Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505 |
Resumo: | Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglês |
id |
PUC_SP-1_af15d32b7061736d1f0f3404a372daa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27505 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaPereira, Fabiana de Almeida2022-08-30T12:34:26Z2022-08-30T12:34:26Z2016-01-30Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglêsporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesEnsino-aprendizagemAlunosContexto escolarProfessorRepresentações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdfapplication/pdf772981https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/1/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdfb935e903eadead8d5369dd19af5af504MD51TEXTFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.txtFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain126291https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/2/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.txt65d6d285377377f5aa5bed65b0a7c576MD52THUMBNAILFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.jpgFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/3/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.jpg7cea7458941fd1ebb2ad40273327df69MD53handle/275052023-09-04 10:44:12.88oai:repositorio.pucsp.br:handle/27505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:44:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
title |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
spellingShingle |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública Pereira, Fabiana de Almeida CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Ensino-aprendizagem Alunos Contexto escolar Professor |
title_short |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
title_full |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
title_fullStr |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
title_full_unstemmed |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
title_sort |
Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
author |
Pereira, Fabiana de Almeida |
author_facet |
Pereira, Fabiana de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fabiana de Almeida |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Ensino-aprendizagem Alunos Contexto escolar Professor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Ensino-aprendizagem Alunos Contexto escolar Professor |
description |
Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglês |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-30T12:34:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-30T12:34:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505 |
identifier_str_mv |
Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/1/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/2/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/3/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b935e903eadead8d5369dd19af5af504 65d6d285377377f5aa5bed65b0a7c576 7cea7458941fd1ebb2ad40273327df69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277842907725824 |