O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fernanda Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707
Resumo: This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedure
id PUC_SP-1_b328f051ea7607eecb10fd2322340232
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16707
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gioia, Paula SuzanaGioia, Paula Suzanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230472A3Marques, Fernanda Cristina2016-04-29T13:17:48Z2013-07-242013-06-05Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedureEste estudo ensinou somas por meio dos procedimentos Atraso de Tempo Constante, Simultaneous Prompting e No-No Prompting para três crianças com diagnóstico de autismo. Utilizou-se o emparelhamento com o modelo simultâneo no qual as crianças foram treinadas a apontar o resultado de uma soma (modelo) quando apresentados três números comparação, sendo um deles a resposta correta. O presente estudo pretendeu comparar por meio de um delineamento de tratamento paralelo de variáveis independentes os três procedimentos. Foram ensinadas três somas em cada bloco para cada procedimento. O número de tentativas nas sessões de ensino permanecia o mesmo em cada sessão para cada procedimento. Antes do início do ensino era aplicada uma sonda completa composta por todas as somas de todos os blocos. Também foram realizadas sondas diárias. Considerava-se mais eficaz o procedimento de ensino que atingisse 100% de acertos em três sessões diárias consecutivas. Os resultados mostraram que o procedimento Atraso de Tempo Constante foi o mais efetivo para o ensino desta tarefa para dois participantes e o Simultaneous Prompting para um participante. Os resultados indicam a necessidade de mais estudos comparativos de procedimentos de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35436/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaEmparelhamento com o modeloAprendizagem sem errosAtraso de tempo constanteMatchingErrorless learningNo-No PromptingSimultaneous PromptingConstant time delayCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALO ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernanda Cristina Marques.pdf.txtFernanda Cristina Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain128525https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/3/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.txt6fbb81f2c0a0412d69694894701ca5f0MD53ORIGINALFernanda Cristina Marques.pdfapplication/pdf1583337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/1/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf89fc35b70bc25acc6534461616827a7eMD51THUMBNAILFernanda Cristina Marques.pdf.jpgFernanda Cristina Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/2/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/167072022-04-27 17:23:21.842oai:repositorio.pucsp.br:handle/16707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:23:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
title O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
spellingShingle O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
Marques, Fernanda Cristina
Emparelhamento com o modelo
Aprendizagem sem erros
Atraso de tempo constante
Matching
Errorless learning
No-No Prompting
Simultaneous Prompting
Constant time delay
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
title_short O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
title_full O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
title_fullStr O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
title_full_unstemmed O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
title_sort O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
author Marques, Fernanda Cristina
author_facet Marques, Fernanda Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gioia, Paula Suzana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv Gioia, Paula Suzana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230472A3
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Fernanda Cristina
contributor_str_mv Gioia, Paula Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Emparelhamento com o modelo
Aprendizagem sem erros
Atraso de tempo constante
topic Emparelhamento com o modelo
Aprendizagem sem erros
Atraso de tempo constante
Matching
Errorless learning
No-No Prompting
Simultaneous Prompting
Constant time delay
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Matching
Errorless learning
No-No Prompting
Simultaneous Prompting
Constant time delay
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedure
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707
identifier_str_mv Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/3/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/1/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/2/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fbb81f2c0a0412d69694894701ca5f0
89fc35b70bc25acc6534461616827a7e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796075956011008