O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriela Sandes Borges de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19104
Resumo: This research aims to map the complexity of the dramaturgical’s creation process at the Juan José Campanella cinema. In this direction, his feature film The secret in their eyes – El secreto de sus ojos, co-written and directed by him, will be analyzed. The material of analisys, or documents of the process, will be: 1. different script versions; 2. decoupage of the final cut; 3. contents of the "extras" section at the commercial DVD; and 4. interviews and statements given by the author to the media in general and to the researcher, as well as members of the film artist crew. The methodology to be used is the Creation Process Criticism (Cecilia Almeida Salles), related to the study of the creative process, in which approach it is discussed as a network in permanent construction (second Pierre Musso's concept of network). In theoretical terms, the research’s approach will be transdisciplinary and based on the Semiotic of Culture, in dialog with the fields of Film Theory (David Bordwell, Ismail Xavier, Jean-Claude Carrière), Filmic Dramaturgy (Robert Mckee, Yves Lavandier, Syd Field, David Mamet) and the Cultural Métissage (François Laplantine, Serge Gruzinski, Jesús Martín-Barbero, Néstor Canclini and Amálio Pinheiro)
id PUC_SP-1_9a61d02dae3ee516dfb0aeb615535a7d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/19104
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Salles, Cecilia Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211177Z6Almeida, Gabriela Sandes Borges de2016-09-28T17:28:22Z2016-06-30Almeida, Gabriela Sandes Borges de. O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella. 2016. 123 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19104This research aims to map the complexity of the dramaturgical’s creation process at the Juan José Campanella cinema. In this direction, his feature film The secret in their eyes – El secreto de sus ojos, co-written and directed by him, will be analyzed. The material of analisys, or documents of the process, will be: 1. different script versions; 2. decoupage of the final cut; 3. contents of the "extras" section at the commercial DVD; and 4. interviews and statements given by the author to the media in general and to the researcher, as well as members of the film artist crew. The methodology to be used is the Creation Process Criticism (Cecilia Almeida Salles), related to the study of the creative process, in which approach it is discussed as a network in permanent construction (second Pierre Musso's concept of network). In theoretical terms, the research’s approach will be transdisciplinary and based on the Semiotic of Culture, in dialog with the fields of Film Theory (David Bordwell, Ismail Xavier, Jean-Claude Carrière), Filmic Dramaturgy (Robert Mckee, Yves Lavandier, Syd Field, David Mamet) and the Cultural Métissage (François Laplantine, Serge Gruzinski, Jesús Martín-Barbero, Néstor Canclini and Amálio Pinheiro)O presente trabalho é dedicado ao mapeamento do processo de criação da dramaturgia fílmica na obra de Juan José Campanella, tendo como foco o trabalho desenvolvido no filme O segredo dos seus olhos (2010). Para tanto, serão analisados documentos de processo do co-escritos e dirigidos por Campanella, segundo: 1. diferentes tratamentos de roteiro; 2. decupagem do corte final de montagem (versão que foi a público); 3. comentários na seção “extras” do DVD comercial; e 4. Entrevistas e depoimentos dados à mídia em geral, desde o lançamento dos filmes, e à pesquisadora, em agosto de 2012 e abril de 2016, tanto pelo autor, quanto por integrantes da equipe artística que com ele trabalhou para a realização da obra. A metodologia a ser utilizada é a da Crítica de Processo de Criação, com base no pensamento desenvolvido por Cecilia Almeida Salles, inserido na discussão do processo criativo como rede em permanente construção. Em termos teóricos, a abordagem da investigação será transdisciplinar, estabelendo como base a Semiótica da Cultura, em diálogo com os campos do Cinema (David Bordwell, Ismail Xavier, Jean-Claude Carrière) e da Dramaturgia Fílmica (Robert Mckee, Yves Lavandier, Syd Field, David Mamet), e diálogo com o conceito de Mestiçagem Cultural (François Laplantine, Serge Gruzinski, Jesús Martín-Barbero, Néstor Canclini and Amálio Pinheiro)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39794/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCrítica de processo de criaçãoCinema industrialDramaturgia fílmicaCreation Process CriticismIndustrial cinemaFilmic dramaturgyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanellainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGabriela Sandes Borges de Almeida.pdf.txtGabriela Sandes Borges de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain268702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/4/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf.txted8309c3dca8602d437405816e16e1c3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALGabriela Sandes Borges de Almeida.pdfGabriela Sandes Borges de Almeida.pdfapplication/pdf9180771https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/2/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdfa057ae1e727e2c11c77f57b3aad7786dMD52THUMBNAILGabriela Sandes Borges de Almeida.pdf.jpgGabriela Sandes Borges de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3138https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/3/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf.jpg7fed0e123ba35bb05e919992ece88d82MD53handle/191042022-04-28 16:50:11.076oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T19:50:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
title O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
spellingShingle O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
Almeida, Gabriela Sandes Borges de
Crítica de processo de criação
Cinema industrial
Dramaturgia fílmica
Creation Process Criticism
Industrial cinema
Filmic dramaturgy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
title_full O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
title_fullStr O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
title_full_unstemmed O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
title_sort O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella
author Almeida, Gabriela Sandes Borges de
author_facet Almeida, Gabriela Sandes Borges de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Cecilia Almeida
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211177Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gabriela Sandes Borges de
contributor_str_mv Salles, Cecilia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica de processo de criação
Cinema industrial
Dramaturgia fílmica
Creation Process Criticism
Industrial cinema
Filmic dramaturgy
topic Crítica de processo de criação
Cinema industrial
Dramaturgia fílmica
Creation Process Criticism
Industrial cinema
Filmic dramaturgy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to map the complexity of the dramaturgical’s creation process at the Juan José Campanella cinema. In this direction, his feature film The secret in their eyes – El secreto de sus ojos, co-written and directed by him, will be analyzed. The material of analisys, or documents of the process, will be: 1. different script versions; 2. decoupage of the final cut; 3. contents of the "extras" section at the commercial DVD; and 4. interviews and statements given by the author to the media in general and to the researcher, as well as members of the film artist crew. The methodology to be used is the Creation Process Criticism (Cecilia Almeida Salles), related to the study of the creative process, in which approach it is discussed as a network in permanent construction (second Pierre Musso's concept of network). In theoretical terms, the research’s approach will be transdisciplinary and based on the Semiotic of Culture, in dialog with the fields of Film Theory (David Bordwell, Ismail Xavier, Jean-Claude Carrière), Filmic Dramaturgy (Robert Mckee, Yves Lavandier, Syd Field, David Mamet) and the Cultural Métissage (François Laplantine, Serge Gruzinski, Jesús Martín-Barbero, Néstor Canclini and Amálio Pinheiro)
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-28T17:28:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Gabriela Sandes Borges de. O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella. 2016. 123 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19104
identifier_str_mv Almeida, Gabriela Sandes Borges de. O processo de criação da dramaturgia no cinema industrial mestiço – o caso de Juan José Campanella. 2016. 123 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/4/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/2/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19104/3/Gabriela%20Sandes%20Borges%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed8309c3dca8602d437405816e16e1c3
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
a057ae1e727e2c11c77f57b3aad7786d
7fed0e123ba35bb05e919992ece88d82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277843659554816