Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra Santella de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Cristina Rosa David Pereira da, Liberali, Fernanda Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204
Resumo: Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa.  As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.
id UFS-3_87aa092692c0d7d8959f7e9b801556ae
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14204
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spacesFormación continua en la escuela y el papel del gerente en la construcción de espacios de colaboración críticosA formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração críticaContinuous educationCritical collaborationSchool managementColaboración críticaFormación continuaGestión escolarColaboração críticaFormação contínuaGestão escolarEste artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa.  As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.This article approaches the importance of the continued formation for both teachers and pedagogical coordinators, taking as reference the critic collaborative proposal, through the experiences lived by researchers in private and municipal institutions in São Paulo and the  report from professional masters in education’s research. Our target is to comprehend the importance of the manager’s role in a continued formation teachers and pedagogical coordinators. The studies are based on the central concepts of Social-Hystorical-Activity Theory and over the critic collaborative perspective. The researchers’ actions were done by of means of Critic of Collaboration Research Methodology, considering the intentional transformation of contexts and participants. The collection and production of data happened by means of watching the researchers’ participants during the formative process. The results indicate the importance of promoting the critic collaborative process in privileged environment of continued formation to articulate the actions to transform the practice.Este artículo aborda la importancia de la educación continua para docentes y coordinadores pedagógicos, tomando como referencia la propuesta de colaboración crítica, a través de las experiencias de los investigadores en las redes privadas y municipales de São Paulo y el informe de investigación del Máster Profesional en Educación. Nuestro objetivo es comprender la importancia del papel de gerente-entrenador en la formación continua de docentes y coordinadores pedagógicos. Los estudios se basan en los conceptos centrales de la teoría de la actividad socio-histórica-cultural y la formación continua desde una perspectiva crítica y colaborativa. Las acciones de los investigadores se llevaron a cabo a través de la metodología de la Investigación de Colaboración Crítica, considerando la transformación intencional de contextos y participantes. La recolección y producción de datos se realizó a través de la observación participante por parte de los investigadores durante el proceso de capacitación. Los resultados apuntan a la importancia de promover el proceso crítico-colaborativo en un espacio privilegiado en la educación continua para articular acciones para transformar la práctica.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1420410.20952/revtee.v14i33.14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e142042358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/12044https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/13352Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Sandra Santella deSilva, Cristina Rosa David Pereira da Liberali, Fernanda Coelho2022-12-18T22:54:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14204Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-18T22:54:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
Formación continua en la escuela y el papel del gerente en la construcción de espacios de colaboración críticos
A formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração crítica
title Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
spellingShingle Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
Sousa, Sandra Santella de
Continuous education
Critical collaboration
School management
Colaboración crítica
Formación continua
Gestión escolar
Colaboração crítica
Formação contínua
Gestão escolar
title_short Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
title_full Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
title_fullStr Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
title_full_unstemmed Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
title_sort Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
author Sousa, Sandra Santella de
author_facet Sousa, Sandra Santella de
Silva, Cristina Rosa David Pereira da
Liberali, Fernanda Coelho
author_role author
author2 Silva, Cristina Rosa David Pereira da
Liberali, Fernanda Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sandra Santella de
Silva, Cristina Rosa David Pereira da
Liberali, Fernanda Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Continuous education
Critical collaboration
School management
Colaboración crítica
Formación continua
Gestión escolar
Colaboração crítica
Formação contínua
Gestão escolar
topic Continuous education
Critical collaboration
School management
Colaboración crítica
Formación continua
Gestión escolar
Colaboração crítica
Formação contínua
Gestão escolar
description Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa.  As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204
10.20952/revtee.v14i33.14204
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.14204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/12044
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/13352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14204
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183292448768