Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bórnea, Vinícius Rondi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144
Resumo: A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagem
id PUC_SP-1_929b1d4341b6b066f1a8e80fe610f688
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28144
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Melo, Fabíola Freire Saraiva dehttp://lattes.cnpq.br/7496454032275059http://lattes.cnpq.br/8932039407645152Bórnea, Vinícius Rondi2022-09-29T23:49:35Z2022-09-29T23:49:35Z2017-09-15Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagemporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPlantão psicológicoFormação em psicologiaFormação do psicólogo clínicoFenomenologia existencialAutonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdfapplication/pdf609402https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/1/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf39526e148ea7061e2dfc60c8bd71e503MD51TEXTVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.txtVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain115108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/2/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.txt1a212e7777bc53f68ea9e5c384033001MD52THUMBNAILVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.jpgVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/3/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.jpgf45e62ceb3ab503334772a0ffd52be89MD53handle/281442023-11-27 09:41:28.696oai:repositorio.pucsp.br:handle/28144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-27T12:41:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
title Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
spellingShingle Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
Bórnea, Vinícius Rondi
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Plantão psicológico
Formação em psicologia
Formação do psicólogo clínico
Fenomenologia existencial
title_short Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
title_full Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
title_fullStr Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
title_full_unstemmed Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
title_sort Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
author Bórnea, Vinícius Rondi
author_facet Bórnea, Vinícius Rondi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Fabíola Freire Saraiva de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7496454032275059
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8932039407645152
dc.contributor.author.fl_str_mv Bórnea, Vinícius Rondi
contributor_str_mv Melo, Fabíola Freire Saraiva de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Plantão psicológico
Formação em psicologia
Formação do psicólogo clínico
Fenomenologia existencial
dc.subject.por.fl_str_mv Plantão psicológico
Formação em psicologia
Formação do psicólogo clínico
Fenomenologia existencial
description A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagem
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144
identifier_str_mv Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/1/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/2/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/3/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39526e148ea7061e2dfc60c8bd71e503
1a212e7777bc53f68ea9e5c384033001
f45e62ceb3ab503334772a0ffd52be89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277889648001024