O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917 |
Resumo: | This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversity |
id |
PUC_SP-1_95c10c8ba6c60dc9aeef7665c692365c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/12917 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Avelino, Yvone Diashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262517J4Oliveira, Almir Félix Batista de2016-04-27T19:31:16Z2016-04-202016-03-11Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversityO presente trabalho de doutoramento tem por objetivo examinar (investigar, caracterizar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre a historiografia de ponta (historiografia acadêmica e universitária) e a historiografia didática, ou seja, a escrita destinada ao consumo dos alunos e professores do ensino fundamental (llivro ddidático de História), no que diz respeito ao conceito ppatrimônio ccultural. A partir da análise de quatro coleções para a primeira fase do Ensino Fundamental aprovadas nas avaliações realizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2004, 2007, 2010 e 2013, buscamos compreender como esse conceito aparece no livro didático. Buscamos identificar as formas pelas quais a historiografia didática se apropria das teses sobre o patrimônio cultural desenvolvidas nos últimos anos e produzidas, ora pelos historiadores concomitantes com as mudanças na ciência histórica, ora por outros profissionais (arquitetos, antropólogos, geógrafos, entre outros) que se debruçam sobre essa temática. Para, além disso, buscamos também compreender, como o ensino de história (formador de identidade) utilizando-se dos livros didáticos de história (historiografia didática) e contando com a medição do professor de história possa garantir um aprendizado que leve em consideração o reconhecimento do outro e da diversidade culturalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25624/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRFaculdade de Ciências SociaisLivro didático de HistóriaPatrimônio CulturalHistoriografia AcadêmicaHistoriografia didáticaConteúdos de HistóriaHistory textbookCultural HeritageAcademic HistoriographyDidactic historiographyHistory contentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.txtAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain719443https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/3/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.txtd4939b6e4a712daf7f517cb614784fbfMD53ORIGINALAlmir Felix Batista de Oliveira.pdfapplication/pdf6626932https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/1/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdfe59557103f2f9cbc915d1e081a160916MD51THUMBNAILAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.jpgAlmir Felix Batista de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/2/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/129172022-04-28 09:37:15.947oai:repositorio.pucsp.br:handle/12917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:37:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
title |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
spellingShingle |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) Oliveira, Almir Félix Batista de Livro didático de História Patrimônio Cultural Historiografia Acadêmica Historiografia didática Conteúdos de História History textbook Cultural Heritage Academic Historiography Didactic historiography History content CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
title_full |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
title_fullStr |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
title_full_unstemmed |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
title_sort |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015) |
author |
Oliveira, Almir Félix Batista de |
author_facet |
Oliveira, Almir Félix Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avelino, Yvone Dias |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262517J4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Almir Félix Batista de |
contributor_str_mv |
Avelino, Yvone Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de História Patrimônio Cultural Historiografia Acadêmica Historiografia didática Conteúdos de História |
topic |
Livro didático de História Patrimônio Cultural Historiografia Acadêmica Historiografia didática Conteúdos de História History textbook Cultural Heritage Academic Historiography Didactic historiography History content CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History textbook Cultural Heritage Academic Historiography Didactic historiography History content |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This doctorate study aims to examine (investigate, characterize and understand) the relationships entertained in Brazil between most recent historiography (academic and academic history) and didactic historiography, in other words, the writing for elementary's school students and teachers consumption (History textbook), with regard to the concept cultural heritage. From the analysis of four collections of the first phase of Basic Education that were approved in the assessments made by the National Textbook Program (PNLD) 2004, 2007, 2010 and 2013, we sought to understand how this concept appears in those textbooks. We seek to identify the ways that the didactic historiography appropriates the thesis about cultural heritage developed in recent years and produced, sometimes by historians with the changes in historical science, or by other professionals (architects, anthropologists, geographers, etc.) that have addressed this theme. For further, we also seek to understand how the teaching of history (identity trainer) using textbooks of history (didactic historiography) and with the measurement history teacher can ensure learning that takes into account the recognition the other and of cultural diversity |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T19:31:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). 2016. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/3/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/1/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12917/2/Almir%20Felix%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4939b6e4a712daf7f517cb614784fbf e59557103f2f9cbc915d1e081a160916 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277911153246208 |