Autonomia e autonomização no ensino médio: uma análise documental da Lei 13.415
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27310 |
Resumo: | A realidade do ensino de Arte no Brasil merece maior atenção, especialmente no que se refere à relevância desta disciplina no desenvolvimento intelectual e cognitivo do indivíduo. Mesmo com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que buscam dar ao ensino de Arte a sua real importância dentro de um contexto de desenvolvimento do indivíduo, construindo sua autonomia e criticidade, existem ainda algumas questões preocupantes que se tornam entraves para os professores atuarem de forma mais ampla em sala de aula. Como atuamos há anos em instituições culturais e espaços museais, como gestor e educador, sempre tivemos a intenção de compartilhar as experiências de nessa trajetória profissional. Tal desejo motivou a escolha do tema e do objeto desta pesquisa, principalmente por se tratar de uma extensão do trabalho já desenvolvido em diversos projetos culturais. Nesse sentido, a escolha por esse tema procura compreender a importância das exposições quanto à apreensão de conhecimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo geral demonstrar a importância das ações educativas nas exposições de arte, como espaço de experiência e pensamento reflexivo, de forma a contribuir para a formação de um cidadão crítico. Em vista disso, neste trabalho, procurou-se fazer uma análise sobre as ações educativas em exposições de arte, considerando-as como importante estratégia para professores se aprofundarem nos conteúdos que serão trabalhados durante as aulas. Verificou-se, portanto, que as ações educativas proporcionam ao aluno uma maior aproximação com o universo do artista e das suas obras, ampliando seus conhecimentos sobre temas que, até então, pareciam fora de sua realidade. Ao promoverem essa aproximação, as ações educativas efetuam uma interação fundamental do aluno, enquanto indivíduo, em sociedade, indo ao encontro do que é proposto na LDB e nos PCNs |
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