Consciência fonológica e sua relação com a escrita: pistas de consciência fonológica da rima silábica na escrita de crianças estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3727 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a consciência fonológica da rima silábica e sua relação com a escrita, a partir das pistas dessa consciência em dois grupos de crianças, repetentes e não repetentes, estudantes do 3º ano de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS, estabelecendo, pois, um comparativo entre os níveis de CF de ambos os grupos. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as crianças não repetentes tendem a apresentar melhor desempenho nas tarefas aplicadas. A metodologia foi composta por três etapas: (i) aplicação de teste de consciência fonológica, a partir do CONFIAS, Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial (MOOJEN et al., 2003); (ii) atividade de ligar os pares das figuras que rimam; (iii) atividade de escrita das palavras que rimam ao lado de seus respectivos pares. Após a coleta, os dados foram transcritos e analisados na ordem em que foram coletados: a) teste de CF, b) liga da relação de palavra e c) escrita de palavras. Os dados referentes às três modalidades de coleta foram analisados individualmente para posterior comparação, à luz das teorias da Sílaba (SELKIRK, 1982) e da Geometria de Traços (CLEMENTS e HUME, 1995). Quanto à aplicação do CONFIAS, os resultados revelaram que ambos os grupos investigados demonstraram índices de acertos semelhantes, visto que a diferença entre um grupo e outro é pouco significativa. Em relação às tarefas do instrumento, observou-se que os sujeitos manifestaram maior dificuldade nas tarefas relativas ao nível do fonema, indo ao encontro da literatura da área (GOMBERT, 1992; FREITAS, 2004; SILVA e CAPELLINI, 2009, dentre outros). Sendo assim, as tarefas relativas ao nível intrassilábico são consideradas complicadas para ambos os grupos. Considerando-se os dados gerais, nas atividades de ligar os pares de rimas silábicas com codas em /R/, /l/ e /s/, constatou-se que os alunos não repetentes apresentaram escores de acertos mais elevados, se comparados aos repetentes. A análise dos dados apontou, ainda, que existe uma relação entre a CF e a aquisição da escrita, já que os alunos não repetentes revelaram um melhor desempenho no teste de CF e um menor número de erros na escrita. Concluiu-se, portanto, que as crianças não repetentes apresentam desempenho em CF superior aos repetentes, bem como o fato de que a consciência fonológica desempenha papel fundamental na aprendizagem da escrita. |
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2017-10-05T13:17:00Z2017-10-05T13:17:00Z2017-06-22http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3727A presente pesquisa tem por objetivo investigar a consciência fonológica da rima silábica e sua relação com a escrita, a partir das pistas dessa consciência em dois grupos de crianças, repetentes e não repetentes, estudantes do 3º ano de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS, estabelecendo, pois, um comparativo entre os níveis de CF de ambos os grupos. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as crianças não repetentes tendem a apresentar melhor desempenho nas tarefas aplicadas. A metodologia foi composta por três etapas: (i) aplicação de teste de consciência fonológica, a partir do CONFIAS, Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial (MOOJEN et al., 2003); (ii) atividade de ligar os pares das figuras que rimam; (iii) atividade de escrita das palavras que rimam ao lado de seus respectivos pares. Após a coleta, os dados foram transcritos e analisados na ordem em que foram coletados: a) teste de CF, b) liga da relação de palavra e c) escrita de palavras. Os dados referentes às três modalidades de coleta foram analisados individualmente para posterior comparação, à luz das teorias da Sílaba (SELKIRK, 1982) e da Geometria de Traços (CLEMENTS e HUME, 1995). Quanto à aplicação do CONFIAS, os resultados revelaram que ambos os grupos investigados demonstraram índices de acertos semelhantes, visto que a diferença entre um grupo e outro é pouco significativa. Em relação às tarefas do instrumento, observou-se que os sujeitos manifestaram maior dificuldade nas tarefas relativas ao nível do fonema, indo ao encontro da literatura da área (GOMBERT, 1992; FREITAS, 2004; SILVA e CAPELLINI, 2009, dentre outros). Sendo assim, as tarefas