Leitura e processos inferenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kalina Elis Leitão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36590
Resumo: Esta monografia tem como tema leitura e processos inferenciais e objetiva analisar a produção de inferências feitas por alunos do ensino fundamental no processo de leitura e compreensão do texto. Para atingir o objetivo pretendido, analisamos vinte comentários escritos sobre a leitura e compreensão de um conto. Para a análise do corpus, fundamentamo-nos em estudos referentes à leitura e inferências realizados por diversos autores tais como Koch (2003a, 2003b, 2004), Lajolo (1994), Kleiman (2004), Smith (1989) e Solé (1998), bem como estudos sobre inferências realizados por Marcuschi (1999, 2003, 2005, 2008) e Dell`Isola (2001). Os resultados da análise indicam que os alunos na leitura do texto produzem muitas inferências partindo das pistas textuais e de conhecimentos que possuem sobre as coisas do mundo. Especificamente, os alunos produziram inferências ligadas estritamente às vivências, opiniões e avaliações pessoais, portanto a informação sociocultural, o contexto, os valores e as vivências pessoais são parte importante do conhecimento registrado na memória, usado na compreensão textual e na produção de inferências
id PUC_SP-1_97165e8c46c7761a142578245274c8b0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36590
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Vanda Maria da SilvaPereira, Kalina Elis Leitão2023-07-28T20:47:57Z2023-07-28T20:47:57Z2011-03-30Pereira, Kalina Elis Leitão. Leitura e processos inferenciais. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36590Esta monografia tem como tema leitura e processos inferenciais e objetiva analisar a produção de inferências feitas por alunos do ensino fundamental no processo de leitura e compreensão do texto. Para atingir o objetivo pretendido, analisamos vinte comentários escritos sobre a leitura e compreensão de um conto. Para a análise do corpus, fundamentamo-nos em estudos referentes à leitura e inferências realizados por diversos autores tais como Koch (2003a, 2003b, 2004), Lajolo (1994), Kleiman (2004), Smith (1989) e Solé (1998), bem como estudos sobre inferências realizados por Marcuschi (1999, 2003, 2005, 2008) e Dell`Isola (2001). Os resultados da análise indicam que os alunos na leitura do texto produzem muitas inferências partindo das pistas textuais e de conhecimentos que possuem sobre as coisas do mundo. Especificamente, os alunos produziram inferências ligadas estritamente às vivências, opiniões e avaliações pessoais, portanto a informação sociocultural, o contexto, os valores e as vivências pessoais são parte importante do conhecimento registrado na memória, usado na compreensão textual e na produção de inferênciasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALeituraCompreensãoInferências e contextoLeitura e processos inferenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKALINA ELIS LEITÃO PEREIRA.pdfapplication/pdf5873782https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/1/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdffc3cf329107246858d2ced6bce29f6edMD51TEXTKALINA ELIS LEITÃO PEREIRA.pdf.txtKALINA ELIS LEITÃO PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain88574https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/2/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdf.txtd810fd68c0ee3deb4b458139570d733bMD52THUMBNAILKALINA ELIS LEITÃO PEREIRA.pdf.jpgKALINA ELIS LEITÃO PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/3/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdf.jpg817b755605e70f635d5bcd78672602d7MD53handle/365902023-07-29 01:07:02.87oai:repositorio.pucsp.br:handle/36590Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e processos inferenciais
title Leitura e processos inferenciais
spellingShingle Leitura e processos inferenciais
Pereira, Kalina Elis Leitão
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Leitura
Compreensão
Inferências e contexto
title_short Leitura e processos inferenciais
title_full Leitura e processos inferenciais
title_fullStr Leitura e processos inferenciais
title_full_unstemmed Leitura e processos inferenciais
title_sort Leitura e processos inferenciais
author Pereira, Kalina Elis Leitão
author_facet Pereira, Kalina Elis Leitão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kalina Elis Leitão
contributor_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Leitura
Compreensão
Inferências e contexto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão
Inferências e contexto
description Esta monografia tem como tema leitura e processos inferenciais e objetiva analisar a produção de inferências feitas por alunos do ensino fundamental no processo de leitura e compreensão do texto. Para atingir o objetivo pretendido, analisamos vinte comentários escritos sobre a leitura e compreensão de um conto. Para a análise do corpus, fundamentamo-nos em estudos referentes à leitura e inferências realizados por diversos autores tais como Koch (2003a, 2003b, 2004), Lajolo (1994), Kleiman (2004), Smith (1989) e Solé (1998), bem como estudos sobre inferências realizados por Marcuschi (1999, 2003, 2005, 2008) e Dell`Isola (2001). Os resultados da análise indicam que os alunos na leitura do texto produzem muitas inferências partindo das pistas textuais e de conhecimentos que possuem sobre as coisas do mundo. Especificamente, os alunos produziram inferências ligadas estritamente às vivências, opiniões e avaliações pessoais, portanto a informação sociocultural, o contexto, os valores e as vivências pessoais são parte importante do conhecimento registrado na memória, usado na compreensão textual e na produção de inferências
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Kalina Elis Leitão. Leitura e processos inferenciais. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36590
identifier_str_mv Pereira, Kalina Elis Leitão. Leitura e processos inferenciais. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/1/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/2/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36590/3/KALINA%20ELIS%20LEIT%c3%83O%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc3cf329107246858d2ced6bce29f6ed
d810fd68c0ee3deb4b458139570d733b
817b755605e70f635d5bcd78672602d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277903640199168