O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707 |
Resumo: | This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedure |
id |
PUC_SP-1_b328f051ea7607eecb10fd2322340232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16707 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gioia, Paula SuzanaGioia, Paula Suzanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230472A3Marques, Fernanda Cristina2016-04-29T13:17:48Z2013-07-242013-06-05Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedureEste estudo ensinou somas por meio dos procedimentos Atraso de Tempo Constante, Simultaneous Prompting e No-No Prompting para três crianças com diagnóstico de autismo. Utilizou-se o emparelhamento com o modelo simultâneo no qual as crianças foram treinadas a apontar o resultado de uma soma (modelo) quando apresentados três números comparação, sendo um deles a resposta correta. O presente estudo pretendeu comparar por meio de um delineamento de tratamento paralelo de variáveis independentes os três procedimentos. Foram ensinadas três somas em cada bloco para cada procedimento. O número de tentativas nas sessões de ensino permanecia o mesmo em cada sessão para cada procedimento. Antes do início do ensino era aplicada uma sonda completa composta por todas as somas de todos os blocos. Também foram realizadas sondas diárias. Considerava-se mais eficaz o procedimento de ensino que atingisse 100% de acertos em três sessões diárias consecutivas. Os resultados mostraram que o procedimento Atraso de Tempo Constante foi o mais efetivo para o ensino desta tarefa para dois participantes e o Simultaneous Prompting para um participante. Os resultados indicam a necessidade de mais estudos comparativos de procedimentos de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35436/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaEmparelhamento com o modeloAprendizagem sem errosAtraso de tempo constanteMatchingErrorless learningNo-No PromptingSimultaneous PromptingConstant time delayCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALO ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernanda Cristina Marques.pdf.txtFernanda Cristina Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain128525https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/3/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.txt6fbb81f2c0a0412d69694894701ca5f0MD53ORIGINALFernanda Cristina Marques.pdfapplication/pdf1583337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/1/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf89fc35b70bc25acc6534461616827a7eMD51THUMBNAILFernanda Cristina Marques.pdf.jpgFernanda Cristina Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/2/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/167072022-04-27 17:23:21.842oai:repositorio.pucsp.br:handle/16707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:23:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
title |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
spellingShingle |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos Marques, Fernanda Cristina Emparelhamento com o modelo Aprendizagem sem erros Atraso de tempo constante Matching Errorless learning No-No Prompting Simultaneous Prompting Constant time delay CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
title_short |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
title_full |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
title_fullStr |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
title_full_unstemmed |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
title_sort |
O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos |
author |
Marques, Fernanda Cristina |
author_facet |
Marques, Fernanda Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gioia, Paula Suzana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
Gioia, Paula Suzana |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230472A3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Fernanda Cristina |
contributor_str_mv |
Gioia, Paula Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emparelhamento com o modelo Aprendizagem sem erros Atraso de tempo constante |
topic |
Emparelhamento com o modelo Aprendizagem sem erros Atraso de tempo constante Matching Errorless learning No-No Prompting Simultaneous Prompting Constant time delay CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Matching Errorless learning No-No Prompting Simultaneous Prompting Constant time delay |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
This study evaluated three procedures to teach single digit addition to three children diagnosed with Autism. It was intended to specifically compare a parallel design of independent variables for the three procedures including Constant Time Delay, Simultaneous Prompting and No-No Prompting. With the simultaneous model, a matching procedure was used to train the children to point to the sum (model) when given a field of three numbers to compare, one being the correct answer. Prior to teaching, a complete probe of all additions of all blocks was implemented to determine baseline levels. Then the children were taught three additions in each block for each procedure, ensuring that the number of training trials for all teaching sessions remained constant for each procedure in each session. Daily probes were also conducted, as they were considered the most effective to achieve 100% accuracy in three consecutive daily sessions. Results indicate that the Constant Time Delay procedure was the most effective for teaching two participants whereas Simultaneous Prompting was most effective for the other participant. Theses results also demonstrate the need for more comparative studies to further evaluate the optimal teaching procedure |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T13:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707 |
identifier_str_mv |
Marques, Fernanda Cristina. O ensino de tarefas para crianças com diagnóstico de autismo: comparação da eficácia de três procedimentos. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/3/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/1/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16707/2/Fernanda%20Cristina%20Marques.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fbb81f2c0a0412d69694894701ca5f0 89fc35b70bc25acc6534461616827a7e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277856972275712 |