Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087 |
Resumo: | This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinking |
id |
PUC_SP-1_b4654c6150040685ec5f4771ae263021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18087 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Nelson Brissachttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208255Z1Gomes, Celso Augusto dos Santos2016-04-29T14:23:03Z2011-12-202011-11-24Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinkingEste trabalho se mostra norteado por duas evidências. A primeira é a emergência do ciberespaço para além dos fixos desktops e que tem ocorrido com a crescente utilização dos dispositivos móveis como tablets e smartphones, conectados à rede mundial de computadores. A segunda evidência é a urgente necessidade de que as práxis educacionais possam acompanhar, de forma contextualizada, a ecologia comunicacional pluralista que se configura com a crescente pervasividade com que a tecnologia tende a se apresentar nos dias atuais. Assim, este trabalho apresenta resultados através de investigação bibliográfica e de análise de casos sob a perspectiva do pensamento complexo. Através da convergência do pensamento de autores como Edgar Morin, Lúcia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro dentre outros, esta dissertação buscou direcionamentos para o planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais que fazem uso da ubiquidade de recursos tecnológicos comunicacionais. Atividades estas que permitem a dialogicidade entre a situação intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos sob a perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais sócio-construtivistas, contextualizadas com a crescente presença do ciberespaço no meio físico, sob a ótica do pensamento complexoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37066/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaEducaçãoUbiquidadeMobilidadeComplexidadeEducationUbiquityMobilityComplexityCNPQ::ENGENHARIASExpandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.txtCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain291618https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/3/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.txtb8180b9df4ffaeda1ec76e3274c9c26dMD53ORIGINALCelso Augusto dos Santos Gomes.pdfapplication/pdf11854477https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/1/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdfea35c1a9d4a7f45d44c5847349749511MD51THUMBNAILCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.jpgCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/2/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpge120e77816efe4c6d54eab7695668641MD52handle/180872022-06-13 12:16:23.884oai:repositorio.pucsp.br:handle/18087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T15:16:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
title |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem Gomes, Celso Augusto dos Santos Educação Ubiquidade Mobilidade Complexidade Education Ubiquity Mobility Complexity CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
title_full |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem |
author |
Gomes, Celso Augusto dos Santos |
author_facet |
Gomes, Celso Augusto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peixoto, Nelson Brissac |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208255Z1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Celso Augusto dos Santos |
contributor_str_mv |
Peixoto, Nelson Brissac |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ubiquidade Mobilidade Complexidade |
topic |
Educação Ubiquidade Mobilidade Complexidade Education Ubiquity Mobility Complexity CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Ubiquity Mobility Complexity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinking |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:23:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087 |
identifier_str_mv |
Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/3/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/1/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/2/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8180b9df4ffaeda1ec76e3274c9c26d ea35c1a9d4a7f45d44c5847349749511 e120e77816efe4c6d54eab7695668641 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277841125146624 |