Aplicação e-lerarning em geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1364
Resumo: Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
id RCAP_78917c530fe900fcf54f12fb4dbf7c37
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação e-lerarning em geometria descritivaElearningEnsino a distânciaEnsino das matemáticasEnsino virtualPlataforma MoodleGeometria descritivaDescriptive geometryDistance educationMoodleDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade AbertaO Ensino a Distância e, em particular, o e-Learning têm vindo a constituir alternativas ou complementos ao ensino tradicional. A substituição da sala de aula e dos horários rígido por um espaço indefinido com horário flexível, de facto, veio possibilitar o início, a continuação ou a conclusão de estudos que de forma clássica seriam impossíveis ou, pelo menos, mais penosos. Muitas áreas do conhecimento, como as Línguas e Literatura ou mesmo a Matemática, podem integrar-se, de forma relativamente fácil, neste modelo de aprendizagem. No entanto, no que respeita à Geometria Descritiva, uma disciplina tradicionalmente de apreciável complexidade, a situação não se mostrou pacífica – como demonstrar o funcionamento de um processo de representação bidimensional de formas tridimensionais, que se situam no espaço? Apesar de existir software didáctico de qualidade, existem perfis de alunos que encontram dificuldade em lidar com ilustrações, mesmo que em perspectivas muito próximas da realidade. É neste âmbito, que esta dissertação desenvolve um modelo de Ensino a Distância (ou mesmo misto, o b-Learning) em que a construção e manipulação de Modelos constitui a principal via de aprendizagem do aluno relativamente a esta disciplina. A possibilidade de manipulação, que se concebeu e disponibiliza, associada às características social e construtivista da plataforma Moodle (onde foi implementada esta metodologia), contribui para um maior envolvimento do aluno no seu próprio processo de ensino-aprendizagem: as orientações apresentadas nos sucessivos documentos permitem-lhe observar, analisar, inferir e chegar às conclusões daquilo que lhe é apresentado, invariavelmente, de forma bidimensional.Distance Education and e-Learning, in particular, became alternatives or complementation to traditional teaching. Substituting classroom and fixed schedules by an undefined place and time flexible, made possible the beginning and conclusion of studies that through classic ways would not be so efficient, impossible or, at least, more laborious. Many areas of knowledge, as Languages and Literature or Mathematics, can be easily adapted to e-Learning models. However, for Descriptive Geometry studies and learning the process can not be so standard – how to demonstrate the functioning of a process of bi-dimensional representation of three-dimensional forms, that if point out in the space? Although there is some educational software available, general pupils’ profiles find difficulty in dealing with illustrations, even as perspectives close to reality. It is within this scope, that this dissertation develops a model of Education (or in the distance exactly mixing, b-Learning) where the construction and manipulation of Models is one of the main ways of learning Descriptive Geometry. The manipulation possibilities developed here, side by side the social and constructivist characteristics of the Moodle platform (where the methodology developed here has been implemented), contributes for a bigger involvement of pupils in their proper process of teach-learning: orientations and advises presented in successive documents allow the observation and analysis towards the right conclusions, even of course, invariably, through a bi-dimensional image.Ribeiro, Carlos TavaresRepositório AbertoRusso, José Manuel Gonçalves Moutinho2009-07-11T16:36:37Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6.173.665 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:13.729192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
title Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
spellingShingle Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho
Elearning
Ensino a distância
Ensino das matemáticas
Ensino virtual
Plataforma Moodle
Geometria descritiva
Descriptive geometry
Distance education
Moodle
title_short Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
title_full Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
title_fullStr Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
title_full_unstemmed Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
title_sort Aplicação e-lerarning em geometria descritiva
author Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho
author_facet Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Tavares
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Ensino a distância
Ensino das matemáticas
Ensino virtual
Plataforma Moodle
Geometria descritiva
Descriptive geometry
Distance education
Moodle
topic Elearning
Ensino a distância
Ensino das matemáticas
Ensino virtual
Plataforma Moodle
Geometria descritiva
Descriptive geometry
Distance education
Moodle
description Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-07-11T16:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1364
url http://hdl.handle.net/10400.2/1364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6.173.665 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134998252486656