Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitas |
id |
PUC_SP-1_b057a044e2b4b5b3223b49a1ec482e2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33986 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Elias, Vanda Maria da SilvaQueiroz, Érica Rocha de Ávila2023-07-05T19:26:44Z2023-07-05T19:26:44Z2013-04-01Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias de leituralivro didáticocompreensão de textoEstratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdfapplication/pdf10874357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/1/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf3171a20f0ab4fde2c8e40f25b094d211MD51TEXTÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.txtÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.txtExtracted texttext/plain83120https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/2/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.txt730f6b7518cccc1278d1caeeeb96387bMD52THUMBNAILÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.jpgÉRICA ROCHA DE ÁVILA QUEIROZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/3/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.jpg7176635fb6210181e2d7d2b51f3ce951MD53handle/339862023-07-06 01:14:52.894oai:repositorio.pucsp.br:handle/33986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
title |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
spellingShingle |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano Queiroz, Érica Rocha de Ávila CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Estratégias de leitura livro didático compreensão de texto |
title_short |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
title_full |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
title_fullStr |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
title_sort |
Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano |
author |
Queiroz, Érica Rocha de Ávila |
author_facet |
Queiroz, Érica Rocha de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Érica Rocha de Ávila |
contributor_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Estratégias de leitura livro didático compreensão de texto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura livro didático compreensão de texto |
description |
Esta monografia tem como objetivo realizar um estudo sobre estratégias de leitura em livro didático voltado para alunos do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa, a linguagem e o texto são considerados em uma concepção interacional de base sociocognitiva, em que, particularmente no tocante à leitura, é necessária, por parte do leitor, a ativação de um conjunto de estratégias para a construção de um sentido. O corpus da pesquisa constitui-se da coleção de livros didáticos do Projeto Radix, especialmente a destinada ao 6º ano, aprovada pelo Guia Nacional de Livros Didáticos de 2008 e publicada em 2009. Com os resultados da análise, é possível afirmar que o livro didático selecionado apresenta uma diversidade de gêneros textuais e as questões de compreensão solicitam do leitor estratégias como construção de inferências, ativação de conhecimentos prévios, sumarização, atenção a aspectos conceituais e localização de informações explícitas |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986 |
identifier_str_mv |
Queiroz, Érica Rocha de Ávila. Estratégias de leitura em manual didático de língua portuguesa do 6º ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/1/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/2/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33986/3/%c3%89RICA%20ROCHA%20DE%20%c3%81VILA%20QUEIROZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3171a20f0ab4fde2c8e40f25b094d211 730f6b7518cccc1278d1caeeeb96387b 7176635fb6210181e2d7d2b51f3ce951 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277975189782528 |