O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Almir Félix Batista de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917
Resumo: This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversity
id PUC_SP-1_95c10c8ba6c60dc9aeef7665c692365c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/12917
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Avelino, Yvone Diashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262517J4Oliveira, Almir Félix Batista de2016-04-27T19:31:16Z2016-04-202016-03-11Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversityO presente trabalho de doutoramento tem por objetivo examinar (investigar, caracterizar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre a historiografia de ponta (historiografia acadêmica e universitária) e a historiografia didática, ou seja, a escrita destinada ao consumo dos alunos e professores do ensino fundamental (llivro ddidático de História), no que diz respeito ao conceito ppatrimônio ccultural. A partir da análise de quatro coleções para a primeira fase do Ensino Fundamental aprovadas nas avaliações realizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2004, 2007, 2010 e 2013, buscamos compreender como esse conceito aparece no livro didático. Buscamos identificar as formas pelas quais a historiografia didática se apropria das teses sobre o patrimônio cultural desenvolvidas nos últimos anos e produzidas, ora pelos historiadores concomitantes com as mudanças na ciência histórica, ora por outros profissionais (arquitetos, antropólogos, geógrafos, entre outros) que se debruçam sobre essa temática. Para, além disso, buscamos também compreender, como o ensino de história (formador de identidade) utilizando-se dos livros didáticos de história (historiografia didática) e contando com a medição do professor de história possa garantir um aprendizado que leve em consideração o reconhecimento do outro e da diversidade culturalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25624/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRFaculdade de Ciências SociaisLivro didático de HistóriaPatrimônio CulturalHistoriografia AcadêmicaHistoriografia didáticaConteúdos de HistóriaHistory textbookCultural HeritageAcademic HistoriographyDidactic historiographyHistory contentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.txtAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain719443https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/3/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.txtd4939b6e4a712daf7f517cb614784fbfMD53ORIGINALAlmir Felix Batista de Oliveira.pdfapplication/pdf6626932https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/1/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdfe59557103f2f9cbc915d1e081a160916MD51THUMBNAILAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.jpgAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/2/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/129172022-04-28 09:37:15.947oai:repositorio.pucsp.br:handle/12917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:37:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
title O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
spellingShingle O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
Oliveira, Almir Félix Batista de
Livro didático de História
Patrimônio Cultural
Historiografia Acadêmica
Historiografia didática
Conteúdos de História
History textbook
Cultural Heritage
Academic Historiography
Didactic historiography
History content
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
title_full O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
title_fullStr O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
title_full_unstemmed O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
title_sort O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
author Oliveira, Almir Félix Batista de
author_facet Oliveira, Almir Félix Batista de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avelino, Yvone Dias
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262517J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Almir Félix Batista de
contributor_str_mv Avelino, Yvone Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de História
Patrimônio Cultural
Historiografia Acadêmica
Historiografia didática
Conteúdos de História
topic Livro didático de História
Patrimônio Cultural
Historiografia Acadêmica
Historiografia didática
Conteúdos de História
History textbook
Cultural Heritage
Academic Historiography
Didactic historiography
History content
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv History textbook
Cultural Heritage
Academic Historiography
Didactic historiography
History content
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversity
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T19:31:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917
identifier_str_mv Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/3/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/1/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/2/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4939b6e4a712daf7f517cb614784fbf
e59557103f2f9cbc915d1e081a160916
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796135489961984