Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar que efeitos relacionados a motivação e interesse podem advir de uma abordagem prática pautada na oralidade de língua Inglesa, e que impressões de aprendizagem os alunos revelam ao serem expostos à atividade de preparação, dramatização e filmagem de diálogos. Com esta pesquisa, me propus a analisar a evolução dos alunos em relação aos conteúdos de língua inglesa ensinados e perceber se estavam motivados para aprender. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1998). O trabalho foi realizado na sala de aula do professor-pesquisador, com 41 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio de dois questionários e pelo diário digital com notas de campo do professor. A atividade analisada foi realizada a partir dos resultados práticos de aulas com ênfase na oralidade de língua inglesa. Após uma sequência de lições temáticas, baseadas em situações reais, possíveis de ser vivenciadas pelos alunos, os mesmos foram estimulados a, em grupo, produzir suas próprias falas em forma de diálogos. A partir dos textos prontos, os diálogos passaram a ser praticados, proporcionando-lhes a oportunidade de treinar a pronúncia e a escrita. Os diálogos foram ensaiados e transformados em mini-vídeos, produzidos e editados pelos alunos sob minha orientação, como pesquisador e professor da turma. Na referida atividade, os alunos assumiram o papel de protagonistas e o professor, como mediador do conhecimento, os conduziu à realização da tarefa proposta. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram que os alunos ficaram mais motivados a aprender inglês por meio da criação de diálogos e isso os ajudou a perceber que são capazes de se comunicar em situações simples. Os ensaios e as filmagens facilitaram a memorização e o desempenho oral dos alunos. Os resultados sugerem que atividades que envolvam situações reais, possíveis de serem vividas pelos alunos, seguidas de exercícios de produção oral e escrita ensaiados e filmados, podem favorecer a produção oral em língua inglesa e o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos, além de romper bloqueios e motivá-los a estudar |
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Pinto, Marcia MathiasAlmeida, Alexsandro Pereira de2023-07-10T15:32:17Z2023-07-10T15:32:17Z2012-02-15Almeida, Alexsandro Pereira de. Caminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36168Esta pesquisa tem por objetivo investigar que efeitos relacionados a motivação e interesse podem advir de uma abordagem prática pautada na oralidade de língua Inglesa, e que impressões de aprendizagem os alunos revelam ao serem expostos à atividade de preparação, dramatização e filmagem de diálogos. Com esta pesquisa, me propus a analisar a evolução dos alunos em relação aos conteúdos de língua inglesa ensinados e perceber se estavam motivados para aprender. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1998). O trabalho foi realizado na sala de aula do professor-pesquisador, com 41 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio de dois questionários e pelo diário digital com notas de campo do professor. A atividade analisada foi realizada a partir dos resultados práticos de aulas com ênfase na oralidade de língua inglesa. Após uma sequência de lições temáticas, baseadas em situações reais, possíveis de ser vivenciadas pelos alunos, os mesmos foram estimulados a, em grupo, produzir suas próprias falas em forma de diálogos. A partir dos textos prontos, os diálogos passaram a ser praticados, proporcionando-lhes a oportunidade de treinar a pronúncia e a escrita. Os diálogos foram ensaiados e transformados em mini-vídeos, produzidos e editados pelos alunos sob minha orientação, como pesquisador e professor da turma. Na referida atividade, os alunos assumiram o papel de protagonistas e o professor, como mediador do conhecimento, os conduziu à realização da tarefa proposta. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram que os alunos ficaram mais motivados a aprender inglês por meio da criação de diálogos e isso os ajudou a perceber que são capazes de se comunicar em situações simples. Os ensaios e as filmagens facilitaram a memorização e o desempenho oral dos alunos. Os resultados sugerem que atividades que envolvam situações reais, possíveis de serem vividas pelos alunos, seguidas de exercícios de produção oral e escrita ensaiados e filmados, podem favorecer a produção oral em língua inglesa e o aperfeiçoamento tecnológico dos alunos, além de romper bloqueios e motivá-los a estudarporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCaminhos do saber: estratégias para ensinar inglês a alunos do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf556380https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/1/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf113a83bf4f844c77601d0c8f6ea4d0a6MD51TEXTALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.txtALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain236370https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/2/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt0fece94fbe328a4e7cc074b6d8b2c4e8MD52THUMBNAILALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgALEXSANDRO PEREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36168/3/ALEXSANDRO%20PEREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg3d8b81e023bb4bbedcf01a1ab4e58ec8MD53handle/361682023-09-20 11:06:39.98oai:repositorio.pucsp.br:handle/36168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:06:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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