O brincar como instrumento para o conhecimento das estratégias de enfrentamento adotadas por uma criança cardiopata: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacciacarro, Mariana Filippini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29049
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar e compreender os mecanismos de enfrentamento adotados por uma criança cardiopata em situação de afastamento de casa e da família e que estivesse residindo em uma casa de apoio para a realização de tratamentos em um hospital de referência. O método adotado segue os preceitos psicanalíticos para a realização de pesquisas e fez uso de uma entrevista inicial com a responsável pela participante, uma sessão de observação lúdica e três sessões de psicoterapia com a utilização de uma caixa de brinquedos como instrumentos e estratégias de coleta de dados. Os dados coletados foram apresentados e analisados de acordo com a teoria psicanalítica Winnicottiana. Observou-se a utilização de defesas maníacas, falso self não patológico e também da agressividade como estratégias de enfrentamento e elaboração da situação de adoecimento. Por fim discute-se a importância do brincar na elaboração de estratégias de enfrentamento de doenças durante a infância
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