Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659
Resumo: This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at school
id PUC_SP-1_8e3cc0a1c1df544e6eaef2ac14cea902
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36659
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palácio, Patrícia Passos GonçalvesRossi, Maria Cacilda Pires de Campos2023-07-28T20:48:30Z2023-07-28T20:48:30Z2011-04-16Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at schoolEsta pesquisa objetiva analisar a dificuldade encontrada pelos docentes da escola técnica Dr. Carolino da Motta e Silva em utilizar as tecnologias disponíveis na escola como ferramentas pedagógicas como apoio à sua prática de ensino. Afinal, a inclusão digital é, no atual contexto de globalização, uma questão imperativa, ou seja, a aquisição de competências básicas para usar as tecnologias é uma urgência no contexto contemporâneo. As instituições educacionais precisam assumir as inovações tecnológicas da mesma forma que admitem a importância da dimensão pedagógica. São aspectos que caminham juntos, numa articulação necessária. O modelo educativo moderno precisa estar fundamentado na cultura pedagógica de cunho conceitual e na cultura digital de cunho tecnológico. Os resultados da pesquisa detectaram que as ferramentas disponíveis não são totalmente precisas e que a maioria dos docentes tem dificuldade em utilizar as tecnologias disponíveis na escolaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMInclusão digitalTecnologia da Informação e ComunicaçãoDigital inclusionInformation Communication TechnologyAnálise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdfapplication/pdf332699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/1/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf58a3bf11a814cca3341aaef6c68e171fMD51TEXTMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.txtMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.txtExtracted texttext/plain33071https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/2/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.txtd201377dc722bf6c127190df1af5b83fMD52THUMBNAILMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.jpgMARIA CACILDA PIRES DE CAMPOS ROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/3/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.jpg201410beab88dc05e2cb6b8e2277fd1dMD53handle/366592023-09-18 10:50:15.552oai:repositorio.pucsp.br:handle/36659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:50:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
title Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
spellingShingle Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Inclusão digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
Digital inclusion
Information Communication Technology
title_short Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
title_full Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
title_fullStr Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
title_full_unstemmed Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
title_sort Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
author Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos
author_facet Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos
contributor_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Inclusão digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
Digital inclusion
Information Communication Technology
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital inclusion
Information Communication Technology
description This research aims to analyze the difficulty encountered by teachers of technical school Dr. Carolino da Motta e Silva to use the technologies available in the school as teaching tools to help in their teaching practice. After all, digital inclusion is in the current context of globalization, an issue mandatory, the acquisition of basic skills to use technologies is an urgency in the contemporary context. Educational institutions need to take the technological innovations in the same way that acknowledge the importance of the pedagogical dimension. These are aspects that go together, a necessary combination. The modern educational model must be based upon the pedagogical culture of conceptual nature and the digital culture of a technological nature. The survey results found that the tools available are not entirely accurate and that most teachers have difficulty using the technology available at school
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659
identifier_str_mv Rossi, Maria Cacilda Pires de Campos. Análise do uso da tecnologia da informação em uma escola da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/1/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/2/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36659/3/MARIA%20CACILDA%20PIRES%20DE%20CAMPOS%20ROSSI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58a3bf11a814cca3341aaef6c68e171f
d201377dc722bf6c127190df1af5b83f
201410beab88dc05e2cb6b8e2277fd1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796001229242368