Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505
Resumo: Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglês
id PUC_SP-1_af15d32b7061736d1f0f3404a372daa1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27505
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaPereira, Fabiana de Almeida2022-08-30T12:34:26Z2022-08-30T12:34:26Z2016-01-30Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglêsporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesEnsino-aprendizagemAlunosContexto escolarProfessorRepresentações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdfapplication/pdf772981https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/1/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdfb935e903eadead8d5369dd19af5af504MD51TEXTFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.txtFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain126291https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/2/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.txt65d6d285377377f5aa5bed65b0a7c576MD52THUMBNAILFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.jpgFABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/3/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.jpg7cea7458941fd1ebb2ad40273327df69MD53handle/275052023-09-04 10:44:12.88oai:repositorio.pucsp.br:handle/27505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:44:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
title Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
spellingShingle Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
Pereira, Fabiana de Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Contexto escolar
Professor
title_short Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
title_full Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
title_fullStr Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
title_full_unstemmed Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
title_sort Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
author Pereira, Fabiana de Almeida
author_facet Pereira, Fabiana de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabiana de Almeida
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Contexto escolar
Professor
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Contexto escolar
Professor
description Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglês
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505
identifier_str_mv Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/1/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/2/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27505/3/FABIANA%20DE%20ALMEIDA%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b935e903eadead8d5369dd19af5af504
65d6d285377377f5aa5bed65b0a7c576
7cea7458941fd1ebb2ad40273327df69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277842907725824