Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329 |
Resumo: | The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are made |
id |
PUC_SP-1_87e34e43ea7aa66184f418a1704be63d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16329 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259540Y4Siccherino, Luciene Aparecida Felipe2016-04-28T20:57:17Z2013-07-022007-10-19Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are madeEsta pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre a consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental em dois momentos: no início do ano e três meses depois. Participaram da pesquisa 53 crianças matriculadas em uma escola particular da cidade de Mauá, situada na Grande São Paulo. Para avaliação da consciência fonológica foram utilizadas provas de aplicação individual. Para avaliação da escrita foi feito um ditado de palavras, de aplicação coletiva. Os resultados mostraram uma correlação bastante significativa entre a consciência fonológica e a habilidade de escrita, tanto na primeira aplicação quanto na segunda. No entanto o nível de desenvolvimento da habilidade fonológica no início do ano não aparece associado à habilidade de escrita três meses depois, o que permite concluir pela não existência de uma relação de precedência e sim de mútua influência entre as duas habilidades estudadas. São feitas considerações sobre as implicações pedagógicas desses resultadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32536/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaConsciência fonológicaAquisição da linguagem escritaHabilidades metalingüísticasAquisicao de linguagemCriancas -- EscritaConscientizacao da linguagem nas criancasPhonologic conscienceAcquisition of writing languageMet linguistic abilityesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALConsciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.txtLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.txtExtracted texttext/plain146647https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/3/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.txtebb7efbba3180954eaea6a9fe5eef487MD53ORIGINALLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdfapplication/pdf644068https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/1/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdfa91d74a719410ba028a2f96e82bf2e05MD51THUMBNAILLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.jpgLuciene Aparecida Felipe Siccherino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/2/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpg95363f1ee401710fd5a328d7a69d09bbMD52handle/163292022-04-27 15:58:36.774oai:repositorio.pucsp.br:handle/16329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:58:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
title |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental Siccherino, Luciene Aparecida Felipe Consciência fonológica Aquisição da linguagem escrita Habilidades metalingüísticas Aquisicao de linguagem Criancas -- Escrita Conscientizacao da linguagem nas criancas Phonologic conscience Acquisition of writing language Met linguistic abilityes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
title_full |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
title_sort |
Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental |
author |
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe |
author_facet |
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259540Y4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Aquisição da linguagem escrita Habilidades metalingüísticas Aquisicao de linguagem Criancas -- Escrita Conscientizacao da linguagem nas criancas |
topic |
Consciência fonológica Aquisição da linguagem escrita Habilidades metalingüísticas Aquisicao de linguagem Criancas -- Escrita Conscientizacao da linguagem nas criancas Phonologic conscience Acquisition of writing language Met linguistic abilityes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Phonologic conscience Acquisition of writing language Met linguistic abilityes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The main purpose of this research is study relation between phonologic conscience and writing language acquisition in fundamental first year teaching children in two moments: in the beginning of the year and three month later. 53 children registered in a private school of Mauá city, in São Paulo State, took part in this research. Tests of individual applying were used to evaluate phonologic conscience. A dictation of collective application was applied to writing evaluation. The results proved a very significant correlation between phonologic conscience and writing skills, as much in the first application as in the second one. In the meantime, the level of phonologic skills development in the beginning on the year does not look associated with the writing skills three month later, what take us to achieve the conclusion of absence of precedence relation and an existence of loan influence between these two studied skills. Considerations about the pedagogic implications of these results are made |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329 |
identifier_str_mv |
Siccherino, Luciene Aparecida Felipe. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo com crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/3/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/1/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16329/2/Luciene%20Aparecida%20Felipe%20Siccherino.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebb7efbba3180954eaea6a9fe5eef487 a91d74a719410ba028a2f96e82bf2e05 95363f1ee401710fd5a328d7a69d09bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277892150951936 |