Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Arlete Petry Terra
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192
Resumo: This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in Brazil
id PUC_SP-1_a70fe13e18b05a75caa2b1c789a37ce7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11192
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Valente, Wagner RodriguesWerneck, Arlete Petry Terra2016-04-27T16:58:14Z2007-06-292003-06-09Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in BrazilO trabalho tem como objetivo analisar a gênese do primeiro programa de ensino da disciplina Matemática no Brasil. Tal programa, inovador, pretendeu realizar a fusão de três disciplinas diferentes (Aritmética, Álgebra e Geometria) numa única disciplina. A partir de reflexões sobre o significado de reformas disciplinares e suas apropriações, lançando mão de pressupostos teóricos da história cultural, a pesquisa utilizou como fontes primárias os documentos do APER Arquivo Pessoal Euclides Roxo. O resultado da investigação apontou a análise do modo como Euclides Roxo, professor e diretor do Colégio Pedro II compôs o programa pioneiro para a Matemática no Brasil, a partir de suas leituras do movimento internacional de renovação da disciplina e das experiências didáticas norte-americanasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22093/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaReforma Francisco CamposEuclides RoxoArquivos pessoaisRoxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretacaCampos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacaoMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaMathematical educationFrancisco Campos ReformEuclides RoxoPersonal filesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEuclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_arlete_terra.pdf.txtdissertacao_arlete_terra.pdf.txtExtracted texttext/plain241710https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/3/dissertacao_arlete_terra.pdf.txt7bf9fc14a400bfaa57970b015fda1cdaMD53ORIGINALdissertacao_arlete_terra.pdfapplication/pdf535050https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/1/dissertacao_arlete_terra.pdfca3f4bd4f6b612500332c154821822b5MD51THUMBNAILdissertacao_arlete_terra.pdf.jpgdissertacao_arlete_terra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/2/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111922022-04-27 22:06:17.698oai:repositorio.pucsp.br:handle/11192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
title Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
spellingShingle Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
Werneck, Arlete Petry Terra
Educação matemática
Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Arquivos pessoais
Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca
Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Mathematical education
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Personal files
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
title_full Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
title_fullStr Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
title_full_unstemmed Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
title_sort Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
author Werneck, Arlete Petry Terra
author_facet Werneck, Arlete Petry Terra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Werneck, Arlete Petry Terra
contributor_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Arquivos pessoais
Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca
Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
topic Educação matemática
Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Arquivos pessoais
Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca
Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Mathematical education
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Personal files
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Personal files
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in Brazil
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-06-09
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192
identifier_str_mv Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/3/dissertacao_arlete_terra.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/1/dissertacao_arlete_terra.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/2/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bf9fc14a400bfaa57970b015fda1cda
ca3f4bd4f6b612500332c154821822b5
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277803405770752