A dramaturgia como ferramenta de análise fílmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyrio, Roberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4754
Resumo: Esta pesquisa pretende demonstrar como instrumentos da dramaturgia do cinema e alguns instrumentos da narratologia podem contribuir com a análise fílmica. Será feita uma revisão da evolução histórica e serão definidos os principais conceitos da dramaturgia, desde Platão e Aristóteles até as formulações mais recentes da narratologia. Desta revisão resultará um conjunto de princípios e conceitos da dramaturgia e da narratologia validados pelo uso corrente por parte dos autores de narrativas como ferramentas para sua composição. Também será feita uma síntese histórica e conceitual da análise fílmica, desde a sua constituição como atividade acadêmica, na França dos anos sessenta, até os dias de hoje. Serão analisadas duas de suas principais vertentes, uma francófona, cujas principais referências serão as obras de Raymond Bellour e Jacques Aumont em parceria com Michel Marie, e a outra, anglófona, estruturada a partir dos estudos recentes de David Bordwell. Os resultados desta análise serão depois confrontados com as propostas metodológicas desenvolvidas no Laboratório de Análise fílmica da FACOM/UFBA, onde este trabalho tem origem. De posse dos princípios da dramaturgia e das formulações da análise fílmica, a tese será concluída com a demonstração prática da funcionalidade da dramaturgia como ferramenta de análise das narrativas audiovisuais de ficção, com sua aplicação em três filmes escritos pelo roteirista Charlie Kaufman: Adaptação (Adaptation, EUA, 2002), Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich, EUA, 1999) e Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004).
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Serão analisadas duas de suas principais vertentes, uma francófona, cujas principais referências serão as obras de Raymond Bellour e Jacques Aumont em parceria com Michel Marie, e a outra, anglófona, estruturada a partir dos estudos recentes de David Bordwell. Os resultados desta análise serão depois confrontados com as propostas metodológicas desenvolvidas no Laboratório de Análise fílmica da FACOM/UFBA, onde este trabalho tem origem. 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