Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239 |
Resumo: | The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school culture |
id |
PUC_SP-1_98e8ae9d97da48f5a17fed80c6eebe15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16239 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria ReginaTineli, Cilene2016-04-28T20:57:02Z2007-09-012006-06-09Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school cultureOs pressupostos teóricos que embasam o presente estudo abordam o pensamento lógico como um dos processos mais importantes que ocorrem na formação da consciência. A escola é vista como um dos principais meios de transmissão da cultura historicamente construída pela humanidade. O estudo analisou como se apresenta o raciocínio lógico em quarenta e duas crianças provenientes de famílias de renda média e média-alta, com idades entre quatro, cinco e seis anos, que freqüentam uma pré-escola com projeto pedagógico de qualidade. Como instrumento, foram utilizadas provas silogísticas de aplicação individual. As respostas foram anotadas atribuindo-se pontos e as justificativas dadas às respostas consideradas corretas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostraram aumento na freqüência de acertos e de justificativas consideradas teóricas, acompanhando a faixa etária e a conseqüente progressão de série escolar da criança. A escolarização desempenha papel importante no desenvolvimento de formas lógicas de pensamento que dificilmente se desenvolveriam sem a cultura escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32450/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEducação infantilRaciocínio lógicoDesenvolvimento infantilPsicologia da criancaRaciocinio em criancasChildren educationLogical reasoningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALDesenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao Cilene Tineli.pdf.txtDissertacao Cilene Tineli.pdf.txtExtracted texttext/plain169958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/3/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.txtbcb9c10170e2fa056d5bf2ac44335ddcMD53ORIGINALDissertacao Cilene Tineli.pdfapplication/pdf1830544https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/1/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf4dc45b7db6b22f374c51874d81cd8f95MD51THUMBNAILDissertacao Cilene Tineli.pdf.jpgDissertacao Cilene Tineli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/2/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/162392022-04-27 15:40:17.067oai:repositorio.pucsp.br:handle/16239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
title |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
spellingShingle |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos Tineli, Cilene Educação infantil Raciocínio lógico Desenvolvimento infantil Psicologia da crianca Raciocinio em criancas Children education Logical reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
title_full |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
title_fullStr |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
title_sort |
Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos |
author |
Tineli, Cilene |
author_facet |
Tineli, Cilene |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tineli, Cilene |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Raciocínio lógico Desenvolvimento infantil Psicologia da crianca Raciocinio em criancas |
topic |
Educação infantil Raciocínio lógico Desenvolvimento infantil Psicologia da crianca Raciocinio em criancas Children education Logical reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children education Logical reasoning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school culture |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239 |
identifier_str_mv |
Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/3/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/1/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16239/2/Dissertacao%20Cilene%20Tineli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcb9c10170e2fa056d5bf2ac44335ddc 4dc45b7db6b22f374c51874d81cd8f95 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277857886633984 |