O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622 |
Resumo: | The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychological |
id |
PUC_SP-1_8dfe01b8dfea0c350f108c30b5575f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35622 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Terezinha Calil PadisPiva, Sandra Regina2023-07-05T19:50:08Z2023-07-05T19:50:08Z2011-09-02Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychologicalO conteúdo desta monografia baseia-se no brincar, nas brincadeiras e nos jogos, a partir da reflexão psicopedagógica a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem e consequentemente, na produção de conhecimento, com base teórico-bibliográfica. Especificamente traz experiências pessoais da autora deste trabalho, junto à própria aprendizagem; definição a respeito do que é brinquedo, brincar, brincadeiras e jogos; registra o desenvolvimento destes recursos no âmbito histórico, familiar e escolar através do tempo. Além disso, teoricamente fundamenta como se dá a aprendizagem e a construção do conhecimento, tendo como referencial a epistemologia genética de Jean Piaget, e outros autores, buscando assim responder aos questionamentos iniciais e revelar a importância destes instrumentos no desenvolvimento humano como um todo, ou seja, orgânica, física, cognitiva, social e psicologicamenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALJogosHistóriaReferencial teóricoReflexão PsicopedagógicaEstímulosAprendizagemGamesHistoryTheoreticalReflectionPsychopedagogueStimuliLearningO brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSandra Regina Piva.pdfapplication/pdf403740https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/1/Sandra%20Regina%20Piva.pdf9f65eeb54d9b1b848e8486333f00dc09MD51TEXTSandra Regina Piva.pdf.txtSandra Regina Piva.pdf.txtExtracted texttext/plain77850https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/2/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.txtdb028a44c1453422cb559af12a96a029MD52THUMBNAILSandra Regina Piva.pdf.jpgSandra Regina Piva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/3/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.jpg2d05e53a02d600a9c76517e3633d90ceMD53handle/356222023-07-06 01:40:44.345oai:repositorio.pucsp.br:handle/35622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
title |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
spellingShingle |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem Piva, Sandra Regina CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Jogos História Referencial teórico Reflexão Psicopedagógica Estímulos Aprendizagem Games History Theoretical Reflection Psychopedagogue Stimuli Learning |
title_short |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
title_full |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
title_fullStr |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
title_sort |
O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
author |
Piva, Sandra Regina |
author_facet |
Piva, Sandra Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piva, Sandra Regina |
contributor_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Jogos História Referencial teórico Reflexão Psicopedagógica Estímulos Aprendizagem Games History Theoretical Reflection Psychopedagogue Stimuli Learning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos História Referencial teórico Reflexão Psicopedagógica Estímulos Aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games History Theoretical Reflection Psychopedagogue Stimuli Learning |
description |
The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychological |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622 |
identifier_str_mv |
Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/1/Sandra%20Regina%20Piva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/2/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35622/3/Sandra%20Regina%20Piva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f65eeb54d9b1b848e8486333f00dc09 db028a44c1453422cb559af12a96a029 2d05e53a02d600a9c76517e3633d90ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278021379555328 |