Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siccherino, Luciene Aparecida Felipe
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329
Resumo: The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are made
id PUC_SP-1_87e34e43ea7aa66184f418a1704be63d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16329
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259540Y4Siccherino, Luciene Aparecida Felipe2016-04-28T20:57:17Z2013-07-022007-10-19Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are madeEsta pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre a consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental em dois momentos: no início do ano e três meses depois. Participaram da pesquisa 53 crianças matriculadas em uma escola particular da cidade de Mauá, situada na Grande São Paulo. Para avaliação da consciência fonológica foram utilizadas provas de aplicação individual. Para avaliação da escrita foi feito um ditado de palavras, de aplicação coletiva. Os resultados mostraram uma correlação bastante significativa entre a consciência fonológica e a habilidade de escrita, tanto na primeira aplicação quanto na segunda. No entanto o nível de desenvolvimento da habilidade fonológica no início do ano não aparece associado à habilidade de escrita três meses depois, o que permite concluir pela não existência de uma relação de precedência e sim de mútua influência entre as duas habilidades estudadas. São feitas considerações sobre as implicações pedagógicas desses resultadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32536/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaConsciência fonológicaAquisição da linguagem escritaHabilidades metalingüísticasAquisicao de linguagemCriancas -- EscritaConscientizacao da linguagem nas criancasPhonologic conscienceAcquisition of writing languageMet linguistic abilityesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALConsciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.txtLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.txtExtracted texttext/plain146647https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/3/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.txtebb7efbba3180954eaea6a9fe5eef487MD53ORIGINALLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdfapplication/pdf644068https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/1/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdfa91d74a719410ba028a2f96e82bf2e05MD51THUMBNAILLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.jpgLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/2/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpg95363f1ee401710fd5a328d7a69d09bbMD52handle/163292022-04-27 15:58:36.774oai:repositorio.pucsp.br:handle/16329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:58:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
title Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
spellingShingle Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe
Consciência fonológica
Aquisição da linguagem escrita
Habilidades metalingüísticas
Aquisicao de linguagem
Criancas -- Escrita
Conscientizacao da linguagem nas criancas
Phonologic conscience
Acquisition of writing language
Met linguistic abilityes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
title_full Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
title_fullStr Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
title_sort Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
author Siccherino, Luciene Aparecida Felipe
author_facet Siccherino, Luciene Aparecida Felipe
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259540Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Siccherino, Luciene Aparecida Felipe
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Aquisição da linguagem escrita
Habilidades metalingüísticas
Aquisicao de linguagem
Criancas -- Escrita
Conscientizacao da linguagem nas criancas
topic Consciência fonológica
Aquisição da linguagem escrita
Habilidades metalingüísticas
Aquisicao de linguagem
Criancas -- Escrita
Conscientizacao da linguagem nas criancas
Phonologic conscience
Acquisition of writing language
Met linguistic abilityes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Phonologic conscience
Acquisition of writing language
Met linguistic abilityes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are made
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329
identifier_str_mv Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/3/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/1/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/2/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebb7efbba3180954eaea6a9fe5eef487
a91d74a719410ba028a2f96e82bf2e05
95363f1ee401710fd5a328d7a69d09bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277892150951936