Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Lemos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28120
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a efetividade das políticas e práticas de gestão desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na cidade de São Paulo, no sentido de promover a diversidade e as ações inclusivas em seu ambiente de trabalho, através de um programa de inclusão profissional para Pessoas com Deficiência (PcDs), realizado em parceria com duas entidades que realizam projetos de qualificação de PcDs. Na revisão teórica, foram abordadas perspectivas relacionadas à educação e formação profissional de PcDs e às iniciativas de gestão da diversidade nas organizações, além da análise dos processos dialéticos de inclusão/exclusão presentes nos mecanismos legais voltados à garantia dos direitos de acesso deste público ao mercado de trabalho. No estudo de caso sobre o programa de inclusão, convencionou-se a realização de uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa, buscando a compreensão do fenômeno como um todo, em sua complexidade. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, como forma de mediar a comunicação entre a pesquisadora e seis funcionários PcDs que trabalham atualmente na instituição, visando obter informações sobre a experiência pessoal destes sujeitos com relação às condições de trabalho oferecidas pela universidade para este público específico de funcionários. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de três sujeitos, que auxiliaram na implantação do projeto na IES, a saber: o gestor imediato da pessoa com deficiência e dois representantes das instituições de qualificação profissional citadas anteriormente. Desta forma, buscou-se investigar se tais políticas e práticas de gestão da diversidade realizadas pela universidade proporcionam uma verdadeira inclusão social aos indivíduos, com identificação de suas necessidades. Os resultados obtidos indicam que apesar da percepção predominantemente positiva das PcDs sobre o projeto de inclusão, as barreiras arquitetônicas e de comunicação ainda se fazem presentes em diversos momentos na universidade; faz-se necessária também a adequação da função profissional às possibilidades de atuação do indivíduo, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionais
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