Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144 |
Resumo: | A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagem |
id |
PUC_SP-1_929b1d4341b6b066f1a8e80fe610f688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28144 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Fabíola Freire Saraiva dehttp://lattes.cnpq.br/7496454032275059http://lattes.cnpq.br/8932039407645152Bórnea, Vinícius Rondi2022-09-29T23:49:35Z2022-09-29T23:49:35Z2017-09-15Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagemporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPlantão psicológicoFormação em psicologiaFormação do psicólogo clínicoFenomenologia existencialAutonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdfapplication/pdf609402https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/1/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf39526e148ea7061e2dfc60c8bd71e503MD51TEXTVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.txtVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain115108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/2/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.txt1a212e7777bc53f68ea9e5c384033001MD52THUMBNAILVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.jpgVINÍCIUS RONDI BÓRNEA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/3/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.jpgf45e62ceb3ab503334772a0ffd52be89MD53handle/281442023-11-27 09:41:28.696oai:repositorio.pucsp.br:handle/28144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-27T12:41:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
title |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
spellingShingle |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo Bórnea, Vinícius Rondi CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Plantão psicológico Formação em psicologia Formação do psicólogo clínico Fenomenologia existencial |
title_short |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
title_full |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
title_fullStr |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
title_full_unstemmed |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
title_sort |
Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo |
author |
Bórnea, Vinícius Rondi |
author_facet |
Bórnea, Vinícius Rondi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Fabíola Freire Saraiva de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7496454032275059 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8932039407645152 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bórnea, Vinícius Rondi |
contributor_str_mv |
Melo, Fabíola Freire Saraiva de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Plantão psicológico Formação em psicologia Formação do psicólogo clínico Fenomenologia existencial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plantão psicológico Formação em psicologia Formação do psicólogo clínico Fenomenologia existencial |
description |
A pesquisa que realizei busca uma compreensão sobre a formação do psicólogo clínico na abordagem fenomenológica existencial em uma prática clínica chamada Plantão Psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) da Universidade de São Paulo (USP). A pergunta que orientou minha pesquisa foi: como o impacto desta experiência clínica, denominada por plantão psicológico, se deu na minha perspectiva enquanto aprendiz dessa prática e estudante de psicologia em formação? Busquei a partir de um olhar fenomenológico conhecer os sentidos e significados da minha perspectiva enquanto aluno que está vivenciando o aprendizado desse modo clínico de atuar em psicologia. Permaneci pelo período de dois meses no projeto de formação do plantão psicológico e fiz sete atendimentos. Procurei manter uma constante atenção para as questões ligadas ao meu processo de formação clínica, como plantonista e, para tal, como procedimento metodológico, após o término de cada atendimento, fiz uma descrição minuciosa em meu diário de bordo, sobre como foi a experiência, a fim de registrar questões, sentidos e significados que surgiram durante os atendimentos. Realizei uma análise desse diário de bordo. Fiz uma discussão acerca da compreensão da aprendizagem, da formação do psicólogo e da vivência do ensino de práticas clínicas da abordagem fenomenológica existencial buscando encontrar um sentido a partir dos diversos dados obtidos. Também trouxe à luz para o meu autoconhecimento, quando estudei o meu próprio projeto de aprendizado, no sentido de ampliar minha formação, refletir sobre meu manejo, meu modo de ser plantonista e conhecer minhas condições de aprendizagem. Além disso, visei ampliar a produção científica da perspectiva do aluno no processo de formação que discuta questões, tais como, a relação entre teoria e prática, o autoconhecimento, e a aprendizagem |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144 |
identifier_str_mv |
Bórnea, Vinícius Rondi. Autonarrativa sobre a aprendizagem clínica: o impacto da experiência no plantão psicológico para formação do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/1/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/2/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28144/3/VIN%c3%8dCIUS%20RONDI%20B%c3%93RNEA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39526e148ea7061e2dfc60c8bd71e503 1a212e7777bc53f68ea9e5c384033001 f45e62ceb3ab503334772a0ffd52be89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277889648001024 |