Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412
Resumo: Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo
id PUC_SP-1_b326e78cfa177bb195aa814df56f0191
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28412
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando José dehttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636http://lattes.cnpq.br/6752119640129571Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral2022-10-03T20:42:02Z2022-10-03T20:42:02Z2022-08-19Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo¿Cómo se coloca el cuerpo en el lugar de trabajo? ¿Y el cuerpo travesti? ¿Cuáles son los espacios de trabajo que ocupan las personas trans? ¿Y si este trabajo es la acción educativa en instituciones culturales, museos y galerías de arte? ¿Cómo influye el currículo de una institución en estos cuerpos y espacios? ¿Dónde y cuándo las personas trans se vuelven educadoras? La presente investigación surge de la necesidad de relacionar al equipo de educadoras trans que trabajó en las exposiciones del Sesc Pompeia entre 2019 y 2021 acerca de los procedimientos político-estético-pedagógicos y posibles logros de una política de formación que supone una estructura curricular implícita en las actividades del Servicio Social de Comercio de São Paulo en su práctica de ciudadanía, diversidad y felicidad. Los cuerpos de las personas trans tienen una urgente necesidad de ocupar lugares permanentes también en la educación. ¿Cómo fue ser una estudiante trans en escuelas y universidades? ¿Cómo es ser una persona trans educadora en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales? Se presentan los elementos teóricos y prácticos de una política de formación no solo de públicos y valores culturales, sino también una mirada arraigada a sus prácticas educativas como concepto claro de currículoServiço Social do Comercio – SESCporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAção educativaSesc PompeiaCampo de trabalhoPersona transAcción educativaSesc PompeiaCampo de trabajoUma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc PompeiaUna fábrica de travestis: sobre las personas trans en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales del Sesc Pompeiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdfapplication/pdf1779589https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/1/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdfa1c8be3241ff6f2aedb74d87bddd2d4fMD51TEXTBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.txtBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain461968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/2/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.txt053bb85dff1d8db9258036553099c3e2MD52THUMBNAILBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.jpgBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/3/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.jpgebd3f6f6a2cd4c3ee9cdd520424b20fdMD53handle/284122023-01-23 08:23:35.997oai:repositorio.pucsp.br:handle/28412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-01-23T11:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Una fábrica de travestis: sobre las personas trans en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales del Sesc Pompeia
title Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
spellingShingle Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Ação educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabalho
Persona trans
Acción educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabajo
title_short Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
title_full Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
title_fullStr Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
title_full_unstemmed Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
title_sort Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
author Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral
author_facet Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2682139953614636
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6752119640129571
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral
contributor_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Ação educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabalho
Persona trans
Acción educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabajo
dc.subject.por.fl_str_mv Ação educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabalho
dc.subject.eng.fl_str_mv Persona trans
dc.subject.spa.fl_str_mv Acción educativa
Sesc Pompeia
Campo de trabajo
description Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T20:42:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-03T20:42:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412
identifier_str_mv Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/1/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/2/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/3/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1c8be3241ff6f2aedb74d87bddd2d4f
053bb85dff1d8db9258036553099c3e2
ebd3f6f6a2cd4c3ee9cdd520424b20fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277827885826048