Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757 |
Resumo: | This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authors |
id |
PUC_SP-1_b5ea0360dbe8ebb663b77da2d391abcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28757 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaMahlow, Gregório Fanucchi2022-10-11T11:48:21Z2022-10-11T11:48:21Z2011-11-21Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authorsEste trabalho de conclusão de curso é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida durante o curso de graduação com o objetivo de identificar a importância do jogo para a socialização da criança. Ao final da pesquisa, foi necessário aprofundar estudos em relação ao conceito de democracia e sua importância para a educação. Para tanto, esta pesquisa foi realizada na forma de investigação bibliográfica e pautada em dois autores que discutem o conceito de democracia associado à educação: Paulo Freire e John Dewey. Baseado na leitura de suas obras, foi possível relacionar os conceitos de educação, democracia, autonomia e sociedade democrática, no contexto escolar. O trabalho foi organizado em quatro capítulos, que apresentam as ideias geradoras da investigação, as ideias de Paulo Freire e John Dewey e a relação entre os conceitos expressos pelos dois autoresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoAutonomiaDemocraciaSociedade democráticaEducationAutonomyDemocracyDemocracy societyAutonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Deweyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdfapplication/pdf317803https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/1/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf04b8c1002996cbc3382d7d7557adb9bbMD51TEXTGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.txtGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain53308https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/2/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.txtf5880358ed8043e5bd728ed2e1c5ec1aMD52THUMBNAILGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.jpgGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/3/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.jpg33126299cc49a415e21885149842ebfaMD53handle/287572022-10-12 01:04:09.104oai:repositorio.pucsp.br:handle/28757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
title |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
spellingShingle |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey Mahlow, Gregório Fanucchi CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Autonomia Democracia Sociedade democrática Education Autonomy Democracy Democracy society |
title_short |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
title_full |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
title_fullStr |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
title_full_unstemmed |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
title_sort |
Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
author |
Mahlow, Gregório Fanucchi |
author_facet |
Mahlow, Gregório Fanucchi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mahlow, Gregório Fanucchi |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Autonomia Democracia Sociedade democrática Education Autonomy Democracy Democracy society |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autonomia Democracia Sociedade democrática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Autonomy Democracy Democracy society |
description |
This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authors |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757 |
identifier_str_mv |
Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/1/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/2/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/3/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04b8c1002996cbc3382d7d7557adb9bb f5880358ed8043e5bd728ed2e1c5ec1a 33126299cc49a415e21885149842ebfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277968671834112 |