Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Lucas Felipe da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533
Resumo: The present study aimed to investigate the effect of convergent control of vocal echoic and tactful responses on the performance of a non-verbal task specified in a rule, in a condition of delay between the presentation of the rule and the opportunity to respond. Participants were exposed to three phases: (1) baseline follow-up of instructions on delayed opportunity for response (DOR); (2) training the components and control of sound stimuli on the tact and echoic verbal responses involved in convergent control (Joint Control); and (3) test of convergent control of echoic and tact responses (Joint Control) on the emission of the nonverbal response specified in the rule, when there is a delay between the presentation of the rule and the opportunity to follow the instruction. For none of the three participants, a correlation was observed between the vocal responses emitted during the interval between the presentation of the instruction and the opportunity to respond. Variables involved in the results found, comparisons with studies in DOR and Joint Control and possible methodological changes for future research were discussed
id PUC_SP-1_a046057043e6004158c6efe37067720c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29533
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Paola Esposito de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/8011068111808610http://lattes.cnpq.br/8209946311559682Fernandes, Lucas Felipe da Silva2022-11-03T18:39:22Z2022-11-03T18:39:22Z2022-09-20Fernandes, Lucas Felipe da Silva. Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533The present study aimed to investigate the effect of convergent control of vocal echoic and tactful responses on the performance of a non-verbal task specified in a rule, in a condition of delay between the presentation of the rule and the opportunity to respond. Participants were exposed to three phases: (1) baseline follow-up of instructions on delayed opportunity for response (DOR); (2) training the components and control of sound stimuli on the tact and echoic verbal responses involved in convergent control (Joint Control); and (3) test of convergent control of echoic and tact responses (Joint Control) on the emission of the nonverbal response specified in the rule, when there is a delay between the presentation of the rule and the opportunity to follow the instruction. For none of the three participants, a correlation was observed between the vocal responses emitted during the interval between the presentation of the instruction and the opportunity to respond. Variables involved in the results found, comparisons with studies in DOR and Joint Control and possible methodological changes for future research were discussedO presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do controle convergente de respostas vocais ecoicas e de tato sobre a realização de uma tarefa não-verbal especificada em uma regra, em uma condição de atraso entre a apresentação da regra e a oportunidade para responder. Os participantes foram expostos a três fases: (1) linha de base do seguimento de instruções em oportunidade atrasada para resposta (OAR); (2) treino dos componentes e do controle de estímulos sonoros sobre as respostas verbais de tato e ecoico, envolvidas no controle convergente (Joint Control); e (3) teste do controle convergente das respostas ecoicas e de tato (Joint Control) sobre a emissão da resposta não-verbal especificada na regra, quando há atraso entre a apresentação da regra e a oportunidade de seguir a instrução. Para nenhum dos três participantes foi observada correlação entre as respostas vocais emitidas durante o intervalo entre a apresentação da instrução e a oportunidade de resposta. Variáveis implicadas nos resultados encontrados, comparações com estudos em OAR e Joint Control e possíveis mudanças metodológicas para pesquisas futuras foram discutidasporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALComportamento governado verbalmenteOportunidade atrasada para responderJoint ControlVerbally governed behaviorDelayed opportunity for responseJoint ControlEfeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em criançasEffects of self-verbalization and blocking on verbally governed behavior with delayed opportunity for response in childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLucas Felipe da Silva Fernandes.pdfapplication/pdf660883https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/1/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdfee7583d4ff7d4d3032bd4ba593857e65MD51TEXTLucas Felipe da Silva Fernandes.pdf.txtLucas Felipe da Silva Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain169089https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/2/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.txtb94638002c6e756fdb6a3e60767c6b89MD52THUMBNAILLucas Felipe da Silva Fernandes.pdf.jpgLucas Felipe da Silva Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/3/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg904939f8244f2feba73f470723a40f0aMD53handle/295332023-06-22 11:31:47.369oai:repositorio.pucsp.br:handle/29533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-22T14:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Effects of self-verbalization and blocking on verbally governed behavior with delayed opportunity for response in children
title Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
spellingShingle Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
Fernandes, Lucas Felipe da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Comportamento governado verbalmente
Oportunidade atrasada para responder
Joint Control
Verbally governed behavior
Delayed opportunity for response
Joint Control
title_short Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
title_full Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
title_fullStr Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
title_full_unstemmed Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
title_sort Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
author Fernandes, Lucas Felipe da Silva
author_facet Fernandes, Lucas Felipe da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Paola Esposito de Moraes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8011068111808610
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8209946311559682
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Lucas Felipe da Silva
contributor_str_mv Almeida, Paola Esposito de Moraes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Comportamento governado verbalmente
Oportunidade atrasada para responder
Joint Control
Verbally governed behavior
Delayed opportunity for response
Joint Control
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento governado verbalmente
Oportunidade atrasada para responder
Joint Control
dc.subject.eng.fl_str_mv Verbally governed behavior
Delayed opportunity for response
Joint Control
description The present study aimed to investigate the effect of convergent control of vocal echoic and tactful responses on the performance of a non-verbal task specified in a rule, in a condition of delay between the presentation of the rule and the opportunity to respond. Participants were exposed to three phases: (1) baseline follow-up of instructions on delayed opportunity for response (DOR); (2) training the components and control of sound stimuli on the tact and echoic verbal responses involved in convergent control (Joint Control); and (3) test of convergent control of echoic and tact responses (Joint Control) on the emission of the nonverbal response specified in the rule, when there is a delay between the presentation of the rule and the opportunity to follow the instruction. For none of the three participants, a correlation was observed between the vocal responses emitted during the interval between the presentation of the instruction and the opportunity to respond. Variables involved in the results found, comparisons with studies in DOR and Joint Control and possible methodological changes for future research were discussed
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T18:39:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T18:39:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fernandes, Lucas Felipe da Silva. Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533
identifier_str_mv Fernandes, Lucas Felipe da Silva. Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/1/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/2/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29533/3/Lucas%20Felipe%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee7583d4ff7d4d3032bd4ba593857e65
b94638002c6e756fdb6a3e60767c6b89
904939f8244f2feba73f470723a40f0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799795985736531968