A influência de Michael (1975) na literatura e a discussão da distinção entre reforçamento positivo e negativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possmoser, Thalita Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30198
Resumo: A área de controle aversivo apresenta dificuldades quanto às suas definições. As relações comportamentais caracterizadas como aversiva são: o reforçamento negativo, punição positiva e punição negativa, excluindo apenas o reforçamento positivo. Mas o que difere reforçamento positivo de reforçamento negativo? Jack Michael, em seu artigo de 1975 identifica a ambiguidade presente na realização da classificação dos tipos de reforçamento e faz uma proposta de que as características positiva e negativa do reforçamento deveriam ser excluídas. O primeiro estudo do presente trabalho teve como objetivo verificar a influência de Michael (1975) a partir da identificação do artigo nas referências de trabalhos. Foram encontrados, utilizando a ferramenta do Google Acadêmico, 86 resultados, divididos em: 37 artigos, 16 livros, 13 teses ou dissertações, 8 citações, 4 resultados duplicados e 8 resultados inacessíveis. Os artigos foram classificados quanto ao autor, tipo de pesquisa, revista de publicação e ano de publicação. Verifica-se que no ano de 2006 houve um aumento abrupto de publicações que referenciavam este artigo, devido à publicação do texto: ―Positive and Negative Reinforcement: Should the Distinction Be Preserved?‖, de Baron e Galízio, no ano de 2005, que retomou e acrescentou argumentos contrários a distinção. A publicação deste artigo originou 10 publicações na seção ―In response‖, da revista The Behavior Analyst, incluindo réplicas de Baron e Galízio. A partir da identificação dos 10 artigos, o estudo dois teve como objetivo elencar os comentários de cada um dos artigos, estruturando e sintetizando a discussão entre os autores, para dar um panorama atual da discussão sobre a distinção. Observa-se que todos autores consideram a distinção dúbia. Entretanto, alguns autores apontam vantagens em fazer tal distinção, como por exemplo nas áreas relacionadas ao ensino e a aplicação
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