Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328 |
Resumo: | The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge |
id |
PUC_SP-1_b6a88f55a74c33e54c0a3d2247a67fa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33328 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Scarpato, MartaAzevedo, Andre Lorenz de2023-07-05T19:18:17Z2023-07-05T19:18:17Z2018-09-28Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledgeO presente trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, de caráter exploratório. Inicialmente, através de posições preponderantemente externadas por profissionais da área de administração, buscouse conceituar e contextualizar os termos eficiência e eficácia. Em um segundo momento, apoiando-nos em teóricos da área de educação e psicologia, teve-se como objetivo compreender as características do discente universitário e elementos que tornam eficientes e eficazes o ato de ensinar. No terceiro capítulo, ainda com base nestes teóricos, analisou-se a eficiência e eficácia da prática docente com atenção especial a interação social na construção do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Através desse estudo verificou-se que a prática docente no ensino superior demanda um conjunto de competências essenciais, a profunda atenção as novas demandas e formas de aprendizagem do discente atual e também a necessidade de resiliência do docente para tornar o ato de ensinar uma experiência viva, através da qual, tanto educador como educando sejam capazes de produzir novos e significativos saberesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação Docente: Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEficiênciaEficáciaCompetênciaDocenteDiscenteAprendizagemEnsino superiorEfficiencyEffectivenessCompetenceTeacherStudentLearningHigher educationQuais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdfapplication/pdf284261https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/1/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf60556377f4f70cf6b4e821040ee49108MD51TEXTANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.txtANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.txtExtracted texttext/plain64767https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/2/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.txtc4844d68309ab0796a181852397429feMD52THUMBNAILANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.jpgANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/3/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.jpgf261a0bd653c2742ba760b9b3246fd42MD53handle/333282023-07-06 01:07:15.776oai:repositorio.pucsp.br:handle/33328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacher |
title |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
spellingShingle |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? Azevedo, Andre Lorenz de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Eficiência Eficácia Competência Docente Discente Aprendizagem Ensino superior Efficiency Effectiveness Competence Teacher Student Learning Higher education |
title_short |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
title_full |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
title_fullStr |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
title_full_unstemmed |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
title_sort |
Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
author |
Azevedo, Andre Lorenz de |
author_facet |
Azevedo, Andre Lorenz de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Andre Lorenz de |
contributor_str_mv |
Scarpato, Marta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Eficiência Eficácia Competência Docente Discente Aprendizagem Ensino superior Efficiency Effectiveness Competence Teacher Student Learning Higher education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficiência Eficácia Competência Docente Discente Aprendizagem Ensino superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Efficiency Effectiveness Competence Teacher Student Learning Higher education |
description |
The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328 |
identifier_str_mv |
Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação Docente: Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/1/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/2/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/3/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60556377f4f70cf6b4e821040ee49108 c4844d68309ab0796a181852397429fe f261a0bd653c2742ba760b9b3246fd42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277988459511808 |