Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278 |
Resumo: | This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research development |
id |
PUC_SP-1_9e7b5e2a49d6ceb3625946c273187c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11278 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bongiovanni, Vincenzohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131649Z7Santos, Jefferson Almeida2016-04-27T16:58:31Z2008-01-172007-11-06Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research developmentEsta pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de capacitação em Geometria para o professor de Matemática, na qual o mesmo possa tomar contato com resultados de pesquisas sobre o ensino de geometria, refletir sobre a sua prática em sala de aula e trocar experiências com outros professores, utilizando-se, para isso, de uma plataforma de educação a distância chamada Moodle. Para tanto, concebemos e implementamos um curso Tópicos de Geometria que foi composto de cinco encontros virtuais e dois presenciais, onde abordamos conteúdos de Geometria, por meio da leitura de fragmentos dos trabalhos de autores como Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady e Bernard Parsysz. Fundamentamos nosso estudo nas relações existentes entre interação, mediação e trabalho colaborativo, compreendendo a utilização de estratégias específicas de mediação pedagógica de um grupo de 20 professores da rede pública estadual de ensino. Desse grupo, selecionamos 05 sujeitos que foram monitorados e acompanhados durante os encontros. As análises qualitativas foram realizadas a partir das interações e das atividades criadas e desenvolvidas nos encontros realizados no ambiente de fórum do Moodle e apontam para uma nova postura dos professores frente às atividades a serem desenvolvidas com seus alunos posteriormente. Concluímos que o acesso dos professores aos computadores e à Internet, a parceria entre pesquisadores e instituições de ensino, intercalar os encontros a distância com momentos presenciais para reflexão e a escolha de se trabalhar com temas de pesquisas e não com conteúdos específicos foram fatores fundamentais no desenvolvimento desta pesquisaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23444/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFormação continuadaTrabalho colaborativoGeometriaEducacao continuadaEnsino a distanciaProfessores de ensino medio -- Formacao profissionalDistance educationInteractionMoodleContinued studiesCollaborative workGeometryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFormação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJefferson Almeida Santos.pdf.txtJefferson Almeida Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain308004https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/3/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.txt9f512ddbc8a1ce5797cb4c2f5246616dMD53ORIGINALJefferson Almeida Santos.pdfapplication/pdf2480260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/1/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf4ed288af5dfbe5b1834bf831fba4cb9eMD51THUMBNAILJefferson Almeida Santos.pdf.jpgJefferson Almeida Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/2/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112782022-04-28 06:01:42.489oai:repositorio.pucsp.br:handle/11278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:01:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
title |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
spellingShingle |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio Santos, Jefferson Almeida Formação continuada Trabalho colaborativo Geometria Educacao continuada Ensino a distancia Professores de ensino medio -- Formacao profissional Distance education Interaction Moodle Continued studies Collaborative work Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
title_full |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
title_fullStr |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
title_sort |
Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio |
author |
Santos, Jefferson Almeida |
author_facet |
Santos, Jefferson Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bongiovanni, Vincenzo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131649Z7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jefferson Almeida |
contributor_str_mv |
Bongiovanni, Vincenzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Trabalho colaborativo Geometria Educacao continuada Ensino a distancia Professores de ensino medio -- Formacao profissional |
topic |
Formação continuada Trabalho colaborativo Geometria Educacao continuada Ensino a distancia Professores de ensino medio -- Formacao profissional Distance education Interaction Moodle Continued studies Collaborative work Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Interaction Moodle Continued studies Collaborative work Geometry |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research development |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-01-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278 |
identifier_str_mv |
Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/3/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/1/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/2/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f512ddbc8a1ce5797cb4c2f5246616d 4ed288af5dfbe5b1834bf831fba4cb9e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796199610384384 |