Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahlow, Gregório Fanucchi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757
Resumo: This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authors
id PUC_SP-1_b5ea0360dbe8ebb663b77da2d391abcb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28757
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaMahlow, Gregório Fanucchi2022-10-11T11:48:21Z2022-10-11T11:48:21Z2011-11-21Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authorsEste trabalho de conclusão de curso é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida durante o curso de graduação com o objetivo de identificar a importância do jogo para a socialização da criança. Ao final da pesquisa, foi necessário aprofundar estudos em relação ao conceito de democracia e sua importância para a educação. Para tanto, esta pesquisa foi realizada na forma de investigação bibliográfica e pautada em dois autores que discutem o conceito de democracia associado à educação: Paulo Freire e John Dewey. Baseado na leitura de suas obras, foi possível relacionar os conceitos de educação, democracia, autonomia e sociedade democrática, no contexto escolar. O trabalho foi organizado em quatro capítulos, que apresentam as ideias geradoras da investigação, as ideias de Paulo Freire e John Dewey e a relação entre os conceitos expressos pelos dois autoresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoAutonomiaDemocraciaSociedade democráticaEducationAutonomyDemocracyDemocracy societyAutonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Deweyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdfapplication/pdf317803https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/1/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf04b8c1002996cbc3382d7d7557adb9bbMD51TEXTGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.txtGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain53308https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/2/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.txtf5880358ed8043e5bd728ed2e1c5ec1aMD52THUMBNAILGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.jpgGREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/3/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.jpg33126299cc49a415e21885149842ebfaMD53handle/287572022-10-12 01:04:09.104oai:repositorio.pucsp.br:handle/28757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
title Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
spellingShingle Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
Mahlow, Gregório Fanucchi
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Autonomia
Democracia
Sociedade democrática
Education
Autonomy
Democracy
Democracy society
title_short Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
title_full Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
title_fullStr Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
title_full_unstemmed Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
title_sort Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey
author Mahlow, Gregório Fanucchi
author_facet Mahlow, Gregório Fanucchi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Mahlow, Gregório Fanucchi
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Autonomia
Democracia
Sociedade democrática
Education
Autonomy
Democracy
Democracy society
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Autonomia
Democracia
Sociedade democrática
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Autonomy
Democracy
Democracy society
description This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authors
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757
identifier_str_mv Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/1/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/2/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28757/3/GREG%c3%93RIO%20FANUCCHI%20MAHLOW%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04b8c1002996cbc3382d7d7557adb9bb
f5880358ed8043e5bd728ed2e1c5ec1a
33126299cc49a415e21885149842ebfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277968671834112