Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jefferson Almeida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278
Resumo: This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research development
id PUC_SP-1_9e7b5e2a49d6ceb3625946c273187c95
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11278
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bongiovanni, Vincenzohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131649Z7Santos, Jefferson Almeida2016-04-27T16:58:31Z2008-01-172007-11-06Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research developmentEsta pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de capacitação em Geometria para o professor de Matemática, na qual o mesmo possa tomar contato com resultados de pesquisas sobre o ensino de geometria, refletir sobre a sua prática em sala de aula e trocar experiências com outros professores, utilizando-se, para isso, de uma plataforma de educação a distância chamada Moodle. Para tanto, concebemos e implementamos um curso Tópicos de Geometria que foi composto de cinco encontros virtuais e dois presenciais, onde abordamos conteúdos de Geometria, por meio da leitura de fragmentos dos trabalhos de autores como Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady e Bernard Parsysz. Fundamentamos nosso estudo nas relações existentes entre interação, mediação e trabalho colaborativo, compreendendo a utilização de estratégias específicas de mediação pedagógica de um grupo de 20 professores da rede pública estadual de ensino. Desse grupo, selecionamos 05 sujeitos que foram monitorados e acompanhados durante os encontros. As análises qualitativas foram realizadas a partir das interações e das atividades criadas e desenvolvidas nos encontros realizados no ambiente de fórum do Moodle e apontam para uma nova postura dos professores frente às atividades a serem desenvolvidas com seus alunos posteriormente. Concluímos que o acesso dos professores aos computadores e à Internet, a parceria entre pesquisadores e instituições de ensino, intercalar os encontros a distância com momentos presenciais para reflexão e a escolha de se trabalhar com temas de pesquisas e não com conteúdos específicos foram fatores fundamentais no desenvolvimento desta pesquisaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23444/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFormação continuadaTrabalho colaborativoGeometriaEducacao continuadaEnsino a distanciaProfessores de ensino medio -- Formacao profissionalDistance educationInteractionMoodleContinued studiesCollaborative workGeometryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFormação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJefferson Almeida Santos.pdf.txtJefferson Almeida Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain308004https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/3/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.txt9f512ddbc8a1ce5797cb4c2f5246616dMD53ORIGINALJefferson Almeida Santos.pdfapplication/pdf2480260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/1/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf4ed288af5dfbe5b1834bf831fba4cb9eMD51THUMBNAILJefferson Almeida Santos.pdf.jpgJefferson Almeida Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/2/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112782022-04-28 06:01:42.489oai:repositorio.pucsp.br:handle/11278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:01:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
title Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
spellingShingle Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
Santos, Jefferson Almeida
Formação continuada
Trabalho colaborativo
Geometria
Educacao continuada
Ensino a distancia
Professores de ensino medio -- Formacao profissional
Distance education
Interaction
Moodle
Continued studies
Collaborative work
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
title_full Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
title_fullStr Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
title_full_unstemmed Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
title_sort Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio
author Santos, Jefferson Almeida
author_facet Santos, Jefferson Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131649Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jefferson Almeida
contributor_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Trabalho colaborativo
Geometria
Educacao continuada
Ensino a distancia
Professores de ensino medio -- Formacao profissional
topic Formação continuada
Trabalho colaborativo
Geometria
Educacao continuada
Ensino a distancia
Professores de ensino medio -- Formacao profissional
Distance education
Interaction
Moodle
Continued studies
Collaborative work
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Interaction
Moodle
Continued studies
Collaborative work
Geometry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research is due to introduce a persuade proposal in Geometry to Math teachers, in which they can be in contact with researches results about Geometry learning, to think about their classroom practical and change experiences with other teachers, by using, to that, a distance educational platform called Moodle. To this, we have gotten and we have implemented a course Geometry Topics , that had five virtual meetings and two attendance meetings where we have talked about Geometry contents, by reading texts fragments of authors like Marc Rogalski, Aline Robert, Raymond Duval, Régine Douady and Bernard Parsysz. The quantitative analysis was taken from the interactions and created and developed activities during the meetings in the Moodle forum ambient, and they had pointed to a new teachers attitude about the activities that have to be developed with their students, after this. We have concluded that the Internet and computers teachers´ access, the partnership between researchers and educational institutions, to mix the distance meetings with attendance moments to reflect about, and the choose of working with researches subjects and not with specifical contents were elementaru facts in this research development
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-06
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278
identifier_str_mv Santos, Jefferson Almeida. Formação continuada de professores em geometria por meio de uma plataforma de educação a distância: uma experiência com professores de ensino médio. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/3/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/1/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11278/2/Jefferson%20Almeida%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f512ddbc8a1ce5797cb4c2f5246616d
4ed288af5dfbe5b1834bf831fba4cb9e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796199610384384