Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364 |
Resumo: | O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua Portuguesa |
id |
PUC_SP-1_a25cdaf6375e70b6ec0d4241ce11a22c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26364 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Valeuska França CuryCosta, Viviane Ribeiro da2022-06-27T13:35:56Z2022-06-27T13:35:56Z2021-03-29https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua PortuguesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGramáticaAlunoProfessorLivro didáticoRessignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdfapplication/pdf1337373https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/1/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf852f8a6db8879efaae9d661883d73705MD51TEXTViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.txtViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain111100https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/2/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.txta9ba7f3519105835506d763a08207fe3MD52THUMBNAILViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.jpgViviane Ribeiro da Costa - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/3/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.jpgca32c6ddd4f4d3d6890e1ae5cc5d7abdMD53handle/263642022-08-19 13:59:30.87oai:repositorio.pucsp.br:handle/26364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
title |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
spellingShingle |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático Costa, Viviane Ribeiro da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gramática Aluno Professor Livro didático |
title_short |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
title_full |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
title_fullStr |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
title_full_unstemmed |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
title_sort |
Ressignificação e análise da gramática da língua portuguesa no livro didático |
author |
Costa, Viviane Ribeiro da |
author_facet |
Costa, Viviane Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Viviane Ribeiro da |
contributor_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gramática Aluno Professor Livro didático |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Aluno Professor Livro didático |
description |
O estudo em questão foi realizado para investigar o tratamento dado à gramatica nos livros didáticos de Educação Básica. O objetivo principal desta pesquisa é averiguar se as concepções do ensino de tópicos gramaticais presentes nos materiais didáticos apresentam-se coerentes com as propostas ofertadas pelos documentos oficiais – BNCC e PCN, ou se ainda desembocam para a tradicionalidade da gramática normativa. A coleção adotada afirma estar alinhada com a BNCC e, ao fazer a análise, verificamos a explicitação de tópicos gramaticais não mais normativos, mas sim reflexivos e analíticos, bem como as atividades apresentadas. É animador não termos somente tarefas padronizadas e mecânicas nos materiais didáticos, isso representa a tentativa de mudança, contudo, constatou-se a falta de exercícios práticos de situações reais dos usos linguísticos. As situações práticas são necessárias para que haja aproximação da aprendizagem gramatical com as vivências do estudante, afinal, como dominar uma língua sem praticá-la? Com base nos resultados obtidos, ratificamos que a gramática ainda é a essência das aulas de português, sob novo olhar, mas ainda é. É necessário o entendimento desse importante instrumento linguístico como ferramenta auxiliar na produção de textos – orais ou escritos –, que deveriam ser a centralidade das aulas de Língua Portuguesa |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-27T13:35:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-27T13:35:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364 |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/1/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/2/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26364/3/Viviane%20Ribeiro%20da%20Costa%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
852f8a6db8879efaae9d661883d73705 a9ba7f3519105835506d763a08207fe3 ca32c6ddd4f4d3d6890e1ae5cc5d7abd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278022939836416 |