Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Érika Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458
Resumo: Este artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais.
id UFER_7cba73af9dabdc34fec0396c37d1887a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10458
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAFuncionalismoEnsino de gramáticaLivro didáticoEste artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais.32 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCordeiro, Fernando da SilvaCordeiro, Fernando da SilvaSilva, Aline Danielly Leal daSantos, Líneker Trajano dosOliveira, Érika Soares de2024-02-08T13:52:54Z2024-02-08T13:52:54Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:52:54Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10458Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:52:54Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
title Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
spellingShingle Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
Oliveira, Érika Soares de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Funcionalismo
Ensino de gramática
Livro didático
title_short Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
title_full Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
title_fullStr Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
title_sort Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
author Oliveira, Érika Soares de
author_facet Oliveira, Érika Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Fernando da Silva
Cordeiro, Fernando da Silva
Silva, Aline Danielly Leal da
Santos, Líneker Trajano dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Érika Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Funcionalismo
Ensino de gramática
Livro didático
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Funcionalismo
Ensino de gramática
Livro didático
description Este artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
2024-02-08T13:52:54Z
2024-02-08T13:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458
identifier_str_mv OLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747440089169920