O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piva, Sandra Regina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622
Resumo: The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychological
id PUC_SP-1_8dfe01b8dfea0c350f108c30b5575f5d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35622
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Terezinha Calil PadisPiva, Sandra Regina2023-07-05T19:50:08Z2023-07-05T19:50:08Z2011-09-02Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychologicalO conteúdo desta monografia baseia-se no brincar, nas brincadeiras e nos jogos, a partir da reflexão psicopedagógica a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem e consequentemente, na produção de conhecimento, com base teórico-bibliográfica. Especificamente traz experiências pessoais da autora deste trabalho, junto à própria aprendizagem; definição a respeito do que é brinquedo, brincar, brincadeiras e jogos; registra o desenvolvimento destes recursos no âmbito histórico, familiar e escolar através do tempo. Além disso, teoricamente fundamenta como se dá a aprendizagem e a construção do conhecimento, tendo como referencial a epistemologia genética de Jean Piaget, e outros autores, buscando assim responder aos questionamentos iniciais e revelar a importância destes instrumentos no desenvolvimento humano como um todo, ou seja, orgânica, física, cognitiva, social e psicologicamenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALJogosHistóriaReferencial teóricoReflexão PsicopedagógicaEstímulosAprendizagemGamesHistoryTheoreticalReflectionPsychopedagogueStimuliLearningO brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSandra Regina Piva.pdfapplication/pdf403740https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/1/Sandra%20Regina%20Piva.pdf9f65eeb54d9b1b848e8486333f00dc09MD51TEXTSandra Regina Piva.pdf.txtSandra Regina Piva.pdf.txtExtracted texttext/plain77850https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/2/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.txtdb028a44c1453422cb559af12a96a029MD52THUMBNAILSandra Regina Piva.pdf.jpgSandra Regina Piva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/3/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.jpg2d05e53a02d600a9c76517e3633d90ceMD53handle/356222023-07-06 01:40:44.345oai:repositorio.pucsp.br:handle/35622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
title O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
spellingShingle O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
Piva, Sandra Regina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Jogos
História
Referencial teórico
Reflexão Psicopedagógica
Estímulos
Aprendizagem
Games
History
Theoretical
Reflection
Psychopedagogue
Stimuli
Learning
title_short O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
title_full O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
title_fullStr O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
title_full_unstemmed O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
title_sort O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
author Piva, Sandra Regina
author_facet Piva, Sandra Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.contributor.author.fl_str_mv Piva, Sandra Regina
contributor_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Jogos
História
Referencial teórico
Reflexão Psicopedagógica
Estímulos
Aprendizagem
Games
History
Theoretical
Reflection
Psychopedagogue
Stimuli
Learning
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
História
Referencial teórico
Reflexão Psicopedagógica
Estímulos
Aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
History
Theoretical
Reflection
Psychopedagogue
Stimuli
Learning
description The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychological
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622
identifier_str_mv Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/1/Sandra%20Regina%20Piva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/2/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/3/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f65eeb54d9b1b848e8486333f00dc09
db028a44c1453422cb559af12a96a029
2d05e53a02d600a9c76517e3633d90ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278021379555328