O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como mecanismo de inclusão social e digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Wylnara dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55408
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
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spelling O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como mecanismo de inclusão social e digitalInclusão socialInclusão digitalTecnologias da informação e comunicaçãoSocial inclusionDigital inclusionInformation and communication technologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais, trazendo ao debate a importância dessas tecnologias no processo de inclusão social e digital através da escola. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil no ano de 2016 e, ainda, para dar mais profundidade à pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada aplicada a dez estudantes do IFAM-CMZL que responderam ao questionário no ano de 2016. Para participar, os estudantes teriam que aceitar participar do estudo, serem oriundos do estado do Amazonas e compreendidos na faixa-etária de 14 a 22 anos. O intuito era verificar quais as interferências que a realidade social dos estudantes do IFAM-CMZL possui no acesso às TIC, ou melhor, como a realidade social de um indivíduo pode ser um mecanismo de inclusão/exclusão digital. Os dados revelam que poucos estudantes possuem letramento digital, o que se tem é acesso aos meios tecnológicos, ainda que restrito. O acesso muitas vezes tem início na escola, mas o conhecimento acerca das tecnologias se restringe aos canais de busca para pesquisas escolares e as redes sociais. Diante disso, o que se percebe é que cada componente inerente a vida dos estudantes são fatores que interferem no acesso às tecnologias, desde a escolaridade dos pais até à estrutura do município. Assim, o estudo traz uma análise, para além da escola, da vida de cada um dos estudantes pesquisados, compreendendo que, mais do que fornecer tecnologia, é importante ensinar e então proporcionar inclusão às pessoas que vivem em comunidades longínquas no nosso Amazonas, podendo ser as TIC um objeto de transformação social.This study aims to analyze how the school can contribute to digital inclusion in the face of social inequalities, bringing to the debate the importance of these technologies in the process of social and digital inclusion through the school. For this, a descriptive and exploratory survey was conducted through the application of an electronic questionnaire on socioeconomic and technological aspects to IFAM-CMZL students located in the city of Manaus-Amazonas in Brazil in the year 2016 and, to give more depth to the research, a semi-structured interview was applied to ten IFAM-CMZL students who answered the questionnaire in 2016. To participate, students would have to accept to participate in the study, come from the state of Amazonas and be included in the range from 14 to 22 years. The aim was to verify the interferences that the social reality of IFAM-CMZL students have in access to ICT, or rather, how an individual's social reality can be a digital inclusion / exclusion mechanism. The data show that few students have digital literacy, what you have is access to technological means, albeit restricted. Access often starts at school, but knowledge about technology is restricted to search channels for school searches and social networks. Therefore, what is perceived is that each component inherent in students 'lives are factors that interfere in the access to technologies, from the parents' education to the structure of the municipality. Thus, the study brings an analysis, beyond the school, of the life of each one of the researched students, understanding that, rather than providing technology, it is important to teach and then to include people living in distant communities in our Amazon. be an object of social transformation.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoBraga, Wylnara dos Santos20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55408por201949555info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:28.447959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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