O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503 |
Resumo: | This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skills |
id |
PUC_SP-1_9c9d006fd8f634c8b7c5bb44376eece7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13503 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Magalhães, Maria Cecilia Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218009Y6Costa, Rosângela de Almeida2016-04-28T18:22:17Z2011-06-222011-05-23Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skillsEsta pesquisa está inserido na Linguistica Aplicada, compreendida com base nas discussões de Liberali (2006), em que a organização da linguagem pode oferecer ferramentas para que pesquisadores organizem contextos de formação e pesquisa, para entender e transformar conceitos e práticas didáticas, com base em questões históricas, políticas e sociais. Tem como objetivo analisar o papel do Supervisor Escolar no contexto de formação continua do coordenador pedagógico, com foco na compreensão e transformação dos modos como leitura e escrita são enfocadas em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. Mais especificamente, está voltado à compreensão dos sentidos e significados dos Supervisores Escolares sobre seus papéis nas discussões em contextos de formação continua. Está apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, que compreende que a constituição do sujeito se da na relação com outros em um contexto no qual colaboração e contradição são centrais, considerando as relações sociais deste sujeito, tendo como referência Vygotsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), BakhtinNolochinov (1929/1999), bem como nas discussões teórico-metodológicas da pesquisa critica de colaboração de Magalhães (2010 e prelo) sobre colaboração critica que objetiva a análise das práticas realizadas para transformar as ações de maneira critica e colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma unidade escolar pública da periferia do Municipio. A produção de dados foi conduzida por meio de gravações em áudio e video e em entrevistas e sessões de discussão (sessões reflexivas) e de questionários. A análise dos dados foi conduzida para a compreensão do contexto de produção e das escolhas lexicais na análise do conteúdo temático, plano geral do texto, análise de turnos para a compreensão das organizações da linguagem no estabelecimento da colaboração critica e na produção de novos significados sobre leitura e escritaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30187/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPesquisa crítica de colaboraçãoSupervisão escolarFormação contínua de educadoresCollaboration scientific researchSchool supervisionTeachers continuous educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRosangela de Almeida Costa.pdf.txtRosangela de Almeida Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain195897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/3/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.txtcc468b813dca8636917d87b6fa3fee9aMD53ORIGINALRosangela de Almeida Costa.pdfapplication/pdf2273639https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/1/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf01e0c4b169d6a62bcb2ec1d5dd3b7829MD51THUMBNAILRosangela de Almeida Costa.pdf.jpgRosangela de Almeida Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/2/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/135032022-04-28 10:45:30.312oai:repositorio.pucsp.br:handle/13503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
title |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
spellingShingle |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita Costa, Rosângela de Almeida Pesquisa crítica de colaboração Supervisão escolar Formação contínua de educadores Collaboration scientific research School supervision Teachers continuous education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
title_full |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
title_fullStr |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
title_sort |
O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita |
author |
Costa, Rosângela de Almeida |
author_facet |
Costa, Rosângela de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Cecilia Camargo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218009Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosângela de Almeida |
contributor_str_mv |
Magalhães, Maria Cecilia Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa crítica de colaboração Supervisão escolar Formação contínua de educadores |
topic |
Pesquisa crítica de colaboração Supervisão escolar Formação contínua de educadores Collaboration scientific research School supervision Teachers continuous education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaboration scientific research School supervision Teachers continuous education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skills |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503 |
identifier_str_mv |
Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/3/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/1/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/2/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc468b813dca8636917d87b6fa3fee9a 01e0c4b169d6a62bcb2ec1d5dd3b7829 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277777434640384 |