O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273 |
Resumo: | This research was carried out with the aim of investigating the formative potential of the non-fiction novel by adopting Plano de Ataque, by Ivan Sant’Anna, as primary source. To this end, a content analysis was carried out based on textual characteristics of the object, in addition to an interpretation based on what the selected book stimulates. The research proposes a critical outline about traces of the way in which narrative journalism reports historical events like the attacks of September 11th, 2001, using the optics of formation and pseudoformation. The results analyzed through basic concepts of the Critical Theory of Society point to a format with both formative potential, with the understanding that the non-fiction novel is under the logic of the Culture Industry. So, it’s understood that the immanent patterns of the non-fiction novel can be unexplored links between communication and education, objectivity and subjectivity |
id |
PUC_SP-1_a6eabee4cd2065ddaeedc0b6f71ac20d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/41273 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sass, Odairhttp://lattes.cnpq.br/9818968963379578http://lattes.cnpq.br/6370896090778053Guerreiro, Giovanni Pampolha2024-04-12T13:44:49Z2024-04-12T13:44:49Z2024-03-08Guerreiro, Giovanni Pampolha. O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo. 2024. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273This research was carried out with the aim of investigating the formative potential of the non-fiction novel by adopting Plano de Ataque, by Ivan Sant’Anna, as primary source. To this end, a content analysis was carried out based on textual characteristics of the object, in addition to an interpretation based on what the selected book stimulates. The research proposes a critical outline about traces of the way in which narrative journalism reports historical events like the attacks of September 11th, 2001, using the optics of formation and pseudoformation. The results analyzed through basic concepts of the Critical Theory of Society point to a format with both formative potential, with the understanding that the non-fiction novel is under the logic of the Culture Industry. So, it’s understood that the immanent patterns of the non-fiction novel can be unexplored links between communication and education, objectivity and subjectivityEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o potencial formativo do livro-reportagem adotando como fonte primária a obra Plano de Ataque, de Ivan Sant’Anna. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo com base em características textuais do objeto, além de uma interpretação dos estímulos apresentados na obra selecionada. A pesquisa propõe um esboço crítico sobre os rastros deixados pela forma com que o jornalismo de fôlego relata eventos históricos como os atentados de 11 de setembro de 2001, sob a ótica da formação e da pseudoformação. Os resultados analisados com base em conceitos básicos da Teoria Crítica da Sociedade apontaram para um formato com potencial formativo, sob o entendimento de que o livro-reportagem está sob a lógica da Indústria Cultural. Assim, entende-se que os padrões imanentes do livro-reportagem podem ser elos entre comunicação e educação, objetividade e subjetividadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducaçãoLivro-reportagemJornalismoFormaçãoIndústria CulturalEducationNon-fiction novelJournalismFormationCulture IndustryO potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGiovanni Pampolha Guerreiro.pdfapplication/pdf863462https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/1/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf1ac9cc5870cf625bb8a28699cb67d2a7MD51TEXTGiovanni Pampolha Guerreiro.pdf.txtGiovanni Pampolha Guerreiro.pdf.txtExtracted texttext/plain234915https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/2/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf.txt29ad3304eaddf3b7fc08145a8ac88acaMD52THUMBNAILGiovanni Pampolha Guerreiro.pdf.jpgGiovanni Pampolha Guerreiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/3/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf.jpg267536a1cd8f1af80c235637a2ea5585MD53handle/412732024-04-13 01:04:24.448oai:repositorio.pucsp.br:handle/41273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-04-13T04:04:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
title |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
spellingShingle |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo Guerreiro, Giovanni Pampolha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Livro-reportagem Jornalismo Formação Indústria Cultural Education Non-fiction novel Journalism Formation Culture Industry |
title_short |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
title_full |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
title_fullStr |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
title_full_unstemmed |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
title_sort |
O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo |
author |
Guerreiro, Giovanni Pampolha |
author_facet |
Guerreiro, Giovanni Pampolha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sass, Odair |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9818968963379578 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6370896090778053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Giovanni Pampolha |
contributor_str_mv |
Sass, Odair |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Livro-reportagem Jornalismo Formação Indústria Cultural Education Non-fiction novel Journalism Formation Culture Industry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Livro-reportagem Jornalismo Formação Indústria Cultural |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Non-fiction novel Journalism Formation Culture Industry |
description |
This research was carried out with the aim of investigating the formative potential of the non-fiction novel by adopting Plano de Ataque, by Ivan Sant’Anna, as primary source. To this end, a content analysis was carried out based on textual characteristics of the object, in addition to an interpretation based on what the selected book stimulates. The research proposes a critical outline about traces of the way in which narrative journalism reports historical events like the attacks of September 11th, 2001, using the optics of formation and pseudoformation. The results analyzed through basic concepts of the Critical Theory of Society point to a format with both formative potential, with the understanding that the non-fiction novel is under the logic of the Culture Industry. So, it’s understood that the immanent patterns of the non-fiction novel can be unexplored links between communication and education, objectivity and subjectivity |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-12T13:44:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-12T13:44:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Guerreiro, Giovanni Pampolha. O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo. 2024. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273 |
identifier_str_mv |
Guerreiro, Giovanni Pampolha. O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo. 2024. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/1/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/2/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41273/3/Giovanni%20Pampolha%20Guerreiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ac9cc5870cf625bb8a28699cb67d2a7 29ad3304eaddf3b7fc08145a8ac88aca 267536a1cd8f1af80c235637a2ea5585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796139366547456 |