Atendimento fonoaudiológico bilíngue a surdos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Brenda Cruz Brandão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26360
Resumo: O histórico profissional da fonoaudiologia com surdos ainda é muito marcado pelo modelo oralista e influencia fortemente a clínica, necessitando uma revisão na sua atuação a partir de outros paradigmas que respeitem a diferença surda. Objetivo geral: Caracterizar a atuação fonoaudiológica na perspectiva bilíngue para surdos a partir da revisão bibliográfica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa no qual foram utilizados artigos a partir do Portal de Periódicos Capes com as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed, bancos de dissertações e Teses da Capes e artigos de Anais de Congresso além do site de buscas gerais na web Google a fim de cercar experiências ainda não publicadas em periódicos indexados. Resultados: Foram selecionados a partir de busca eletrônica cinco artigos do Portal de Periódicos da CAPES, um na base de dados Medline, três na base de dados LILACS, quatro na base de dados Scielo, três na base de dados Google Acadêmico e um na base de dados PubMed. Porém, a partir da aplicação dos critérios de inclusão, resultou em sete artigos para serem analisados em seus textos completos. Conclusão: A valorização da língua de sinais adquirida naturalmente como subsídio para o desenvolvimento global da criança e a língua portuguesa como um aprendizado posterior direciona o trabalho do fonoaudiólogo na busca de estratégias diferenciadas que contemplem esta atuação. A garantia do desenvolvimento dos surdos nessa perspectiva só será possível se houver uma adequação dos serviços e necessariamente um investimento no campo profissional.
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Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa no qual foram utilizados artigos a partir do Portal de Periódicos Capes com as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed, bancos de dissertações e Teses da Capes e artigos de Anais de Congresso além do site de buscas gerais na web Google a fim de cercar experiências ainda não publicadas em periódicos indexados. Resultados: Foram selecionados a partir de busca eletrônica cinco artigos do Portal de Periódicos da CAPES, um na base de dados Medline, três na base de dados LILACS, quatro na base de dados Scielo, três na base de dados Google Acadêmico e um na base de dados PubMed. Porém, a partir da aplicação dos critérios de inclusão, resultou em sete artigos para serem analisados em seus textos completos. Conclusão: A valorização da língua de sinais adquirida naturalmente como subsídio para o desenvolvimento global da criança e a língua portuguesa como um aprendizado posterior direciona o trabalho do fonoaudiólogo na busca de estratégias diferenciadas que contemplem esta atuação. A garantia do desenvolvimento dos surdos nessa perspectiva só será possível se houver uma adequação dos serviços e necessariamente um investimento no campo profissional.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2018-06-29T12:35:16Z No. of bitstreams: 1 2017.2 BRENDA CRUZ BRANDÃO VIANNA.pdf: 741826 bytes, checksum: 6e82d994ae39652a8d4a4e8f95e05156 (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2018-07-10T17:09:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017.2 BRENDA CRUZ BRANDÃO VIANNA.pdf: 741826 bytes, checksum: 6e82d994ae39652a8d4a4e8f95e05156 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-10T17:09:50Z (GMT). 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