A pesquisa de cliente oculto e a prática de seleção dos pesquisadores
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/289 |
Resumo: | A busca pela qualidade tem levado as empresas a se preocuparem com o atendimento ao consumidor. A pesquisa de cliente oculto se tornou uma das principais formas utilizadas pelas empresas para avaliar a qualidade da sua prestação de serviço, que terceirizam essas pesquisas com agências de pesquisa especializadas. No entanto, a contratação do pesquisador pode ser fundamental para o sucesso da pesquisa. O objetivo deste estudo é listar como as empresas que realizam as pesquisas de cliente oculto selecionam os pesquisadores e como é feita uma validação dos resultados para minimizar erros. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 20 empresas pertencentes à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) localizadas em diferentes estados brasileiros. Como principais resultados do estudo, observou-se que as empresas não conseguem ter total certeza de que o pesquisador selecionado é o ideal para a pesquisa e que, para evitar erros, incorporam procedimentos que visam tanto ao processo de seleção dos pesquisadores quanto à validação dos resultados. |
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A pesquisa de cliente oculto e a prática de seleção dos pesquisadoresThe mystery shopper research and the practice of selecting researcherpesquisa de marketingcliente ocultoescolha pesquisador cliente ocultomarketing researchmystery shoppingmystery shopping selection.A busca pela qualidade tem levado as empresas a se preocuparem com o atendimento ao consumidor. A pesquisa de cliente oculto se tornou uma das principais formas utilizadas pelas empresas para avaliar a qualidade da sua prestação de serviço, que terceirizam essas pesquisas com agências de pesquisa especializadas. No entanto, a contratação do pesquisador pode ser fundamental para o sucesso da pesquisa. O objetivo deste estudo é listar como as empresas que realizam as pesquisas de cliente oculto selecionam os pesquisadores e como é feita uma validação dos resultados para minimizar erros. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 20 empresas pertencentes à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) localizadas em diferentes estados brasileiros. Como principais resultados do estudo, observou-se que as empresas não conseguem ter total certeza de que o pesquisador selecionado é o ideal para a pesquisa e que, para evitar erros, incorporam procedimentos que visam tanto ao processo de seleção dos pesquisadores quanto à validação dos resultados.The quality search has led companies to be concerned with customer service. The mystery shopper research became one of the main ways used by companies to assess the quality of its service delivery, which outsource these surveys with specialized research agencies. However, hiring the investigator may be critical to the research success. The aim of this study is to understand how companies select the mystery shoppers and how is the results validation to minimize errors. It was developed a qualitative survey with 20 companies belonging to the Brazilian Association of Research Companies (ABEP) located in different Brazilian states. It was observed that the study main results are that companies can not be completely sure that the selected researcher is ideal for research and to avoid errors, they incorporate procedures to researchers selection process as the results validation. Fernando de Almeida Santos2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/28910.21710/rch.v17i0.289Revista Científica Hermes; v. 17 (2017): janeiro a abril; 61-79Revista Científica Hermes ; Vol. 17 (2017): janeiro a abril; 61-79Revista Científica Hermes ; Vol. 17 (2017): janeiro a abril; 61-792175-055610.21710/rch.v17i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/289/pdfCopyright (c) 2017 Leonardo Vendramini Casartelli, Mariana Lima Prates, Alexandre Luzzi Las Casas, Regiani Salvático Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasartelli, Leonardo VendraminiPrates, Mariana LimaLas Casas, Alexandre LuzziSilva, Regiani Salvático Pereira da2023-01-25T03:40:32Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/289Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:32Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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