A Ciência da Religião como referência para a formação de professores e o estudo sobre religiões nas escolas públicas do Brasil e da Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Oliveira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29552
Resumo: This thesis defends the Study of Religion as a reference subject for the formation of Religious Education teachers and the Study of Religion and secular worldviews in public schools in Brazil and Germany, with the main objective of highlighting its referential adoption in its own terms, as an autonomous subject designed and organized by an international thought collective, which throughout its history has produced a unique and shared style of thinking among this collective. Thus, considering the Brazilian and German empirical reality about the adoption of Study of Religion for this purpose, based on bibliographic research and analysis of official documents, we sought to highlight the advances and challenges that the subject faces for its referential consolidation. The institutional trajectory and development in each of these countries gain specificities and singularities that define it as a product of the historicalsocial thinking of their respective thought collective, according to the Flecktian theory (Fleck, 2010). In this sense, despite the referential adoption of the Study of Religion, this does not mean to say that its own contributions forged in its international history are considered, especially when the collective and the style of thought that lead it are external to it
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Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29552This thesis defends the Study of Religion as a reference subject for the formation of Religious Education teachers and the Study of Religion and secular worldviews in public schools in Brazil and Germany, with the main objective of highlighting its referential adoption in its own terms, as an autonomous subject designed and organized by an international thought collective, which throughout its history has produced a unique and shared style of thinking among this collective. Thus, considering the Brazilian and German empirical reality about the adoption of Study of Religion for this purpose, based on bibliographic research and analysis of official documents, we sought to highlight the advances and challenges that the subject faces for its referential consolidation. The institutional trajectory and development in each of these countries gain specificities and singularities that define it as a product of the historicalsocial thinking of their respective thought collective, according to the Flecktian theory (Fleck, 2010). In this sense, despite the referential adoption of the Study of Religion, this does not mean to say that its own contributions forged in its international history are considered, especially when the collective and the style of thought that lead it are external to itA presente tese defende a Ciência da Religião como disciplina referencial para a formação de professores de Ensino Religioso e o estudo sobre religiões e visões seculares de mundo nas escolas públicas do Brasil e da Alemanha. A pesquisa, para tanto tem como objetivo principal destacar a sua adoção referencial em seus termos próprios, como disciplina autônoma, pensada e organizada por um coletivo de pensamento internacional que, no decorrer da sua história, produziu um estilo de pensamento único e compartilhado entre esse coletivo. Desse modo, considerando a realidade empírica brasileira e alemã acerca da adoção da Ciência da Religião para tal finalidade, com base na pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais sistematizados sobre a temática em questão em cada um desses contextos, buscou-se evidenciar por meio da análise comparativa dos respectivos cenários pesquisados os avanços e os desafios que a disciplina enfrentou para sua consolidação referencial em seus termos próprios. A trajetória institucional e o desenvolvimento da Ciência da Religião em cada um desses países ganham especificidades e singularidades que a definem como um produto do pensamento histórico-social de seus respectivos coletivos de pensamento de acordo com a teoria flecktiana (Fleck, 2010). Nesse sentido, apesar da adoção referencial da Ciência da Religião, isso não significa afirmar que seus aportes próprios, forjados na sua história internacional, sejam considerados, ainda mais quando o coletivo e o estilo de pensamento que a conduzem são exteriores a elaFundação São Paulo – FUNDASPporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASCiência da religiãoFormação de professoresEnsino religiosoBrasilAlemanhaStudy of religionTeacher trainingReligious educationBrazilGermanyA Ciência da Religião como referência para a formação de professores e o estudo sobre religiões nas escolas públicas do Brasil e da Alemanhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRodrigo Oliveira dos Santos.pdfapplication/pdf2822441https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29552/1/Rodrigo%20Oliveira%20dos%20Santos.pdfbce268342579a0b2c97f14f2e73f6b55MD51TEXTRodrigo Oliveira dos Santos.pdf.txtRodrigo Oliveira dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain602811https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29552/2/Rodrigo%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.txtdcffb5f87ce65ae72368b8768d88a35fMD52THUMBNAILRodrigo Oliveira dos Santos.pdf.jpgRodrigo Oliveira dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29552/3/Rodrigo%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpg5b414e926802bdbb02c8f3be2448a157MD53handle/295522022-11-04 12:07:39.848oai:repositorio.pucsp.br:handle/29552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-04T15:07:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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