Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tineli, Cilene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239
Resumo: The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school culture
id PUC_SP-1_98e8ae9d97da48f5a17fed80c6eebe15
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16239
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria ReginaTineli, Cilene2016-04-28T20:57:02Z2007-09-012006-06-09Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school cultureOs pressupostos teóricos que embasam o presente estudo abordam o pensamento lógico como um dos processos mais importantes que ocorrem na formação da consciência. A escola é vista como um dos principais meios de transmissão da cultura historicamente construída pela humanidade. O estudo analisou como se apresenta o raciocínio lógico em quarenta e duas crianças provenientes de famílias de renda média e média-alta, com idades entre quatro, cinco e seis anos, que freqüentam uma pré-escola com projeto pedagógico de qualidade. Como instrumento, foram utilizadas provas silogísticas de aplicação individual. As respostas foram anotadas atribuindo-se pontos e as justificativas dadas às respostas consideradas corretas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostraram aumento na freqüência de acertos e de justificativas consideradas teóricas, acompanhando a faixa etária e a conseqüente progressão de série escolar da criança. A escolarização desempenha papel importante no desenvolvimento de formas lógicas de pensamento que dificilmente se desenvolveriam sem a cultura escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32450/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEducação infantilRaciocínio lógicoDesenvolvimento infantilPsicologia da criancaRaciocinio em criancasChildren educationLogical reasoningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALDesenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao Cilene Tineli.pdf.txtDissertacao Cilene Tineli.pdf.txtExtracted texttext/plain169958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/3/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.txtbcb9c10170e2fa056d5bf2ac44335ddcMD53ORIGINALDissertacao Cilene Tineli.pdfapplication/pdf1830544https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/1/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf4dc45b7db6b22f374c51874d81cd8f95MD51THUMBNAILDissertacao Cilene Tineli.pdf.jpgDissertacao Cilene Tineli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/2/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/162392022-04-27 15:40:17.067oai:repositorio.pucsp.br:handle/16239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
title Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
spellingShingle Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
Tineli, Cilene
Educação infantil
Raciocínio lógico
Desenvolvimento infantil
Psicologia da crianca
Raciocinio em criancas
Children education
Logical reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
title_full Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
title_fullStr Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
title_full_unstemmed Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
title_sort Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
author Tineli, Cilene
author_facet Tineli, Cilene
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tineli, Cilene
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Raciocínio lógico
Desenvolvimento infantil
Psicologia da crianca
Raciocinio em criancas
topic Educação infantil
Raciocínio lógico
Desenvolvimento infantil
Psicologia da crianca
Raciocinio em criancas
Children education
Logical reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Children education
Logical reasoning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school culture
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-09
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239
identifier_str_mv Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/3/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/1/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/2/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcb9c10170e2fa056d5bf2ac44335ddc
4dc45b7db6b22f374c51874d81cd8f95
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277857886633984