Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centofante, Sara Regina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517
Resumo: This research focuses on the cultural actions of the Sociocultural Work with Refugees, developed in Sesc SP. It seeks to analyze and understand the curricular proposal of the cultural actions on the theme immigration and refuge which are taken place in the institution. Furthermore, it intends to identify how Sesc SP base its actions on the concept of non-formal education. It also investigates how the concept of reception and protagonism is developed in these actions. To this end, it is based on the comprehension of identity, cultural diversity and human rights and its contribution to the construction of a dialogical, democratic and intercultural curriculum. The theoretical framework has as main references the following authors: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau and Antônio Flávio Moreira. The methodology is based on Laurence Bardin’s content analysis. This study expects to present results which can contribute to welcoming and protagonism projects which are suitable for immigrants and refugees in institutions similar to Sesc SP and in schools, especially in public education
id PUC_SP-1_a4b708bcd40daa80b86892472f1ca6fa
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26517
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Casali, Alipiohttp://lattes.cnpq.br/7969272872511400http://lattes.cnpq.br/7800690293725134Centofante, Sara Regina2022-07-04T15:50:18Z2022-07-04T15:50:18Z2022-05-16Centofante, Sara Regina. Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517This research focuses on the cultural actions of the Sociocultural Work with Refugees, developed in Sesc SP. It seeks to analyze and understand the curricular proposal of the cultural actions on the theme immigration and refuge which are taken place in the institution. Furthermore, it intends to identify how Sesc SP base its actions on the concept of non-formal education. It also investigates how the concept of reception and protagonism is developed in these actions. To this end, it is based on the comprehension of identity, cultural diversity and human rights and its contribution to the construction of a dialogical, democratic and intercultural curriculum. The theoretical framework has as main references the following authors: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau and Antônio Flávio Moreira. The methodology is based on Laurence Bardin’s content analysis. This study expects to present results which can contribute to welcoming and protagonism projects which are suitable for immigrants and refugees in institutions similar to Sesc SP and in schools, especially in public educationEsta pesquisa tem como foco as ações culturais do Trabalho Sociocultural com Refugiados, desenvolvido no Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP), buscando analisar e compreender a proposta curricular das ações culturais do Sesc SP na temática imigração e refúgio. Para além disso, tem a intenção de identificar como a atuação desta instituição cultural está fundamentada na concepção de educação não formal. Trata também de investigar como o conceito de acolhimento e protagonismo é desenvolvido nessas ações. Para tal, sua base se dá na compreensão da identidade, da diversidade cultural e dos direitos humanos, e sua contribuição para a construção de um currículo dialógico, democrático e intercultural. Como referencial teórico, destacam-se: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira. A metodologia está pautada na análise de conteúdo de Laurence Bardin. A expectativa de resultados do estudo é contribuir para projetos de acolhimento e protagonismo adequados a imigrantes e refugiados em instituições similares ao Sesc SP e em escolas, especialmente da rede públicaporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículoEducação não formalInterculturalidadeRefugiadosImigrantesCurriculumNon-formal educationInterculturalityRefugeesImmigrantsImigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo interculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSara Regina Centofante.pdfapplication/pdf2708293https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/1/Sara%20Regina%20Centofante.pdf5a7440a3846bafee329995bff802a9f6MD51Sara Regina Centofante - Errata.pdfSara Regina Centofante - Errata.pdfapplication/pdf190313https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/4/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf6d52d9c88912f5b91ffe580fdd8857d8MD54TEXTSara Regina Centofante.pdf.txtSara Regina Centofante.pdf.txtExtracted texttext/plain227326https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/2/Sara%20Regina%20Centofante.pdf.txte88747b2290577dbae3d1cad44e9aa9cMD52Sara Regina Centofante - Errata.pdf.txtSara Regina Centofante - Errata.pdf.txtExtracted texttext/plain1016https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/5/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf.txt52acd7558040ed91045d24c10f3235acMD55THUMBNAILSara Regina Centofante.pdf.jpgSara Regina Centofante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/3/Sara%20Regina%20Centofante.pdf.jpg52782fbd877e50a2edcde15a84a8e053MD53Sara Regina Centofante - Errata.pdf.jpgSara Regina Centofante - Errata.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/6/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf.jpg41daaa98fdf8642ab9665d6c4a78daa0MD56handle/265172023-06-27 11:58:36.806oai:repositorio.pucsp.br:handle/26517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-27T14:58:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
title Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
spellingShingle Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
Centofante, Sara Regina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Educação não formal
Interculturalidade
Refugiados
Imigrantes
Curriculum
Non-formal education
Interculturality
Refugees
Immigrants
title_short Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
title_full Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
title_fullStr Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
title_full_unstemmed Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
title_sort Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
author Centofante, Sara Regina
author_facet Centofante, Sara Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casali, Alipio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7969272872511400
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7800690293725134
dc.contributor.author.fl_str_mv Centofante, Sara Regina
contributor_str_mv Casali, Alipio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Educação não formal
Interculturalidade
Refugiados
Imigrantes
Curriculum
Non-formal education
Interculturality
Refugees
Immigrants
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação não formal
Interculturalidade
Refugiados
Imigrantes
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Non-formal education
Interculturality
Refugees
Immigrants
description This research focuses on the cultural actions of the Sociocultural Work with Refugees, developed in Sesc SP. It seeks to analyze and understand the curricular proposal of the cultural actions on the theme immigration and refuge which are taken place in the institution. Furthermore, it intends to identify how Sesc SP base its actions on the concept of non-formal education. It also investigates how the concept of reception and protagonism is developed in these actions. To this end, it is based on the comprehension of identity, cultural diversity and human rights and its contribution to the construction of a dialogical, democratic and intercultural curriculum. The theoretical framework has as main references the following authors: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau and Antônio Flávio Moreira. The methodology is based on Laurence Bardin’s content analysis. This study expects to present results which can contribute to welcoming and protagonism projects which are suitable for immigrants and refugees in institutions similar to Sesc SP and in schools, especially in public education
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-04T15:50:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-04T15:50:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Centofante, Sara Regina. Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517
identifier_str_mv Centofante, Sara Regina. Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/1/Sara%20Regina%20Centofante.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/4/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/2/Sara%20Regina%20Centofante.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/5/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/3/Sara%20Regina%20Centofante.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26517/6/Sara%20Regina%20Centofante%20-%20Errata.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a7440a3846bafee329995bff802a9f6
6d52d9c88912f5b91ffe580fdd8857d8
e88747b2290577dbae3d1cad44e9aa9c
52acd7558040ed91045d24c10f3235ac
52782fbd877e50a2edcde15a84a8e053
41daaa98fdf8642ab9665d6c4a78daa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277900205064192