O inominável, em “Rútilo nada”, de Hilda Hilst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silvana Aparecida de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35654
Resumo: Neste trabalho buscaremos analisar a palavra no discurso literário da narrativa “Rútilo nada” de Hilda Hilst. Focamos nosso questionamento na escritura da autora perguntando: como a construção discursiva apreende o inominável? Como a palavra resiste, incorporando sentido em palimpsesto? Nosso objetivo, nesse trabalho, é compreender a palavra na linguagem literária e a utilização do recurso da intertextualidade e da intratextualidade na construção da escritura hilstiana. Para atingir esse objetivo nos baseamos nos conceitos teóricos de Maurice Blanchot, quanto ao uso da palavra usual e da palavra essencial no espaço literário, apreendendo a ambiguidade no texto e revelando os múltiplos sentidos. Os conceitos de intertextualidade e intratextualidade também foram apreendidas em função do emprego no corpo do texto. Como fundamentação teórica baseamo-nos, principalmente, em, Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva e Gèrard Genette, constatando que Hilda Hilst se utiliza de recursos intertextuais e intratextuais na criação de sua obra
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