Síncope e desvio: desde que o samba é samba de Paulo Lins
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29156 |
Resumo: | A presente monografia analisa o romance Desde que o Samba é Samba de Paulo Lins na intenção de explorar e analisar na narrativa a presença da síncope, recurso rítmico que caracteriza o gênero musical que dá nome ao romance. O estudo será mediado por algumas relações com a história do samba e da cultura africana no Brasil, a partir da fundamentação crítica de autores como Nei Lopes, Antônio Risério e Terezinha Antonacci. A estreita relação do escritor Paulo Lins com o tema central da obra aponta caminhos para a apreensão das formas que o romance transita. A presença de uma bibliografia no final do livro dialoga com o fundo temático da obra e assume uma importância fundamental para sua leitura. Também, as relações literatura e a música a partir da ideia de malandragem são observadas a partir de pontos conceituais dos estudos de Antonio Candido e José Miguel Wisnik. Para compreensão do procedimento que faz da forma do livro parte da proposta do autor, os estudos de Bakhtin sobre cultura popular serão utilizados como referência. Com isso, a leitura da síncope não será apenas percebida como presença na narrativa de Lins, mas contextualizada de modo a estruturar a narrativa e percebe-la como integrante de uma forma de cultura de expressão artística do período figurado na ficção, revelando o ideal de resistência do samba |
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Maio, Sandro RobertoMessias, Gabriel Marques2022-10-23T22:59:09Z2022-10-23T22:59:09Z2015-02-26Messias, Gabriel Marques. Síncope e desvio: desde que o samba é samba de Paulo Lins. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29156A presente monografia analisa o romance Desde que o Samba é Samba de Paulo Lins na intenção de explorar e analisar na narrativa a presença da síncope, recurso rítmico que caracteriza o gênero musical que dá nome ao romance. O estudo será mediado por algumas relações com a história do samba e da cultura africana no Brasil, a partir da fundamentação crítica de autores como Nei Lopes, Antônio Risério e Terezinha Antonacci. A estreita relação do escritor Paulo Lins com o tema central da obra aponta caminhos para a apreensão das formas que o romance transita. A presença de uma bibliografia no final do livro dialoga com o fundo temático da obra e assume uma importância fundamental para sua leitura. Também, as relações literatura e a música a partir da ideia de malandragem são observadas a partir de pontos conceituais dos estudos de Antonio Candido e José Miguel Wisnik. Para compreensão do procedimento que faz da forma do livro parte da proposta do autor, os estudos de Bakhtin sobre cultura popular serão utilizados como referência. Com isso, a leitura da síncope não será apenas percebida como presença na narrativa de Lins, mas contextualizada de modo a estruturar a narrativa e percebe-la como integrante de uma forma de cultura de expressão artística do período figurado na ficção, revelando o ideal de resistência do sambaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALiteratura contemporâneaSambaNarrativaCultura popularSíncope e desvio: desde que o samba é samba de Paulo Linsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGABRIEL MARQUES MESSIAS.pdfapplication/pdf666715https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29156/1/GABRIEL%20MARQUES%20MESSIAS.pdf97eddf1b69b91cecb91e5a697238d526MD51TEXTGABRIEL MARQUES MESSIAS.pdf.txtGABRIEL MARQUES MESSIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain172698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29156/2/GABRIEL%20MARQUES%20MESSIAS.pdf.txt8b35d1fc98c3bffb7bb91ba22fe9ed8aMD52THUMBNAILGABRIEL MARQUES MESSIAS.pdf.jpgGABRIEL MARQUES MESSIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29156/3/GABRIEL%20MARQUES%20MESSIAS.pdf.jpg372864918e4d35fd9875a5c0ecf25c25MD53handle/291562023-08-30 13:05:33.356oai:repositorio.pucsp.br:handle/29156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-30T16:05:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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