Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659 |
Resumo: | This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at school |
id |
PUC_SP-1_8e3cc0a1c1df544e6eaef2ac14cea902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36659 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Palácio, Patrícia Passos GonçalvesRossi, Maria Cacilda Pires de Campos2023-07-28T20:48:30Z2023-07-28T20:48:30Z2011-04-16Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at schoolEsta pesquisa objetiva analisar a dificuldade encontrada pelos docentes da escola técnica Dr. Carolino da Motta e Silva em utilizar as tecnologias disponíveis na escola como ferramentas pedagógicas como apoio à sua prática de ensino. Afinal, a inclusão digital é, no atual contexto de globalização, uma questão imperativa, ou seja, a aquisição de competências básicas para usar as tecnologias é uma urgência no contexto contemporâneo. As instituições educacionais precisam assumir as inovações tecnológicas da mesma forma que admitem a importância da dimensão pedagógica. São aspectos que caminham juntos, numa articulação necessária. O modelo educativo moderno precisa estar fundamentado na cultura pedagógica de cunho conceitual e na cultura digital de cunho tecnológico. Os resultados da pesquisa detectaram que as ferramentas disponíveis não são totalmente precisas e que a maioria dos docentes tem dificuldade em utilizar as tecnologias disponíveis na escolaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMInclusão digitalTecnologia da Informação e ComunicaçãoDigital inclusionInformation Communication TechnologyAnálise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdfapplication/pdf332699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/1/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf58a3bf11a814cca3341aaef6c68e171fMD51TEXTMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.txtMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.txtExtracted texttext/plain33071https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/2/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.txtd201377dc722bf6c127190df1af5b83fMD52THUMBNAILMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.jpgMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/3/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.jpg201410beab88dc05e2cb6b8e2277fd1dMD53handle/366592023-09-18 10:50:15.552oai:repositorio.pucsp.br:handle/36659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:50:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
title |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
spellingShingle |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Inclusão digital Tecnologia da Informação e Comunicação Digital inclusion Information Communication Technology |
title_short |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
title_full |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
title_fullStr |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
title_full_unstemmed |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
title_sort |
Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal |
author |
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos |
author_facet |
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos |
contributor_str_mv |
Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Inclusão digital Tecnologia da Informação e Comunicação Digital inclusion Information Communication Technology |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Tecnologia da Informação e Comunicação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital inclusion Information Communication Technology |
description |
This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at school |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659 |
identifier_str_mv |
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/1/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/2/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/3/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58a3bf11a814cca3341aaef6c68e171f d201377dc722bf6c127190df1af5b83f 201410beab88dc05e2cb6b8e2277fd1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796001229242368 |