História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Dilma Maria de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809
Resumo: This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is painted
id PUC_SP-1_abe9aa1dd99d8e7594abde594d6e7891
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13809
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Mello, Dilma Maria de2016-04-28T18:23:17Z2008-04-022005-04-11Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is paintedEsta pesquisa tem como objetivo relatar e interpretar criticamente a implementação de uma proposta de currículo na qual se trabalha com a possibilidade de ensino de língua inglesa no curso de Letras a partir da utilização de material provocador de reflexão e discussão sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a formação do professor de Língua Inglesa. Partindo da concepção de currículo como evento (King, 1983, Connelly & Clandinin, 1988) e por meio da Pesquisa Narrativa (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004) este trabalho constrói e compõe significados para as histórias vividas entre a professora pesquisadora e seus alunos do primeiro ano do curso de Letras. Na interpretação e composição desses significados (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), em uma linguagem com base em artes (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), um panorama de subversão, conflitos e resistência é pintadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30637/Tese2003.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticanarrativaLetrasCurrículos - PlanejamentoLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosProfessores de inglês - Formação profissionalCurriculumNarrative InquiryEnglishTeacherEducationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAHistória de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letrasStories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTese2003.pdf.txtTese2003.pdf.txtExtracted texttext/plain479247https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/3/Tese2003.pdf.txt8c85ac0eefe005e2332abef653a022adMD53ORIGINALTese2003.pdfapplication/pdf2559274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/1/Tese2003.pdf5945521fbc574fe87de2d48934d8b9edMD51THUMBNAILTese2003.pdf.jpgTese2003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/2/Tese2003.pdf.jpgd86133632b5ceab930b21aea6f3863e7MD52handle/138092022-04-27 22:47:44.023oai:repositorio.pucsp.br:handle/13809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course
title História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
spellingShingle História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
Mello, Dilma Maria de
narrativa
Letras
Currículos - Planejamento
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Professores de inglês - Formação profissional
Curriculum
Narrative Inquiry
English
Teacher
Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
title_full História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
title_fullStr História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
title_full_unstemmed História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
title_sort História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
author Mello, Dilma Maria de
author_facet Mello, Dilma Maria de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Dilma Maria de
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv narrativa
Letras
Currículos - Planejamento
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Professores de inglês - Formação profissional
topic narrativa
Letras
Currículos - Planejamento
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Professores de inglês - Formação profissional
Curriculum
Narrative Inquiry
English
Teacher
Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Narrative Inquiry
English
Teacher
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is painted
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-11
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809
identifier_str_mv Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/3/Tese2003.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/1/Tese2003.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/2/Tese2003.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c85ac0eefe005e2332abef653a022ad
5945521fbc574fe87de2d48934d8b9ed
d86133632b5ceab930b21aea6f3863e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796090293190656