Síncope e desvio: desde que o samba é samba de Paulo Lins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Gabriel Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29156
Resumo: A presente monografia analisa o romance Desde que o Samba é Samba de Paulo Lins na intenção de explorar e analisar na narrativa a presença da síncope, recurso rítmico que caracteriza o gênero musical que dá nome ao romance. O estudo será mediado por algumas relações com a história do samba e da cultura africana no Brasil, a partir da fundamentação crítica de autores como Nei Lopes, Antônio Risério e Terezinha Antonacci. A estreita relação do escritor Paulo Lins com o tema central da obra aponta caminhos para a apreensão das formas que o romance transita. A presença de uma bibliografia no final do livro dialoga com o fundo temático da obra e assume uma importância fundamental para sua leitura. Também, as relações literatura e a música a partir da ideia de malandragem são observadas a partir de pontos conceituais dos estudos de Antonio Candido e José Miguel Wisnik. Para compreensão do procedimento que faz da forma do livro parte da proposta do autor, os estudos de Bakhtin sobre cultura popular serão utilizados como referência. Com isso, a leitura da síncope não será apenas percebida como presença na narrativa de Lins, mas contextualizada de modo a estruturar a narrativa e percebe-la como integrante de uma forma de cultura de expressão artística do período figurado na ficção, revelando o ideal de resistência do samba
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