Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexsandro Pereira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar que efeitos relacionados a motivação e interesse podem advir de uma abordagem prática pautada na oralidade de língua Inglesa, e que impressões de aprendizagem os alunos revelam ao serem expostos à atividade de preparação, dramatização e filmagem de diálogos. Com esta pesquisa, me propus a analisar a evolução dos alunos em relação aos conteúdos de língua inglesa ensinados e perceber se estavam motivados para aprender. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1998). O trabalho foi realizado na sala de aula do professor-pesquisador, com 41 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio de dois questionários e pelo diário digital com notas de campo do professor. A atividade analisada foi realizada a partir dos resultados práticos de aulas com ênfase na oralidade de língua inglesa. Após uma sequência de lições temáticas, baseadas em situações reais, possíveis de ser vivenciadas pelos alunos, os mesmos foram estimulados a, em grupo, produzir suas próprias falas em forma de diálogos. A partir dos textos prontos, os diálogos passaram a ser praticados, proporcionando-lhes a oportunidade de treinar a pronúncia e a escrita. Os diálogos foram ensaiados e transformados em mini-vídeos, produzidos e editados pelos alunos sob minha orientação, como pesquisador e professor da turma. Na referida atividade, os alunos assumiram o papel de protagonistas e o professor, como mediador do conhecimento, os conduziu à realização da tarefa proposta. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram que os alunos ficaram mais motivados a aprender inglês por meio da criação de diálogos e isso os ajudou a perceber que são capazes de se comunicar em situações simples. Os ensaios e as filmagens facilitaram a memorização e o desempenho oral dos alunos. Os resultados sugerem que atividades que envolvam situações reais, possíveis de serem vividas pelos alunos, seguidas de exercícios de produção oral e escrita ensaiados e filmados, podem favorecer a produção oral em língua inglesa e o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos, além de romper bloqueios e motivá-los a estudar
id PUC_SP-1_add45207d371153cc9f9df52f2eb2e30
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36168
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasAlmeida, Alexsandro Pereira de2023-07-10T15:32:17Z2023-07-10T15:32:17Z2012-02-15Almeida, Alexsandro Pereira de. Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168Esta pesquisa tem por objetivo investigar que efeitos relacionados a motivação e interesse podem advir de uma abordagem prática pautada na oralidade de língua Inglesa, e que impressões de aprendizagem os alunos revelam ao serem expostos à atividade de preparação, dramatização e filmagem de diálogos. Com esta pesquisa, me propus a analisar a evolução dos alunos em relação aos conteúdos de língua inglesa ensinados e perceber se estavam motivados para aprender. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1998). O trabalho foi realizado na sala de aula do professor-pesquisador, com 41 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio de dois questionários e pelo diário digital com notas de campo do professor. A atividade analisada foi realizada a partir dos resultados práticos de aulas com ênfase na oralidade de língua inglesa. Após uma sequência de lições temáticas, baseadas em situações reais, possíveis de ser vivenciadas pelos alunos, os mesmos foram estimulados a, em grupo, produzir suas próprias falas em forma de diálogos. A partir dos textos prontos, os diálogos passaram a ser praticados, proporcionando-lhes a oportunidade de treinar a pronúncia e a escrita. Os diálogos foram ensaiados e transformados em mini-vídeos, produzidos e editados pelos alunos sob minha orientação, como pesquisador e professor da turma. Na referida atividade, os alunos assumiram o papel de protagonistas e o professor, como mediador do conhecimento, os conduziu à realização da tarefa proposta. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram que os alunos ficaram mais motivados a aprender inglês por meio da criação de diálogos e isso os ajudou a perceber que são capazes de se comunicar em situações simples. Os ensaios e as filmagens facilitaram a memorização e o desempenho oral dos alunos. Os resultados sugerem que atividades que envolvam situações reais, possíveis de serem vividas pelos alunos, seguidas de exercícios de produção oral e escrita ensaiados e filmados, podem favorecer a produção oral em língua inglesa e o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos, além de romper bloqueios e motivá-los a estudarporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCaminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf556380https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/1/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf113a83bf4f844c77601d0c8f6ea4d0a6MD51TEXTALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.txtALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain236370https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/2/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt0fece94fbe328a4e7cc074b6d8b2c4e8MD52THUMBNAILALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/3/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg3d8b81e023bb4bbedcf01a1ab4e58ec8MD53handle/361682023-09-20 11:06:39.98oai:repositorio.pucsp.br:handle/36168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:06:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
title Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
spellingShingle Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
Almeida, Alexsandro Pereira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
title_full Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
title_fullStr Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
title_full_unstemmed Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
title_sort Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
author Almeida, Alexsandro Pereira de
author_facet Almeida, Alexsandro Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alexsandro Pereira de
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar que efeitos relacionados a motivação e interesse podem advir de uma abordagem prática pautada na oralidade de língua Inglesa, e que impressões de aprendizagem os alunos revelam ao serem expostos à atividade de preparação, dramatização e filmagem de diálogos. Com esta pesquisa, me propus a analisar a evolução dos alunos em relação aos conteúdos de língua inglesa ensinados e perceber se estavam motivados para aprender. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1998). O trabalho foi realizado na sala de aula do professor-pesquisador, com 41 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio de dois questionários e pelo diário digital com notas de campo do professor. A atividade analisada foi realizada a partir dos resultados práticos de aulas com ênfase na oralidade de língua inglesa. Após uma sequência de lições temáticas, baseadas em situações reais, possíveis de ser vivenciadas pelos alunos, os mesmos foram estimulados a, em grupo, produzir suas próprias falas em forma de diálogos. A partir dos textos prontos, os diálogos passaram a ser praticados, proporcionando-lhes a oportunidade de treinar a pronúncia e a escrita. Os diálogos foram ensaiados e transformados em mini-vídeos, produzidos e editados pelos alunos sob minha orientação, como pesquisador e professor da turma. Na referida atividade, os alunos assumiram o papel de protagonistas e o professor, como mediador do conhecimento, os conduziu à realização da tarefa proposta. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram que os alunos ficaram mais motivados a aprender inglês por meio da criação de diálogos e isso os ajudou a perceber que são capazes de se comunicar em situações simples. Os ensaios e as filmagens facilitaram a memorização e o desempenho oral dos alunos. Os resultados sugerem que atividades que envolvam situações reais, possíveis de serem vividas pelos alunos, seguidas de exercícios de produção oral e escrita ensaiados e filmados, podem favorecer a produção oral em língua inglesa e o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos, além de romper bloqueios e motivá-los a estudar
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Alexsandro Pereira de. Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168
identifier_str_mv Almeida, Alexsandro Pereira de. Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/1/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/2/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/3/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 113a83bf4f844c77601d0c8f6ea4d0a6
0fece94fbe328a4e7cc074b6d8b2c4e8
3d8b81e023bb4bbedcf01a1ab4e58ec8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277786774306816