Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Andre Lorenz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
Resumo: The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge
id PUC_SP-1_b6a88f55a74c33e54c0a3d2247a67fa7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33328
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Scarpato, MartaAzevedo, Andre Lorenz de2023-07-05T19:18:17Z2023-07-05T19:18:17Z2018-09-28Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledgeO presente trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, de caráter exploratório. Inicialmente, através de posições preponderantemente externadas por profissionais da área de administração, buscouse conceituar e contextualizar os termos eficiência e eficácia. Em um segundo momento, apoiando-nos em teóricos da área de educação e psicologia, teve-se como objetivo compreender as características do discente universitário e elementos que tornam eficientes e eficazes o ato de ensinar. No terceiro capítulo, ainda com base nestes teóricos, analisou-se a eficiência e eficácia da prática docente com atenção especial a interação social na construção do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Através desse estudo verificou-se que a prática docente no ensino superior demanda um conjunto de competências essenciais, a profunda atenção as novas demandas e formas de aprendizagem do discente atual e também a necessidade de resiliência do docente para tornar o ato de ensinar uma experiência viva, através da qual, tanto educador como educando sejam capazes de produzir novos e significativos saberesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação Docente: Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEficiênciaEficáciaCompetênciaDocenteDiscenteAprendizagemEnsino superiorEfficiencyEffectivenessCompetenceTeacherStudentLearningHigher educationQuais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdfapplication/pdf284261https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/1/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf60556377f4f70cf6b4e821040ee49108MD51TEXTANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.txtANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.txtExtracted texttext/plain64767https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/2/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.txtc4844d68309ab0796a181852397429feMD52THUMBNAILANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.jpgANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/3/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.jpgf261a0bd653c2742ba760b9b3246fd42MD53handle/333282023-07-06 01:07:15.776oai:repositorio.pucsp.br:handle/33328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacher
title Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
spellingShingle Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
Azevedo, Andre Lorenz de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Eficiência
Eficácia
Competência
Docente
Discente
Aprendizagem
Ensino superior
Efficiency
Effectiveness
Competence
Teacher
Student
Learning
Higher education
title_short Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
title_full Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
title_fullStr Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
title_full_unstemmed Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
title_sort Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
author Azevedo, Andre Lorenz de
author_facet Azevedo, Andre Lorenz de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scarpato, Marta
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Andre Lorenz de
contributor_str_mv Scarpato, Marta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Eficiência
Eficácia
Competência
Docente
Discente
Aprendizagem
Ensino superior
Efficiency
Effectiveness
Competence
Teacher
Student
Learning
Higher education
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência
Eficácia
Competência
Docente
Discente
Aprendizagem
Ensino superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Efficiency
Effectiveness
Competence
Teacher
Student
Learning
Higher education
description The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
identifier_str_mv Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação Docente: Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/1/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/2/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33328/3/ANDRE%20LORENZ%20DE%20AZEVEDO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60556377f4f70cf6b4e821040ee49108
c4844d68309ab0796a181852397429fe
f261a0bd653c2742ba760b9b3246fd42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277988459511808