O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canôas, Silvia Swain
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11515
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id PUC_SP-1_a17d7ec79fdb0bf8830782f116fd0c56
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11515
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Magina, Sandra Maria PintoCanôas, Silvia Swain2016-04-27T17:13:02Z2016-08-25T17:25:33Z2011-02-221997-12-18Canôas, Silvia Swain. O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série). 1997. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11515Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo deste trabalho foi investigar quais as representações do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos como assunto alvo as operações de multiplicação e divisão, mais especificamente seu desenvolvimento no Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas de Gèrard Vergnaud. Para um traçado destas representações, fizemos dois estudos, estudo I e estudo II, que se completam. Nossas questões de pesquisa indagaram tanto sobre as representações simbólicas desse professor, quanto para um levantamento de suas concepções, referindo-se sempre ao Campo Multiplicativo. Mais especificamente, procuramos entender como esse professor trabalha com as continuidades e descontinuidades de raciocínio, e que relações ele estabelece entre os termos presentes nesse Campo. Nossas análises dos resultados apontaram duas perspectivas desse professor: 1) as professoras têm uma visão estreita do campo conceitual multiplicativo, principalmente no que diz respeito a exploração das situações presentes nesse campo; e 2) as professoras tendem a utilizar conceitos e procedimentos dentro de um domínio de validade que não são verdadeiros em outros domínios, sem contudo ter um entendimento claro do que é possível e do que não é possível ser conectado nesses domíniosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24268/Silvia%20S%20Canoas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLivros didaticosProfessor e a escolaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSilvia S Canoas.pdf.txtSilvia S Canoas.pdf.txtExtracted texttext/plain288366https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/3/Silvia%20S%20Canoas.pdf.txtfb860e533dffad762ff89ebdf360ecc9MD53THUMBNAILSilvia S Canoas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/1/Silvia%20S%20Canoas.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALSilvia S Canoas.pdfapplication/pdf1232100https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/2/Silvia%20S%20Canoas.pdf7e73a85b1d521e0170dc222c70f32b79MD52handle/115152022-04-28 13:00:35.773oai:repositorio.pucsp.br:handle/11515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
title O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
spellingShingle O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
Canôas, Silvia Swain
Livros didaticos
Professor e a escola
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
title_full O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
title_fullStr O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
title_full_unstemmed O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
title_sort O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série)
author Canôas, Silvia Swain
author_facet Canôas, Silvia Swain
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Canôas, Silvia Swain
contributor_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Professor e a escola
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Livros didaticos
Professor e a escola
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:13:02Z
2016-08-25T17:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Canôas, Silvia Swain. O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série). 1997. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11515
identifier_str_mv Canôas, Silvia Swain. O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série). 1997. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/3/Silvia%20S%20Canoas.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/1/Silvia%20S%20Canoas.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11515/2/Silvia%20S%20Canoas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb860e533dffad762ff89ebdf360ecc9
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
7e73a85b1d521e0170dc222c70f32b79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277923583066112