Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christovam, Antonieta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1369
Resumo: The purpose of this study was to discuss the technique of qualitative research known as mystery shopper as a mean to decrease the biases shown by other qualitative techniques. As an specific goal, this work brought the possibility to overview all the other techniques in comparison to mystery shopper. The theory brought in this study supported an historical context to social research and its appliance to corporate field, mainly to marketing area. Also was discussed the definitions of quantitative and qualitative research, deeply of the last one applied to marketing research. An exploratory research was made, a case study, aiming to verify the possibility to apply a model originated from the theoretical research. This study contributed to verify the possibility of using mystery shopper technique in any type of company. This research brought the possibility to access customers´ perspective, helping in a closer analysis of an expected pattern and to lower the biases because of the possibility this technique gives to reanalyze all collected material
id PUC_SP-1_b4b0729877c5a986e1f98dba3c25b243
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1369
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Serralvo, Francisco Antoniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234924T9Christovam, Antonieta2016-04-25T16:45:24Z2010-03-022009-11-09Christovam, Antonieta. Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1369The purpose of this study was to discuss the technique of qualitative research known as mystery shopper as a mean to decrease the biases shown by other qualitative techniques. As an specific goal, this work brought the possibility to overview all the other techniques in comparison to mystery shopper. The theory brought in this study supported an historical context to social research and its appliance to corporate field, mainly to marketing area. Also was discussed the definitions of quantitative and qualitative research, deeply of the last one applied to marketing research. An exploratory research was made, a case study, aiming to verify the possibility to apply a model originated from the theoretical research. This study contributed to verify the possibility of using mystery shopper technique in any type of company. This research brought the possibility to access customers´ perspective, helping in a closer analysis of an expected pattern and to lower the biases because of the possibility this technique gives to reanalyze all collected materialEste trabalho teve por objetivo a discussão do uso da técnica conhecida por cliente oculto como forma de minimização dos vieses apresentados por outras técnicas de pesquisa, em particular as de caráter qualitativo. Como objetivo específico, este trabalho teve ainda o intuito de abrir a possibilidade aos interessados em pesquisa qualitativa de terem acesso a um panorama geral sobre as mais conhecidas técnicas em comparação à técnica cliente oculto. Por meio da revisão teórica buscou-se trazer um apanhado da história da pesquisa social e a entrada em cena desta na área corporativa, mais especificamente mercadológica. Também foram discutidos conceitos de pesquisa quantitativa e qualitativa, além de se trazer uma análise desta última na área de marketing. Por meio de uma pesquisa empírica exploratória, do tipo estudo de caso único, buscou-se verificar a aplicabilidade do referencial teórico exposto e do modelo advindo do estudo. Este trabalho contribui para verificar a possibilidade de aplicação da técnica de cliente oculto em qualquer tipo de empresa. Essa pesquisa trouxe à tona a possibilidade de ter-se uma gama de informações sob a perspectiva do cliente, contribuindo para uma análise mais próxima aos modelos esperados pelas companhias e a minimização de eventuais biases pela possibilidade de reanálise do material coletadoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2292/Antonieta%20Christovam.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCliente ocultoPesquisa de mercadoPesquisa qualitativaMystery shopperQualitative researchCustomer perceptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASCliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAntonieta Christovam.pdf.txtAntonieta Christovam.pdf.txtExtracted texttext/plain233237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/3/Antonieta%20Christovam.pdf.txt13b4c762675efd73d49b6b35838f6eb9MD53ORIGINALAntonieta Christovam.pdfapplication/pdf545293https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/1/Antonieta%20Christovam.pdf392714c1398a2ae647aaa0a494819805MD51THUMBNAILAntonieta Christovam.pdf.jpgAntonieta Christovam.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3344https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/2/Antonieta%20Christovam.pdf.jpg91a99a1255f1885353d776fe7539b5a6MD52handle/13692022-12-20 11:09:01.099oai:repositorio.pucsp.br:handle/1369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:09:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
title Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
spellingShingle Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
Christovam, Antonieta
Cliente oculto
Pesquisa de mercado
Pesquisa qualitativa
Mystery shopper
Qualitative research
Customer perception
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
title_full Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
title_fullStr Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
title_full_unstemmed Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
title_sort Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa
author Christovam, Antonieta
author_facet Christovam, Antonieta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234924T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Christovam, Antonieta
contributor_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Cliente oculto
Pesquisa de mercado
Pesquisa qualitativa
topic Cliente oculto
Pesquisa de mercado
Pesquisa qualitativa
Mystery shopper
Qualitative research
Customer perception
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Mystery shopper
Qualitative research
Customer perception
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The purpose of this study was to discuss the technique of qualitative research known as mystery shopper as a mean to decrease the biases shown by other qualitative techniques. As an specific goal, this work brought the possibility to overview all the other techniques in comparison to mystery shopper. The theory brought in this study supported an historical context to social research and its appliance to corporate field, mainly to marketing area. Also was discussed the definitions of quantitative and qualitative research, deeply of the last one applied to marketing research. An exploratory research was made, a case study, aiming to verify the possibility to apply a model originated from the theoretical research. This study contributed to verify the possibility of using mystery shopper technique in any type of company. This research brought the possibility to access customers´ perspective, helping in a closer analysis of an expected pattern and to lower the biases because of the possibility this technique gives to reanalyze all collected material
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Christovam, Antonieta. Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1369
identifier_str_mv Christovam, Antonieta. Cliente oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/3/Antonieta%20Christovam.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/1/Antonieta%20Christovam.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1369/2/Antonieta%20Christovam.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13b4c762675efd73d49b6b35838f6eb9
392714c1398a2ae647aaa0a494819805
91a99a1255f1885353d776fe7539b5a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278010131480576