Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilberti, Gabriela Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518
Resumo: A aquisição da autonomia é uma das principais tarefas desenvolvimentais do período da adolescência. O objetivo do presente trabalho foi compreender como o adolescente concebe o processo de aquisição de autonomia neste momento da vida, especialmente explorar quais considerações ele/a faz a respeito de ferramentas sociais potencialmente facilitadoras deste processo. Trata-se de um estudo qualitativo para o qual foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis adolescentes de 16 e 17 anos de idade que estão cursando o Ensino Médio, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, nas quais foram abordados temas como a escolha da rotina durante os dias úteis e finais de semana, regras impostas pelos pais, relação com pares, relação com a família, perspectiva de futuro e experiências de total liberdade, a fim de compreender o exercício da autonomia. O procedimento de tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo qualitativa. O estudo contribuiu para reiterar a compreensão de que o processo de aquisição de autonomia é extremamente peculiar a cada indivíduo e sofre diversas influências dos contextos nos quais o adolescente se desenvolve. As singularidades aparecem principalmente no que tange às tomadas de decisões e aos modos de se relacionarem com os pais. O uso da internet, bem como a instituição escolar, revelaram-se importantes para os entrevistados, no sentido de lhes permitirem ir além da transmissão de informações: configuram-se como espaços de formação de opinião e valores, de sociabilização e, consequentemente, de exercício da autonomia para os adolescentes. Ainda, outro achado importante foi que, para os adolescentes, situações nas quais se encontram sozinhos ou apenas com seus pares, sem a supervisão direta de um adulto, são aquelas que fomentam o desenvolvimento da autonomia. Evidenciou-se a importância dos pais oferecerem espaço para o adolescente exercer sua autonomia, indicando que eles não são excluídos desse processo pelos participantes da pesquisa
id PUC_SP-1_8a52b0a38ee7604cb64513dbd9127a16
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28518
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maciel Junior, Plínio de AlmeidaGilberti, Gabriela Machado2022-10-05T22:08:00Z2022-10-05T22:08:00Z2012-06-30Gilberti, Gabriela Machado. Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518A aquisição da autonomia é uma das principais tarefas desenvolvimentais do período da adolescência. O objetivo do presente trabalho foi compreender como o adolescente concebe o processo de aquisição de autonomia neste momento da vida, especialmente explorar quais considerações ele/a faz a respeito de ferramentas sociais potencialmente facilitadoras deste processo. Trata-se de um estudo qualitativo para o qual foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis adolescentes de 16 e 17 anos de idade que estão cursando o Ensino Médio, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, nas quais foram abordados temas como a escolha da rotina durante os dias úteis e finais de semana, regras impostas pelos pais, relação com pares, relação com a família, perspectiva de futuro e experiências de total liberdade, a fim de compreender o exercício da autonomia. O procedimento de tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo qualitativa. O estudo contribuiu para reiterar a compreensão de que o processo de aquisição de autonomia é extremamente peculiar a cada indivíduo e sofre diversas influências dos contextos nos quais o adolescente se desenvolve. As singularidades aparecem principalmente no que tange às tomadas de decisões e aos modos de se relacionarem com os pais. O uso da internet, bem como a instituição escolar, revelaram-se importantes para os entrevistados, no sentido de lhes permitirem ir além da transmissão de informações: configuram-se como espaços de formação de opinião e valores, de sociabilização e, consequentemente, de exercício da autonomia para os adolescentes. Ainda, outro achado importante foi que, para os adolescentes, situações nas quais se encontram sozinhos ou apenas com seus pares, sem a supervisão direta de um adulto, são aquelas que fomentam o desenvolvimento da autonomia. Evidenciou-se a importância dos pais oferecerem espaço para o adolescente exercer sua autonomia, indicando que eles não são excluídos desse processo pelos participantes da pesquisaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAdolescênciaAutonomia pessoalDesenvolvimentoAutonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGabriela Machado Giberti - TCC.pdfapplication/pdf571776https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/1/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdfa23ecc34990e62ec93d5c4d281687b5eMD51TEXTGabriela Machado Giberti - TCC.pdf.txtGabriela Machado Giberti - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain148411https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/2/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdf.txt335d42e5ae4d52dddbddbdeb1bc43448MD52THUMBNAILGabriela Machado Giberti - TCC.pdf.jpgGabriela Machado Giberti - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/3/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdf.jpg6733e3c43ac2f1fc4d040b1c54998611MD53handle/285182022-10-06 01:03:35.426oai:repositorio.pucsp.br:handle/28518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
title Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
spellingShingle Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
Gilberti, Gabriela Machado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Adolescência
Autonomia pessoal
Desenvolvimento
title_short Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
title_full Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
title_fullStr Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
title_full_unstemmed Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
title_sort Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo
author Gilberti, Gabriela Machado
author_facet Gilberti, Gabriela Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel Junior, Plínio de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilberti, Gabriela Machado
contributor_str_mv Maciel Junior, Plínio de Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Adolescência
Autonomia pessoal
Desenvolvimento
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Autonomia pessoal
Desenvolvimento
description A aquisição da autonomia é uma das principais tarefas desenvolvimentais do período da adolescência. O objetivo do presente trabalho foi compreender como o adolescente concebe o processo de aquisição de autonomia neste momento da vida, especialmente explorar quais considerações ele/a faz a respeito de ferramentas sociais potencialmente facilitadoras deste processo. Trata-se de um estudo qualitativo para o qual foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis adolescentes de 16 e 17 anos de idade que estão cursando o Ensino Médio, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, nas quais foram abordados temas como a escolha da rotina durante os dias úteis e finais de semana, regras impostas pelos pais, relação com pares, relação com a família, perspectiva de futuro e experiências de total liberdade, a fim de compreender o exercício da autonomia. O procedimento de tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo qualitativa. O estudo contribuiu para reiterar a compreensão de que o processo de aquisição de autonomia é extremamente peculiar a cada indivíduo e sofre diversas influências dos contextos nos quais o adolescente se desenvolve. As singularidades aparecem principalmente no que tange às tomadas de decisões e aos modos de se relacionarem com os pais. O uso da internet, bem como a instituição escolar, revelaram-se importantes para os entrevistados, no sentido de lhes permitirem ir além da transmissão de informações: configuram-se como espaços de formação de opinião e valores, de sociabilização e, consequentemente, de exercício da autonomia para os adolescentes. Ainda, outro achado importante foi que, para os adolescentes, situações nas quais se encontram sozinhos ou apenas com seus pares, sem a supervisão direta de um adulto, são aquelas que fomentam o desenvolvimento da autonomia. Evidenciou-se a importância dos pais oferecerem espaço para o adolescente exercer sua autonomia, indicando que eles não são excluídos desse processo pelos participantes da pesquisa
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gilberti, Gabriela Machado. Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518
identifier_str_mv Gilberti, Gabriela Machado. Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/1/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/2/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28518/3/Gabriela%20Machado%20Giberti%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a23ecc34990e62ec93d5c4d281687b5e
335d42e5ae4d52dddbddbdeb1bc43448
6733e3c43ac2f1fc4d040b1c54998611
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277827969712128