Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Viviane Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364
Resumo: O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua Portuguesa
id PUC_SP-1_a25cdaf6375e70b6ec0d4241ce11a22c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26364
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Valeuska França CuryCosta, Viviane Ribeiro da2022-06-27T13:35:56Z2022-06-27T13:35:56Z2021-03-29https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua PortuguesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGramáticaAlunoProfessorLivro didáticoRessignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdfapplication/pdf1337373https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/1/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf852f8a6db8879efaae9d661883d73705MD51TEXTViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.txtViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain111100https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/2/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.txta9ba7f3519105835506d763a08207fe3MD52THUMBNAILViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.jpgViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/3/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.jpgca32c6ddd4f4d3d6890e1ae5cc5d7abdMD53handle/263642022-08-19 13:59:30.87oai:repositorio.pucsp.br:handle/26364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
title Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
spellingShingle Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
Costa, Viviane Ribeiro da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gramática
Aluno
Professor
Livro didático
title_short Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
title_full Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
title_fullStr Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
title_full_unstemmed Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
title_sort Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
author Costa, Viviane Ribeiro da
author_facet Costa, Viviane Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Viviane Ribeiro da
contributor_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gramática
Aluno
Professor
Livro didático
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Aluno
Professor
Livro didático
description O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua Portuguesa
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-27T13:35:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-27T13:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/1/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/2/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/3/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 852f8a6db8879efaae9d661883d73705
a9ba7f3519105835506d763a08207fe3
ca32c6ddd4f4d3d6890e1ae5cc5d7abd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278022939836416