O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosângela de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503
Resumo: This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skills
id PUC_SP-1_9c9d006fd8f634c8b7c5bb44376eece7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13503
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Magalhães, Maria Cecilia Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218009Y6Costa, Rosângela de Almeida2016-04-28T18:22:17Z2011-06-222011-05-23Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skillsEsta pesquisa está inserido na Linguistica Aplicada, compreendida com base nas discussões de Liberali (2006), em que a organização da linguagem pode oferecer ferramentas para que pesquisadores organizem contextos de formação e pesquisa, para entender e transformar conceitos e práticas didáticas, com base em questões históricas, políticas e sociais. Tem como objetivo analisar o papel do Supervisor Escolar no contexto de formação continua do coordenador pedagógico, com foco na compreensão e transformação dos modos como leitura e escrita são enfocadas em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. Mais especificamente, está voltado à compreensão dos sentidos e significados dos Supervisores Escolares sobre seus papéis nas discussões em contextos de formação continua. Está apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, que compreende que a constituição do sujeito se da na relação com outros em um contexto no qual colaboração e contradição são centrais, considerando as relações sociais deste sujeito, tendo como referência Vygotsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), BakhtinNolochinov (1929/1999), bem como nas discussões teórico-metodológicas da pesquisa critica de colaboração de Magalhães (2010 e prelo) sobre colaboração critica que objetiva a análise das práticas realizadas para transformar as ações de maneira critica e colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma unidade escolar pública da periferia do Municipio. A produção de dados foi conduzida por meio de gravações em áudio e video e em entrevistas e sessões de discussão (sessões reflexivas) e de questionários. A análise dos dados foi conduzida para a compreensão do contexto de produção e das escolhas lexicais na análise do conteúdo temático, plano geral do texto, análise de turnos para a compreensão das organizações da linguagem no estabelecimento da colaboração critica e na produção de novos significados sobre leitura e escritaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30187/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPesquisa crítica de colaboraçãoSupervisão escolarFormação contínua de educadoresCollaboration scientific researchSchool supervisionTeachers continuous educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRosangela de Almeida Costa.pdf.txtRosangela de Almeida Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain195897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/3/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.txtcc468b813dca8636917d87b6fa3fee9aMD53ORIGINALRosangela de Almeida Costa.pdfapplication/pdf2273639https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/1/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf01e0c4b169d6a62bcb2ec1d5dd3b7829MD51THUMBNAILRosangela de Almeida Costa.pdf.jpgRosangela de Almeida Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/2/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/135032022-04-28 10:45:30.312oai:repositorio.pucsp.br:handle/13503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
title O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
spellingShingle O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
Costa, Rosângela de Almeida
Pesquisa crítica de colaboração
Supervisão escolar
Formação contínua de educadores
Collaboration scientific research
School supervision
Teachers continuous education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
title_full O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
title_fullStr O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
title_full_unstemmed O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
title_sort O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita
author Costa, Rosângela de Almeida
author_facet Costa, Rosângela de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Maria Cecilia Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218009Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosângela de Almeida
contributor_str_mv Magalhães, Maria Cecilia Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa crítica de colaboração
Supervisão escolar
Formação contínua de educadores
topic Pesquisa crítica de colaboração
Supervisão escolar
Formação contínua de educadores
Collaboration scientific research
School supervision
Teachers continuous education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaboration scientific research
School supervision
Teachers continuous education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This project is about Aplicated Linguistics, following Liberali (2006) in which language organization provides the researching tools to understand and transform didactic concepts and practices, according with historical, politic and social questions. The goal is to analyze the work of the School Supervisor at the pedagogic coordination intending to the comprehension of the reading and writing skills in the public school. It s based on the Social-Historical-Cultural Theory, following Vygostsky (1930/1999, 1930/2000, 1931/1995, 1987, 1934/2001), Leontiev (1977), Bakhtin/ Volochinov (1929/1999) and the Magalhães (2010) discussions of critical collaboration. The research has been done in a public school in the periphery of São Paulo City. The production is composed by audio and video files of interviews and questionnaires. The analysis has been conducted intending to understand the context of lexical and theme organization and the production of new meanings of writing and reading skills
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503
identifier_str_mv Costa, Rosângela de Almeida. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/3/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/1/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13503/2/Rosangela%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc468b813dca8636917d87b6fa3fee9a
01e0c4b169d6a62bcb2ec1d5dd3b7829
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277777434640384