Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28120 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a efetividade das políticas e práticas de gestão desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na cidade de São Paulo, no sentido de promover a diversidade e as ações inclusivas em seu ambiente de trabalho, através de um programa de inclusão profissional para Pessoas com Deficiência (PcDs), realizado em parceria com duas entidades que realizam projetos de qualificação de PcDs. Na revisão teórica, foram abordadas perspectivas relacionadas à educação e formação profissional de PcDs e às iniciativas de gestão da diversidade nas organizações, além da análise dos processos dialéticos de inclusão/exclusão presentes nos mecanismos legais voltados à garantia dos direitos de acesso deste público ao mercado de trabalho. No estudo de caso sobre o programa de inclusão, convencionou-se a realização de uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa, buscando a compreensão do fenômeno como um todo, em sua complexidade. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, como forma de mediar a comunicação entre a pesquisadora e seis funcionários PcDs que trabalham atualmente na instituição, visando obter informações sobre a experiência pessoal destes sujeitos com relação às condições de trabalho oferecidas pela universidade para este público específico de funcionários. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de três sujeitos, que auxiliaram na implantação do projeto na IES, a saber: o gestor imediato da pessoa com deficiência e dois representantes das instituições de qualificação profissional citadas anteriormente. Desta forma, buscou-se investigar se tais políticas e práticas de gestão da diversidade realizadas pela universidade proporcionam uma verdadeira inclusão social aos indivíduos, com identificação de suas necessidades. Os resultados obtidos indicam que apesar da percepção predominantemente positiva das PcDs sobre o projeto de inclusão, as barreiras arquitetônicas e de comunicação ainda se fazem presentes em diversos momentos na universidade; faz-se necessária também a adequação da função profissional às possibilidades de atuação do indivíduo, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionais |
id |
PUC_SP-1_85ed529d7caefd814cbf4baf4794c9b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28120 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gattai, Maria Cristina PintoAndrade, Mariana Lemos2022-09-29T23:49:24Z2022-09-29T23:49:24Z2017-09-15Andrade, Mariana Lemos. Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28120O presente estudo tem como objetivo analisar a efetividade das políticas e práticas de gestão desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na cidade de São Paulo, no sentido de promover a diversidade e as ações inclusivas em seu ambiente de trabalho, através de um programa de inclusão profissional para Pessoas com Deficiência (PcDs), realizado em parceria com duas entidades que realizam projetos de qualificação de PcDs. Na revisão teórica, foram abordadas perspectivas relacionadas à educação e formação profissional de PcDs e às iniciativas de gestão da diversidade nas organizações, além da análise dos processos dialéticos de inclusão/exclusão presentes nos mecanismos legais voltados à garantia dos direitos de acesso deste público ao mercado de trabalho. No estudo de caso sobre o programa de inclusão, convencionou-se a realização de uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa, buscando a compreensão do fenômeno como um todo, em sua complexidade. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, como forma de mediar a comunicação entre a pesquisadora e seis funcionários PcDs que trabalham atualmente na instituição, visando obter informações sobre a experiência pessoal destes sujeitos com relação às condições de trabalho oferecidas pela universidade para este público específico de funcionários. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de três sujeitos, que auxiliaram na implantação do projeto na IES, a saber: o gestor imediato da pessoa com deficiência e dois representantes das instituições de qualificação profissional citadas anteriormente. Desta forma, buscou-se investigar se tais políticas e práticas de gestão da diversidade realizadas pela universidade proporcionam uma verdadeira inclusão social aos indivíduos, com identificação de suas necessidades. Os resultados obtidos indicam que apesar da percepção predominantemente positiva das PcDs sobre o projeto de inclusão, as barreiras arquitetônicas e de comunicação ainda se fazem presentes em diversos momentos na universidade; faz-se necessária também a adequação da função profissional às possibilidades de atuação do indivíduo, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPessoa com DeficiênciaPcDInclusãoMercado de trabalhoLei de cotasGestão da diversidadePrograma de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIANA LEMOS ANDRADE - TCC.pdfapplication/pdf795880https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/1/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf4e005e20a5c5580b4e771dcc2eafe20fMD51TEXTMARIANA LEMOS ANDRADE - TCC.pdf.txtMARIANA LEMOS ANDRADE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain129872https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/2/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf.txt5d800a9b987169433da47aa16e78a752MD52THUMBNAILMARIANA LEMOS ANDRADE - TCC.pdf.jpgMARIANA LEMOS ANDRADE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/3/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf.jpg12400cc690a1724a4553a05242437c1bMD53handle/281202022-09-30 20:17:28.682oai:repositorio.pucsp.br:handle/28120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
title |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
spellingShingle |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso Andrade, Mariana Lemos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Pessoa com Deficiência PcD Inclusão Mercado de trabalho Lei de cotas Gestão da diversidade |
title_short |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
title_full |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
title_fullStr |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
title_sort |
Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso |
author |
Andrade, Mariana Lemos |
author_facet |
Andrade, Mariana Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gattai, Maria Cristina Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Lemos |
contributor_str_mv |
Gattai, Maria Cristina Pinto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Pessoa com Deficiência PcD Inclusão Mercado de trabalho Lei de cotas Gestão da diversidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com Deficiência PcD Inclusão Mercado de trabalho Lei de cotas Gestão da diversidade |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar a efetividade das políticas e práticas de gestão desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na cidade de São Paulo, no sentido de promover a diversidade e as ações inclusivas em seu ambiente de trabalho, através de um programa de inclusão profissional para Pessoas com Deficiência (PcDs), realizado em parceria com duas entidades que realizam projetos de qualificação de PcDs. Na revisão teórica, foram abordadas perspectivas relacionadas à educação e formação profissional de PcDs e às iniciativas de gestão da diversidade nas organizações, além da análise dos processos dialéticos de inclusão/exclusão presentes nos mecanismos legais voltados à garantia dos direitos de acesso deste público ao mercado de trabalho. No estudo de caso sobre o programa de inclusão, convencionou-se a realização de uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa, buscando a compreensão do fenômeno como um todo, em sua complexidade. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, como forma de mediar a comunicação entre a pesquisadora e seis funcionários PcDs que trabalham atualmente na instituição, visando obter informações sobre a experiência pessoal destes sujeitos com relação às condições de trabalho oferecidas pela universidade para este público específico de funcionários. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de três sujeitos, que auxiliaram na implantação do projeto na IES, a saber: o gestor imediato da pessoa com deficiência e dois representantes das instituições de qualificação profissional citadas anteriormente. Desta forma, buscou-se investigar se tais políticas e práticas de gestão da diversidade realizadas pela universidade proporcionam uma verdadeira inclusão social aos indivíduos, com identificação de suas necessidades. Os resultados obtidos indicam que apesar da percepção predominantemente positiva das PcDs sobre o projeto de inclusão, as barreiras arquitetônicas e de comunicação ainda se fazem presentes em diversos momentos na universidade; faz-se necessária também a adequação da função profissional às possibilidades de atuação do indivíduo, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionais |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Lemos. Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28120 |
identifier_str_mv |
Andrade, Mariana Lemos. Programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência em instituição de ensino: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/1/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/2/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28120/3/MARIANA%20LEMOS%20ANDRADE%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e005e20a5c5580b4e771dcc2eafe20f 5d800a9b987169433da47aa16e78a752 12400cc690a1724a4553a05242437c1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277790310105088 |