História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809 |
Resumo: | This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is painted |
id |
PUC_SP-1_abe9aa1dd99d8e7594abde594d6e7891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13809 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Mello, Dilma Maria de2016-04-28T18:23:17Z2008-04-022005-04-11Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is paintedEsta pesquisa tem como objetivo relatar e interpretar criticamente a implementação de uma proposta de currículo na qual se trabalha com a possibilidade de ensino de língua inglesa no curso de Letras a partir da utilização de material provocador de reflexão e discussão sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a formação do professor de Língua Inglesa. Partindo da concepção de currículo como evento (King, 1983, Connelly & Clandinin, 1988) e por meio da Pesquisa Narrativa (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004) este trabalho constrói e compõe significados para as histórias vividas entre a professora pesquisadora e seus alunos do primeiro ano do curso de Letras. Na interpretação e composição desses significados (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), em uma linguagem com base em artes (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), um panorama de subversão, conflitos e resistência é pintadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30637/Tese2003.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticanarrativaLetrasCurrículos - PlanejamentoLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosProfessores de inglês - Formação profissionalCurriculumNarrative InquiryEnglishTeacherEducationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAHistória de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letrasStories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTese2003.pdf.txtTese2003.pdf.txtExtracted texttext/plain479247https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/3/Tese2003.pdf.txt8c85ac0eefe005e2332abef653a022adMD53ORIGINALTese2003.pdfapplication/pdf2559274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/1/Tese2003.pdf5945521fbc574fe87de2d48934d8b9edMD51THUMBNAILTese2003.pdf.jpgTese2003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/2/Tese2003.pdf.jpgd86133632b5ceab930b21aea6f3863e7MD52handle/138092022-04-27 22:47:44.023oai:repositorio.pucsp.br:handle/13809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:47:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course |
title |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
spellingShingle |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras Mello, Dilma Maria de narrativa Letras Currículos - Planejamento Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Professores de inglês - Formação profissional Curriculum Narrative Inquiry English Teacher Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
title_full |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
title_fullStr |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
title_full_unstemmed |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
title_sort |
História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
author |
Mello, Dilma Maria de |
author_facet |
Mello, Dilma Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Dilma Maria de |
contributor_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativa Letras Currículos - Planejamento Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Professores de inglês - Formação profissional |
topic |
narrativa Letras Currículos - Planejamento Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Professores de inglês - Formação profissional Curriculum Narrative Inquiry English Teacher Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Narrative Inquiry English Teacher Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is painted |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-04-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809 |
identifier_str_mv |
Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/3/Tese2003.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/1/Tese2003.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13809/2/Tese2003.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c85ac0eefe005e2332abef653a022ad 5945521fbc574fe87de2d48934d8b9ed d86133632b5ceab930b21aea6f3863e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277870597472256 |