Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204 |
Resumo: | Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa. As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática. |
id |
UFS-3_87aa092692c0d7d8959f7e9b801556ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14204 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spacesFormación continua en la escuela y el papel del gerente en la construcción de espacios de colaboración críticosA formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração críticaContinuous educationCritical collaborationSchool managementColaboración críticaFormación continuaGestión escolarColaboração críticaFormação contínuaGestão escolarEste artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa. As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.This article approaches the importance of the continued formation for both teachers and pedagogical coordinators, taking as reference the critic collaborative proposal, through the experiences lived by researchers in private and municipal institutions in São Paulo and the report from professional masters in education’s research. Our target is to comprehend the importance of the manager’s role in a continued formation teachers and pedagogical coordinators. The studies are based on the central concepts of Social-Hystorical-Activity Theory and over the critic collaborative perspective. The researchers’ actions were done by of means of Critic of Collaboration Research Methodology, considering the intentional transformation of contexts and participants. The collection and production of data happened by means of watching the researchers’ participants during the formative process. The results indicate the importance of promoting the critic collaborative process in privileged environment of continued formation to articulate the actions to transform the practice.Este artículo aborda la importancia de la educación continua para docentes y coordinadores pedagógicos, tomando como referencia la propuesta de colaboración crítica, a través de las experiencias de los investigadores en las redes privadas y municipales de São Paulo y el informe de investigación del Máster Profesional en Educación. Nuestro objetivo es comprender la importancia del papel de gerente-entrenador en la formación continua de docentes y coordinadores pedagógicos. Los estudios se basan en los conceptos centrales de la teoría de la actividad socio-histórica-cultural y la formación continua desde una perspectiva crítica y colaborativa. Las acciones de los investigadores se llevaron a cabo a través de la metodología de la Investigación de Colaboración Crítica, considerando la transformación intencional de contextos y participantes. La recolección y producción de datos se realizó a través de la observación participante por parte de los investigadores durante el proceso de capacitación. Los resultados apuntan a la importancia de promover el proceso crítico-colaborativo en un espacio privilegiado en la educación continua para articular acciones para transformar la práctica.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1420410.20952/revtee.v14i33.14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e142042358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/12044https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/13352Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Sandra Santella deSilva, Cristina Rosa David Pereira da Liberali, Fernanda Coelho2022-12-18T22:54:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14204Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-18T22:54:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces Formación continua en la escuela y el papel del gerente en la construcción de espacios de colaboración críticos A formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração crítica |
title |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
spellingShingle |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces Sousa, Sandra Santella de Continuous education Critical collaboration School management Colaboración crítica Formación continua Gestión escolar Colaboração crítica Formação contínua Gestão escolar |
title_short |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
title_full |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
title_fullStr |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
title_full_unstemmed |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
title_sort |
Continuous training in school and the manager's role in the construction of critical collaboration spaces |
author |
Sousa, Sandra Santella de |
author_facet |
Sousa, Sandra Santella de Silva, Cristina Rosa David Pereira da Liberali, Fernanda Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristina Rosa David Pereira da Liberali, Fernanda Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sandra Santella de Silva, Cristina Rosa David Pereira da Liberali, Fernanda Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuous education Critical collaboration School management Colaboración crítica Formación continua Gestión escolar Colaboração crítica Formação contínua Gestão escolar |
topic |
Continuous education Critical collaboration School management Colaboración crítica Formación continua Gestión escolar Colaboração crítica Formação contínua Gestão escolar |
description |
Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa. As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204 10.20952/revtee.v14i33.14204 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.14204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/12044 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14204/13352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14204 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14204 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183292448768 |