A leitura de sujeitos surdos: proposta de um protocolo de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28815 |
Resumo: | O sujeito surdo apresenta dificuldades na compreensão da leitura decorrentes não apenas de seu déficit auditivo, mas, sobretudo, do modo como a escola tem lidado com a leitura e o letramento. Estas dificuldades acentuam-se nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em função das exigências de leitura em todas as disciplinas, o que tende a gerar um aumento na procura pelo atendimento fonoaudiológico. Por outro lado, há uma dificuldade em avaliar a leitura em geral e, em particular, do sujeito surdo; exigindo que a fonoaudiologia pense em instrumentos mais confiáveis de avaliação. O presente estudo objetivou elaborar um protocolo de avaliação de leitura. Adotando a noção bakhtiniana de gêneros do discurso, elegemos gêneros de três diferentes esferas de circulação da linguagem e que tradicionalmente circulam na esfera escolar: literária (crônica), jornalística (reportagem) e de divulgação científica (verbete de enciclopédia). A compreensão de leitura destes gêneros foi avaliada por meio de um instrumento, cujas questões contemplaram as capacidades de decodificação, compreensão, apreciação e de réplica (ROJO, 2004). Participaram desse estudo, 14 sujeitos, sendo 2 adolescentes surdos, 2 adolescentes ouvintes e 10 jovens ouvintes estudantes do 1º ano de um curso superior, cujos resultados prestaram-se a aprimorar o instrumento. Os resultados dos sujeitos surdos evidenciaram que eles se saem melhor em questões, cujas respostas estão mais explícitas no texto e que exigem lidar com um número menor de informações, mostrando, assim, dificuldades em lidar com informações pressupostas ou subentendidas, bem como em generalizar informações, para chegar a uma síntese. Entendemos que esse instrumento pode ser empregado por fonoaudiólogos não apenas em seus processos de avaliação, mas também no acompanhamento clínico, uma vez que ele indica o desempenho dos sujeitos nas diferentes capacidades leitoras |
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