Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192 |
Resumo: | This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in Brazil |
id |
PUC_SP-1_a70fe13e18b05a75caa2b1c789a37ce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11192 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Valente, Wagner RodriguesWerneck, Arlete Petry Terra2016-04-27T16:58:14Z2007-06-292003-06-09Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in BrazilO trabalho tem como objetivo analisar a gênese do primeiro programa de ensino da disciplina Matemática no Brasil. Tal programa, inovador, pretendeu realizar a fusão de três disciplinas diferentes (Aritmética, Álgebra e Geometria) numa única disciplina. A partir de reflexões sobre o significado de reformas disciplinares e suas apropriações, lançando mão de pressupostos teóricos da história cultural, a pesquisa utilizou como fontes primárias os documentos do APER Arquivo Pessoal Euclides Roxo. O resultado da investigação apontou a análise do modo como Euclides Roxo, professor e diretor do Colégio Pedro II compôs o programa pioneiro para a Matemática no Brasil, a partir de suas leituras do movimento internacional de renovação da disciplina e das experiências didáticas norte-americanasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22093/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaReforma Francisco CamposEuclides RoxoArquivos pessoaisRoxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretacaCampos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacaoMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaMathematical educationFrancisco Campos ReformEuclides RoxoPersonal filesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEuclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_arlete_terra.pdf.txtdissertacao_arlete_terra.pdf.txtExtracted texttext/plain241710https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/3/dissertacao_arlete_terra.pdf.txt7bf9fc14a400bfaa57970b015fda1cdaMD53ORIGINALdissertacao_arlete_terra.pdfapplication/pdf535050https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/1/dissertacao_arlete_terra.pdfca3f4bd4f6b612500332c154821822b5MD51THUMBNAILdissertacao_arlete_terra.pdf.jpgdissertacao_arlete_terra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/2/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111922022-04-27 22:06:17.698oai:repositorio.pucsp.br:handle/11192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
title |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
spellingShingle |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro Werneck, Arlete Petry Terra Educação matemática Reforma Francisco Campos Euclides Roxo Arquivos pessoais Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica Mathematical education Francisco Campos Reform Euclides Roxo Personal files CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
title_full |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
title_fullStr |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
title_full_unstemmed |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
title_sort |
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro |
author |
Werneck, Arlete Petry Terra |
author_facet |
Werneck, Arlete Petry Terra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werneck, Arlete Petry Terra |
contributor_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Reforma Francisco Campos Euclides Roxo Arquivos pessoais Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica |
topic |
Educação matemática Reforma Francisco Campos Euclides Roxo Arquivos pessoais Roxo, Euclides de Medeiros Guimaraes de -- 1890-1950 -- Critica e interpretaca Campos, Francisco Luis da Silva -- 1891-1968 -- Critica e interpretacao Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica Mathematical education Francisco Campos Reform Euclides Roxo Personal files CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical education Francisco Campos Reform Euclides Roxo Personal files |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This study aims to analyze the inception of the first Mathematics teaching program in Brazil. This innovating program had the goal of fusing three different disciplines (Arithmetics, Algebra and Geometry) into only one discipline. The research started from reflections on the meaning of disciplinary reforms and their appropriations, and resorted to theoretical assumptions borrowed from cultural history. Its primary information source were the documents in the APER Private Files of Euclides Roxo, director and teacher of Colégio Dom Pedro II. The investigation results provided an analysis of the method used by Mr. Euclides Roxo, who, based on his interpretation of international movement for renewal of this discipline and American didactic experiences, compiled the pioneering program for teaching Mathematics in Brazil |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-06-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192 |
identifier_str_mv |
Werneck, Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/3/dissertacao_arlete_terra.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/1/dissertacao_arlete_terra.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11192/2/dissertacao_arlete_terra.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bf9fc14a400bfaa57970b015fda1cda ca3f4bd4f6b612500332c154821822b5 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277803405770752 |