Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Érica Rocha de Ávila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986
Resumo: Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitas
id PUC_SP-1_b057a044e2b4b5b3223b49a1ec482e2e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33986
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Vanda Maria da SilvaQueiroz, Érica Rocha de Ávila2023-07-05T19:26:44Z2023-07-05T19:26:44Z2013-04-01Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leituralivro didáticocompreensão de textoEstratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdfapplication/pdf10874357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/1/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf3171a20f0ab4fde2c8e40f25b094d211MD51TEXTÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.txtÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.txtExtracted texttext/plain83120https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/2/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.txt730f6b7518cccc1278d1caeeeb96387bMD52THUMBNAILÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.jpgÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/3/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.jpg7176635fb6210181e2d7d2b51f3ce951MD53handle/339862023-07-06 01:14:52.894oai:repositorio.pucsp.br:handle/33986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
title Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
spellingShingle Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
Queiroz, Érica Rocha de Ávila
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Estratégias de leitura
livro didático
compreensão de texto
title_short Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
title_full Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
title_fullStr Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
title_full_unstemmed Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
title_sort Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
author Queiroz, Érica Rocha de Ávila
author_facet Queiroz, Érica Rocha de Ávila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Érica Rocha de Ávila
contributor_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Estratégias de leitura
livro didático
compreensão de texto
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
livro didático
compreensão de texto
description Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitas
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986
identifier_str_mv Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/1/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/2/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/3/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3171a20f0ab4fde2c8e40f25b094d211
730f6b7518cccc1278d1caeeeb96387b
7176635fb6210181e2d7d2b51f3ce951
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277975189782528