O processo de justiça restaurativa e sua implementação em uma escola da rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28634 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral conhecer a trajetória feita por uma escola da rede pública de ensino para a implementação de métodos restaurativos de resolução de conflitos, apreender suas práticas e procurar identificar se as premissas em que é baseada a justiça restaurativa permeiam os ensinamentos e o modo de operar da instituição. Para tanto, foram realizadas duas entrevistas semi-dirigidas com uma supervisora da rede de ensino, integrante da equipe multiprofissional da escola em questão, assim como com uma professora mediadora, profissional que participa ativamente das atividades restaurativas. Foi realizada uma análise qualitativa do conjunto dos dados da entrevista, extraindo e relacionando os temas relevantes suscitados. Os resultados foram categorizados em seis tópicos de significação: concepções sobre a justiça restaurativa, motivações para a implementação, procedimento de implementação e dos processos realizados atualmente, resultados, dificuldades e o futuro. Concluímos que os processos de justiça restaurativa nesta escola têm o histórico de muita luta e dedicação por parte das trabalhadoras envolvidas. Os processos envolvem encontro vítima-ofensor, grupos familiares, atividade denominada “medida socioeducativa pedagógica”, visitas domiciliares e momentos particulares para desabafo por parte dos alunos. Os resultados conquistados aparecem como positivos, uma vez que dizem ser visível a mudança no comportamento tanto dos alunos, quanto de professores, família e até mesmo de trabalhadores de outros serviços da região, como policiais. A sobrecarga de trabalho, falta de estrutura e investimento, alta rotatividade de trabalhadores, necessidade de novas capacitações e com maior frequência foram fatores importantes citados por ambas as entrevistadas |
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