Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458 |
Resumo: | Este artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais. |
id |
UFER_7cba73af9dabdc34fec0396c37d1887a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10458 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAFuncionalismoEnsino de gramáticaLivro didáticoEste artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais.32 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCordeiro, Fernando da SilvaCordeiro, Fernando da SilvaSilva, Aline Danielly Leal daSantos, Líneker Trajano dosOliveira, Érika Soares de2024-02-08T13:52:54Z2024-02-08T13:52:54Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:52:54Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10458Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:52:54Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
title |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental Oliveira, Érika Soares de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Funcionalismo Ensino de gramática Livro didático |
title_short |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
title_full |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
title_sort |
Contribuiçoes do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Érika Soares de |
author_facet |
Oliveira, Érika Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordeiro, Fernando da Silva Cordeiro, Fernando da Silva Silva, Aline Danielly Leal da Santos, Líneker Trajano dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Érika Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Funcionalismo Ensino de gramática Livro didático |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Funcionalismo Ensino de gramática Livro didático |
description |
Este artigo se coloca no objetivo de analisar o ensino de gramática da língua portuguesa em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental. Nosso intuito é coletar informações de como ocorre o ensino de gramática, de que modo esse ensino é proposto nesse material didático e se há uma orientação funcionalista nesse tratamento. Partimos das premissas teórico-metodológicas da Linguística Funcional norte-americana, vertente teórica que considera os usos reais da língua como ponto de partida para o seu estudo, análise e descrição. Pautamo-nos, ainda, nos trabalhos de Neves (1990), Bezerra e Reinaldo (2013), sobre ensino de gramática/análise linguística e nas orientações curriculares oficiais. Em termos metodológicos essa pesquisa é considerada de abordagem qualitativa e com objetivos descrito-explicativos. Os dados são provenientes de um livro didático de 8º ano, atualmente em uso em escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) e região circunvizinha. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação que analisa aspectos diversos do livro em questão. As análises mostram que, o ensino de gramática é trabalhado de uma forma que considera a nomenclatura e a taxonomia propostas pela gramática tradicional, focando em aspectos morfológicos e sintáticos principalmente, em uma abordagem um tanto conservadora quanto aos tópicos gramaticais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07 2024-02-08T13:52:54Z 2024-02-08T13:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Érika Soares de. Contribuições do funcionalismo linguístico para o ensino de gramática em livros didáticos do ensino fundamental. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747440089169920 |