Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412 |
Resumo: | Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo |
id |
PUC_SP-1_b326e78cfa177bb195aa814df56f0191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28412 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Fernando José dehttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636http://lattes.cnpq.br/6752119640129571Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral2022-10-03T20:42:02Z2022-10-03T20:42:02Z2022-08-19Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo¿Cómo se coloca el cuerpo en el lugar de trabajo? ¿Y el cuerpo travesti? ¿Cuáles son los espacios de trabajo que ocupan las personas trans? ¿Y si este trabajo es la acción educativa en instituciones culturales, museos y galerías de arte? ¿Cómo influye el currículo de una institución en estos cuerpos y espacios? ¿Dónde y cuándo las personas trans se vuelven educadoras? La presente investigación surge de la necesidad de relacionar al equipo de educadoras trans que trabajó en las exposiciones del Sesc Pompeia entre 2019 y 2021 acerca de los procedimientos político-estético-pedagógicos y posibles logros de una política de formación que supone una estructura curricular implícita en las actividades del Servicio Social de Comercio de São Paulo en su práctica de ciudadanía, diversidad y felicidad. Los cuerpos de las personas trans tienen una urgente necesidad de ocupar lugares permanentes también en la educación. ¿Cómo fue ser una estudiante trans en escuelas y universidades? ¿Cómo es ser una persona trans educadora en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales? Se presentan los elementos teóricos y prácticos de una política de formación no solo de públicos y valores culturales, sino también una mirada arraigada a sus prácticas educativas como concepto claro de currículoServiço Social do Comercio – SESCporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAção educativaSesc PompeiaCampo de trabalhoPersona transAcción educativaSesc PompeiaCampo de trabajoUma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc PompeiaUna fábrica de travestis: sobre las personas trans en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales del Sesc Pompeiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdfapplication/pdf1779589https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/1/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdfa1c8be3241ff6f2aedb74d87bddd2d4fMD51TEXTBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.txtBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain461968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/2/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.txt053bb85dff1d8db9258036553099c3e2MD52THUMBNAILBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.jpgBárbara Iara Hugo Cabral Carneiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/3/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.jpgebd3f6f6a2cd4c3ee9cdd520424b20fdMD53handle/284122023-01-23 08:23:35.997oai:repositorio.pucsp.br:handle/28412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-01-23T11:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Una fábrica de travestis: sobre las personas trans en las acciones educativas de las exposiciones de artes visuales del Sesc Pompeia |
title |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
spellingShingle |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Ação educativa Sesc Pompeia Campo de trabalho Persona trans Acción educativa Sesc Pompeia Campo de trabajo |
title_short |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
title_full |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
title_fullStr |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
title_full_unstemmed |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
title_sort |
Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia |
author |
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral |
author_facet |
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Fernando José de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2682139953614636 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6752119640129571 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral |
contributor_str_mv |
Almeida, Fernando José de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Ação educativa Sesc Pompeia Campo de trabalho Persona trans Acción educativa Sesc Pompeia Campo de trabajo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação educativa Sesc Pompeia Campo de trabalho |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Persona trans |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Acción educativa Sesc Pompeia Campo de trabajo |
description |
Como o corpo está posto nos locais de trabalho? E o corpo travesti? Quais são os espaços de trabalho que pessoas trans ocupam? E se este trabalho é a ação educativa em instituições culturais, museus e galerias de arte? Como o currículo de uma instituição influencia nestes corpos e espaços? Onde e quando as pessoas trans se tornam educadoras? A presente pesquisa surge da necessidade de relacionar a equipe de educadoras trans que trabalhou nas exposições do Sesc Pompeia, entre 2019 e 2021. Para este trabalho, entrarão em análise narrativas das entrevistas com as 8 educadoras participantes, além da bibliografia proposta para fomentar a reflexão sobre os procedimentos político-estético-pedagógicos e possíveis realizações de uma política de formação que supõe uma estruturação currícular implícita nas atividades do Serviço Social do Comércio em São Paulo na sua prática da cidadania, diversidade e felicidade. Os corpos de pessoas trans têm urgência em ocupar lugares permanentes também na educação. Como foi ser uma pessoa trans estudante de escolas e universidades? Como é ser uma pessoa trans educadora nas ações educativas das exposições de artes visuais? Apresentam-se os elementos teóricos e práticos de uma política de formação não apenas de públicos e valores culturais como um olhar entranhado em suas práticas educativas como um claro conceito de currículo |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T20:42:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-03T20:42:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412 |
identifier_str_mv |
Carneiro, Bárbara Iara Hugo Cabral. Uma fábrica de travestis: sobre pessoas trans nas ações educativas das exposições de artes visuais do Sesc Pompeia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/1/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/2/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28412/3/B%c3%a1rbara%20Iara%20Hugo%20Cabral%20Carneiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1c8be3241ff6f2aedb74d87bddd2d4f 053bb85dff1d8db9258036553099c3e2 ebd3f6f6a2cd4c3ee9cdd520424b20fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277827885826048 |