |
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