relativas ao nível intrassilábico são consideradas complicadas para ambos os grupos. Considerando-se os dados gerais, nas atividades de ligar os pares de rimas silábicas com codas em /R/, /l/ e /s/, constatou-se que os alunos não repetentes apresentaram escores de acertos mais elevados, se comparados aos repetentes. A análise dos dados apontou, ainda, que existe uma relação entre a CF e a aquisição da escrita, já que os alunos não repetentes revelaram um melhor desempenho no teste de CF e um menor número de erros na escrita. Concluiu-se, portanto, que as crianças não repetentes apresentam desempenho em CF superior aos repetentes, bem como o fato de que a consciência fonológica desempenha papel fundamental na aprendizagem da escrita.This research aims to investigate phonological awareness of syllabic rhyme and its relationship with writing, observing phonological awareness clues in writing of two groups of third year students (repeating and not repeating) of a public school in Pelotas city / RS, evaluating and comparing phonological awareness levels of these two groups. The methodology was composed of three steps: (i) application of phonological awareness test, from the CONFIAS, Phonological Consciousness Sequential Assessment Instrument (MOOJEN et al., 2003); (Ii) activity of binding the pairs of rhyming figures; (Iii) writing activity of words that rhyme alongside their respective peers. After data collection, description and analysis of the results were made in different samples. Description and analysis of the research are evaluated in the order that was made: phonological awareness test, word alloy and written word, and results of three data collection methods are analyzed individually for comparison. Description and analysis occur in light of Syllable Theory (SELKIRK, 1982) and Geometry Trace (CLEMENTS AND HUME, 1995). Regarding the application of CONFIAS, the results revealed that both groups investigated showed similar success indexes, since the difference between one group and another is not significant. Regarding the tasks of the instrument, it was observed that the subjects showed greater difficulty in the tasks related to the level of the phoneme (GOMBERT, 1992; FREITAS, 2004; SILVA and CAPELLINI, 2009, among others). Thus, tasks related to the intra-syllabic level are considered complicated for both groups. Considering the general data, in the activities of linking the pairs of syllabic rhymes with codas in /R/, /l/ and /s/, it was found that non-repeating students presented higher scores than the repeating ones. Data analysis also pointed out that there is a relationship between CF and writing acquisition, since non-repeating students showed a better performance in the CF test and a lower number of writing errors. It was concluded, therefore, that non-repeating children present higher CF performance than repeaters, as well as the fact that phonological awareness plays a fundamental role in writing learning.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASFonologiaAquisição da escritaConsciência fonológicaPhonologyWriting acquisitionPhonological awarenessConsciência fonológica e sua relação com a escrita: pistas de consciência fonológica da rima silábica na escrita de crianças estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6550551317761624http://lattes.cnpq.br/8128997617839448Ilha, Susie Enkehttp://lattes.cnpq.br/0602159230346586Alcântara, Cíntia da CostaDuarte, Zulmira Alessandra Barckfeldinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdf.txtConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain201239http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3727/6/Consci%c3%aancia_fonol%c3%b3gica_e_sua_rela%c3%a7%c3%a3o_com_a_escrita.pdf.txtc55d786a57d1ae6f6a1e3fb165cb7cc2MD56open accessTHUMBNAILConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdf.jpgConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3727/7/Consci%c3%aancia_fonol%c3%b3gica_e_sua_rela%c3%a7%c3%a3o_com_a_escrita.pdf.jpg657f624d118628405f8163608dbd6c07MD57open accessORIGINALConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdfConsciência_fonológica_e_sua_relação_com_a_escrita.pdfapplication/pdf1998040http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3727/1/Consci%c3%aancia_fonol%c3%b3gica_e_sua_rela%c3%a7%c3%a3o_com_a_escrita.pdfc9f2aa3d3d49f57bc1c22b9fac930aaaMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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